ESTM - Livros
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESTM - Livros by Sustainable Development Goals (SDG) "04:Educação de Qualidade"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- TURLING - Jornadas de Línguas e Turismo 2025Publication . Pires, Ana; Chagas, Laura; Santos, Natália; Cabral, Paula; Cardoso, Paula; Eurico, SofiaEste volume reúne os contributos apresentados nas segundas Jornadas de Línguas e Turismo – TurLing 2025, organizadas pela Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar, do Politécnico de Leiria, e realizada em Peniche, no dia 16 de maio de 2025. Mantendo a linha orientadora da primeira edição, esta segunda conferência afirmou-se como um espaço de encontro, reflexão e debate em torno do papel das línguas estrangeiras no ensino superior e na formação de profissionais para o setor do turismo, num contexto cada vez mais digital, global e multicultural. A edição de 2025 voltou a privilegiar a partilha de investigação aplicada, experiências pedagógicas inovadoras e resultados de projetos desenvolvidos no seio das instituições de ensino superior portuguesas. Os dois painéis do programa científico reuniram docentes/investigadores que, a partir de diferentes abordagens e geografias institucionais, refletiram sobre a interseção entre línguas, ensino, tecnologia, turismo e práticas emergentes. No decorrer dos trabalhos, foram apresentadas propostas que visam o desenvolvimento de competências produtivas em línguas estrangeiras para fins específicos, nomeadamente as que consideram o potencial da exploração do património cultural digital, o recurso à aprendizagem por projeto e o papel do digital storytelling, entre outros. À semelhança da primeira edição, os trabalhos aqui reunidos foram submetidos a um processo de revisão entre pares, assegurando o rigor académico e a relevância científica. Este volume pretende, assim, ser simultaneamente um registo das comunicações apresentadas e um convite à continuidade do diálogo iniciado durante as Jornadas. Acreditamos que esta segunda edição de resumos reforça a importância de espaços de encontro como o TurLing, onde se cruzam práticas docentes, investigação e reflexão crítica sobre os desafios contemporâneos do ensino de línguas no contexto do turismo. Desejamos que as perspetivas aqui partilhadas possam inspirar novas abordagens pedagógicas, fomentar colaborações interinstitucionais e estimular investigações futuras num campo que continua a expandir-se e a renovar-se. Ao leitor, deixamos o convite para explorar estas contribuições e para se juntar a nós nesta viagem intelectual, onde as línguas e o turismo se encontram como forças motoras de conhecimento, inovação e construção de pontes culturais.
