ESAD.CR - Mestrado em Artes Plásticas
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- Cadernos de artista: Floresta, Associação, Escola e outras coresPublication . Plamadeala, Daniela; Ferreira, Célia Cristina Correia; Morais, Teresa Margarida LuzioEste trabalho escrito reflete com mais clareza, ou precisão, ideias que fui desenvolvendo sobre a minha prática artística e de trabalho, e que estão patentes nos cadernos de artista que criei. Escolhi reunir um conjunto de trabalhos artísticos, em especial séries fotográficas que foram realizados entre 2014 e 2023. Também incluo desenhos e escrita no trabalho final de apresentação. O trabalho no geral tem uma componente vincada de improvisação. Posteriormente, resulta em elementos com caraterísticas não só poéticas, como em elementos mais “terra-a-terra". Da relação entre arte-e-vida foram nascendo objetos, ações e práticas que são repensadas e ‘autorizadas’ pela aproximação aos textos e prática de Allan Kaprow. A parte teórica tem sido um forte auxílio para a construção e organização do trabalho. É quando o texto me “processa”. O trabalho de organização de imagens e de apontamentos resulta na composição apresentada em três cadernos separados: o caderno Vermelho ou a Floresta, o caderno Azul ou a Associação e o caderno Amarelo ou a Escolinha.
- Interzone : experiências corpo a corpoPublication . Lopes, André Ribeiro; Baraona, Maria Isabel Gallis Pereira; Poeiras, Fernando Manuel PenitênciaEscolhi este título para o meu documento escrito uma vez que situa e caracteriza, na sua essência, o meu trabalho plástico, como um layer intermédio subjacente, fruto de duas áreas distintas, contudo inevitavelmente férteis. Neste caso, esta relação recíproca patente no título, interliga desporto e arte. A Interzone caracteriza a minha procura em torno de uma materialização artística; a origem da palavra tem lugar na obra do cineasta David Cronenberg, cujo filme Naked Lunch é inspirado no romance publicado em 1959 por William Burroughs. Aqui o acesso à Interzone, (uma zona imaginária e real) é favorecido através da falha, da queda ou do erro, como incentivo e inspiração para a prática artística. A escolha deste título para o meu texto é deste modo essencialmente baseada em volta do erro, queda e falha, ideias estas intrínsecas à experiência, que impregnam e definem a Interzone como um lugar produtivo de experimentação transversal ao meu trabalho. Este texto surge como uma tentativa de documentar a minha experiência da inter-relação entre arte e desporto, sendo que este último serve de inspiração produtiva para a minha prática artista. Este processo estabelece ainda uma lógica do encontro onde o resultado é o meu trabalho, equacionando 1+1=3.
- Maria is DeadPublication . Santos, Inês Cristina de Oliveira; Leitão, Catarina Pereira; Martins, Celso da CruzEsta dissertação insere-se na componente escrita do mestrado em Artes Plásticas e parte da hipótese que a arte é uma ferramenta de preservação da memória, numa reflexão sobre a minha prática artística desenvolvida nos últimos 3 anos. Partindo de uma observação pessoal, íntima e sincera, exponho determinados acontecimentos da minha vida, em especial o luto e como este marcou a minha trajetória artística. Numa articulação com outros artistas plásticos e pensadores que se dedicaram a este mesmo tema, pretendo fazer desta dissertação a tentativa de fixar um gesto que está ancorado a uma experiência pessoal. Assim, inscrevo o meu trabalho no binómio Arte/Vida em três capítulos, que acompanham cada fase do luto, respetivamente: Primeiro capítulo- Fase inicial de choque ou negação; Segundo capítulo- Fase de confronto; Terceiro capítulo- Aceitação.