ESECS - Comunicações em conferências e congressos internacionais
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESECS - Comunicações em conferências e congressos internacionais by Subject "1.º Ciclo do Ensino Básico"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- O desenvolvimento do currículo de Expressão e Educação Plástica no 1.º Ciclo do Ensino Básico: um estudo de casoPublication . Magueta, LúciaO presente artigo incide sobre o modo como se desencadeiam e vivenciam experiências e aprendizagens com a linguagem plástica ao nível do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Os resultados foram obtidos com a realização de um estudo de caso e vêm demonstrar que o currículo de Expressão e Educação Plástica (EEP) se pratica na conformidade com o que é prescrito, sobretudo ao nível do Programa do 1.º Ciclo do Ensino Básico, e que faz parte do quotidiano escolar. Apurou-se também que, no geral, as atividades, as estratégias de ensino / opções metodológicas, os materiais didáticos, a planificação e a avaliação, que integram as práticas da EEP estão em coerência com os princípios teóricos atuais relativamente à concretização do conceito de expressão plástica. No entanto, este estudo identificou aspetos que se podem traduzir na melhoria do currículo de EEP, colocando-o numa perspetiva de inovação e de compreensão da sociedade em evolução, proporcionando aos alunos uma maior amplitude de experiências no que se refere ao contacto com as artes e com o uso da linguagem plástica.
- As TIC na prática da expressão plástica no 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Magueta, LúciaO uso de computadores portáteis pessoais por alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico tem vindo a constituir-se como um desafio em relação à integração pedagógica das tecnologias de informação e comunicação (TIC). É, por isso, de extrema importância que se conheçam as novas abordagens ao currículo e as práticas em curso neste contexto. O presente artigo salienta algumas das potencialidades das TIC relativamente ao desenvolvimento da área de Expressão e Educação Plástica, através de dados recolhidos no contexto de uma turma do 1º Ciclo do Ensino Básico. A caracterização das experiências vivenciadas pelos alunos, do papel do professor e dos diferentes produtos obtidos são os eixos que estruturam a análise efectuada e ilustram formas de concretização da prática da expressão plástica utilizando as TIC.