Escola Superior de Educação e Ciências Sociais
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Browsing Escola Superior de Educação e Ciências Sociais by Sustainable Development Goals (SDG) "03:Saúde de Qualidade"
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- Comunicação acessível no Centro Hospitalar de Leiria:Elaboração do guia de acolhimento do Serviço de ImagiologiaPublication . Castanheira, Clara Isabel Antunes; Sousa, Célia Maria Adão de Oliveira Aguiar deO presente projeto de mestrado teve como objetivo a elaboração de um guia de acolhimento para o serviço de imagiologia do Centro Hospitalar de Leiria, com foco na importância da comunicação para a promoção da saúde. A comunicação, essencial na relação entre profissionais de saúde e utentes, é fundamental para garantir que as informações sejam transmitidas de forma clara e compreensível. Neste contexto, a comunicação acessível emerge como uma abordagem necessária, para atender às diversas necessidades dos utentes, respeitando as particularidades e garantindo que todos tenham acesso igualitário às informações. O guia de acolhimento foi concebido com este princípio em mente, sendo estruturado de maneira a facilitar a compreensão de todos, independentemente de sua formação, idade ou condição de saúde. A literacia em saúde é outro pilar deste projeto, uma vez que a capacidade dos indivíduos de interpretar, avaliar e utilizar informações sobre saúde é crucial para a tomada de decisões informadas. Ao fornecer um material acessível e de fácil entendimento, o guia visa capacitar os utentes, promovendo uma maior autonomia e participação no seu próprio cuidado. A avaliação do guia foi realizada por meio de uma sondagem aplicado na sala de espera do serviço de imagiologia. O presente estudo ressaltou a importância da acessibilidade e da literacia em saúde como ferramentas fundamentais para a promoção de um atendimento mais humano e eficaz, através do desenvolvimento do guia acessível em diferentes formatos: escrita fácil, texto aumentado, escrita pictográfica, áudio e língua gestual Portuguesa. A implementação de guias de acolhimento em outros serviços do hospital pode ampliar ainda mais estes benefícios.
- Desenvolvimento Motor: um desafio constante!Publication . Matos, RuiNeste livro procura mostrar-se como educadores em geral e pais em particular podem proporcionar condições adequadas, estimulantes e desafiadoras para que as crianças experimentem situações diversificadas, promotoras do seu desenvolvimento motor. É ainda dedicado um capítulo específico à importância dos irmãos para o referido desenvolvimento motor. Por fim, são apresentados exemplos de como os pais podem potenciar a brincadeira motora dos seus filhos e a atitude que poderão/deverão assumir aquando da interação com eles. Espera-se, assim, que esta publicação ajude educadores e pais a perceber que qualquer espaço, momento ou equipamento é potencialmente promotor de atividade motora e de desenvolvimento motor, assim estejam os adultos dispostos a abdicar dos seus receios, medos e preconceitos quanto aos riscos da prática de atividade motora pelos mais novos.
- Efeitos agudos da inclusão de exercícios isométricos na função neuromuscular, bem-estar e fadiga muscular durante o período de recuperação pós-jogo em jogadores de futebol: um estudo exploratórioPublication . Rodrigues, José Miguel Abrino; Gonçalves, Ricardo RebeloA inclusão de exercícios isométricos pode ser um modo de treino de força alternativo e viável no período de recuperação pós-jogo, mas é escassa a informação existente. Este estudo pretende analisar os efeitos agudos da inclusão de exercícios isométricos na função neuromuscular, no bem-estar e na mialgia durante o período de recuperação pós-jogo em jogadores de futebol semiprofissionais. Treze jogadores de uma equipa da Liga 3 (época 2023/24) foram analisados durante 2 jogos. Os critérios de inclusão previam a sua utilização em jogo durante, pelo menos, 45 minutos, resultando num total de 21 observações. Foi avaliado o bem-estar e a mialgia percecionada antes da sessão de treino J-1, no dia do jogo (J), e na sessão J+2, e a perceção subjetiva de esforço. O salto com contramovimento foi realizado no dia J-1 e J+2. Os jogadores foram aleatoriamente divididos pelo grupo de controlo (GC; n=10) e pelo grupo isométrico (GIso; n=11). O GC realizou um circuito de mobilidade seguido de corrida aeróbia de baixa intensidade, enquanto o GIso foi sujeito a um protocolo de 5 exercícios isométricos com recurso ao peso do próprio corpo: i) Lateral Wall Iso Push; ii) Copenhagen Plank; iii) Wall Hip Iso Hold; iv) Split Squat Iso Hold; v) Wall Ankle Iso Hold (3 x 30 segundos / 60 segundos). Os resultados mostram que o bem-estar foi maior no dia J, o que indica um estado ótimo dos jogadores para a competição, mas também uma maior carga devido à intensidade e às ações do jogo. As dores musculares observaram-se maioritariamente no dia J+2. Após a introdução dos exercícios isométricos no período de recuperação (J+2), os resultados mantiveram-se semelhantes entre o GC e o GIso. Foi observada uma correlação grande entre a PSEsessão e a altura do salto CMJ (r = 0.574; p = 0.083), e uma correlação moderada entre a carga de treino interna e a altura do salto CMJ (r = 0.394; p = 0.260) para o GC. Já para o GIso, as correlações variaram entre o trivial e pequena. A utilização de exercícios isométricos como um meio de gestão de cargas ao longo do microciclo pode ser uma estratégia a explorar por parte de treinadores e preparadores físicos, considerando os potenciais benefícios deste tipo de treino.
- Livro de Atas: 12.ª Conferência Internacional de Mediação Intercultural e Intervenção Social – “50 anos de 25 de Abril: Transições e Transformações”Publication . Manuel Neves Vieira, Ricardo; Carlos Marques, José; de Carvalho da Silva, Pedro; Vieira, Ana Maria; Margarido, Cristóvão; Duarte Santos, Rui Miguel; Magalhães, Fernando; Pocinho, Ricardo Filipe da Silva; Ferreira, PatríciaEste livro dá conta das principais intervenções proferidas na 12.a Conferência de Mediação Intercultural e Intervenção Social, subordinada ao tema “50 anos do 25 de abril: transições e transformações”, que teve lugar nos dias 05 e 06 de dezembro de 2024 na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS) do Instituto Politécnico de Leiria (IPLeiria), com organização conjunta do CICS.NOVA.IPLeiria, da ESECS, do Instituto Politécnico de Leiria e do mestrado em Mediação Intercultural e Intervenção Social e licenciaturas em Serviço Social e Educação Social.
- Segurança no Brincar: a necessária, não a maior possível! Guia para pais e cuidadores de crianças em geralPublication . Matos, RuiNeste livro centramo-nos na postura que pais podem (devem?) assumir no que ao denominado “brincar arriscado” (play) diz respeito. Espera-se que interesse a todos aqueles que, igualmente, assumem responsabilidades no cuidar de crianças. Falamos de medos, de conceções, de preconceitos, de impressões, de riscos, de perigos, enfim, daquilo que pode condicionar e ter impacte no momento de decidir intervir (ou não) naquela brincadeira, naquele desafio, naquela atividade. Espera-se que seja útil e que, para muitos, possa representar uma mudança efetiva na sua vida e, sobretudo, na dos seus filhos!
- Valorizar a diversidade: inclusão que une, tecnologia que transformaPublication . Mangas, Catarina; Sousa, Jenny; Mónico Lopes, SaraColetânea que reúne estudos e experiências sobre a importância da inclusão social e da tecnologia como ferramentas para a transformação educacional e social. Organizado por Catarina Mangas, Jenny Sousa e Sara Mónico Lopes, o livro apresenta um conjunto diversificado de pesquisas e práticas que abordam desde a inclusão de pessoas com deficiência no ensino e no mercado de trabalho, até o impacto das novas tecnologias na acessibilidade e na aprendizagem.