Escola Superior de Educação e Ciências Sociais
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Browsing Escola Superior de Educação e Ciências Sociais by Sustainable Development Goals (SDG) "03:Saúde de Qualidade"
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- A importância do projeto “Gerações em 2 Pautas” e a sua valorização no possível decréscimo da solidão dos idosos residentes nos laresPublication . Dias, Inês Santos; Milhano, Sandrina Diniz FernandesEste projeto incide sobre a problemática da solidão dos idosos institucionalizados em lares. Foca-se, especialmente, na compreensão dos contributos de programas de intervenção assentes no uso de estratégias promotoras de experiências artísticas e culturais na redução da solidão nesta população. Assim, tendo em conta a natureza do projeto “Gerações em 2 Pautas”, procurou-se compreender os seus contributos na redução da solidão dos idosos residentes nos lares, nomeadamente institucionalizados do Centro Social Paroquial da Caranguejeira, Lar São Cristóvão e do Centro Paroquial de Santa Catarina da Serra. Através da análise do projeto, de pesquisa documental, do resultado da análise de entrevistas semiestruturadas individuais e em pequenos grupos junto dos agentes envolvidos nas instituições participantes , traçam-se os âmbitos de ação do projeto “Gerações em 2 Pautas”; procura-se perceber como foi percecionado pelos seus participantes, compreender a importância do recurso a estratégias do domínio das artes e da cultura na diminuição da solidão nos idosos institucionalizados, entender a importância desses processos de partilha de experiências e vivências de aprendizagem entre diferentes gerações. Na perspetiva dos entrevistados, este projeto contribuiu para a redução da diminuição dos idosos institucionalizados através das oportunidades proporcionadas para a sua valorização enquanto ser individual e coletivo. Os resultados sugerem, ainda, o contributo destas vivências artísticas e culturais para a sensação de maior inclusão dos idosos institucionalizados na sociedade, maior respeito e valorização das suas vozes, que ficaram mais ativas através das partilhas das suas histórias e vivências. Assim, as experiências artísticas e culturais proporcionadas pelo projeto desempenharam um papel performativo, mediador, inclusivo, capaz de esbater barreiras sociais, (re)criando, deste modo, laços e novas experiências através de aprendizagens, partilhas e dinâmicas criativas.
- A mediação na reabilitação de pessoas com comportamentos aditivos e dependênciasPublication . Gonçalves, Diana Margarida Correia; Vieira, Ricardo Manuel das NevesA presente dissertação de mestrado em Mediação Intercultural e Intervenção social trabalha sobre o tema da mediação na reabilitação de pessoas com comportamentos aditivos e dependências, pelo que começa por fazer uma revisão da literatura sobre os paradigm as de intervenção social neste âmbito. A problemática científica em estudo permite investigar os dois modelos de intervenção apontados, um modelo mais paliativo e resolutivo e um modelo mais mediador e empoderador. Sublinha-se, essencialmente, a dimensão resolutiva do paradigma biomédico versus a intervenção socioeducativa assente na pedagogia social e na mediação intercultural, que implica uma reconstrução do projeto identitário dos sujeitos com comportamentos aditivos e dependências (Vieira, 2014). Considerando a complexidade inerente ao objeto de estudo, paradigmaticamente foi utilizado o paradigma hermenêutico e interpretativo (Faria & Vieira, 2016; Guerra, 2006) que privilegia o estudo dos sujeitos no seu contexto natural (Vieira, Marques, Silva et al., 2016), procurando compreender o ponto de vista dos sujeitos. A investigação baseou-se em estudos de caso e na observação direta e participante junto e com as equipas de rua da associação Inpulsar, na cidade de Leiria. Metodologicamente, utilizou-se a entrevista semiestruturada de alcance biográfico, assente na ideia da etnobiografia (Vieira, 2014; Faria & Vieira, 2016) ou em . Entrevistaram-se, em profundidade, dois mediadores de pares, Jorge Cardinali e Paulo Seixas. Estas entrevistas foram fundamentais para compreender o trabalho dos mediadores de pares no contexto de intervenção social com pessoas com comportamentos aditivos e dependências e o modelo de intervenção mais utilizado neste âmbito, se um modelo baseado mais paliativo e biomédico, se um modelo maiscapacitador e dialógico. As conclusões apontam no sentido de que, sem o envolvimento dos utentes, é muito difícil a transformação e a reconstrução de um novo projeto de vida sem dependências.
- Análise dos níveis de aptidão física em função da idade, sexo e índice de massa corporal dos idosos residentes na comunidade de LeiriaPublication . Silva, Pedro Nuno Barbosa Ruas da; Rodrigues, Filipe Fernandes; Salvador, Rogério Paulo JoaquimO presente estudo teve como objetivo a caracterização da aptidão física da população envelhecida da região de Leiria, analisando as diferenças em função do sexo, da idade e do índice de massa corporal. Este estudo conta com uma amostra de 607 idosos residentes na comunidade (sexo feminino = 443; sexo masculino = 164) com idades compreendidas entre 60 anos e 79 anos (M = 69,24; DP = 5,12). Os participantes apresentavam uma massa corporal a variar entre os 45kg e os 122kg (M = 71,78; DP = 12,35) e uma altura a variar entre os 1,30m e os 1,89m (M = 1,59; DP = 0,07). A nível de faixa etária, 323 participantes tinham idades compreendidas entre os 60 e os 69 anos e 284 tinham idades compreendidas entre os 70 e os 79 anos. Foi usado o teste t para amostras independentes para analisar possíveis diferenças em função do sexo e da faixa etária. Para comparação de grupos em função do índice de massa corporal, recorreu-se à análise de variância unidirecional. Para determinação de diferenças significativas, o valor do teste deveria apresentar um valor de p < 0,05. As análises foram seguidas por testes post-hoc ajustados com o método de Bonferroni para analisar comparações entre grupos. Os resultados indicaram que o sexo feminino apresentou níveis significativamente superiores de flexibilidade dos membros superiores e inferiores, enquanto não se verificaram diferenças estatisticamente significativas nas restantes variáveis de aptidão física ou composição corporal. Adicionalmente, observou-se que indivíduos com normopeso apresentaram consistentemente melhores níveis de aptidão física do que aqueles com excesso de peso ou obesidade mórbida, e que, curiosamente, o grupo etário dos 70-79 anos demonstrou uma aptidão cardiorrespiratória superior ao grupo dos 60-69 anos, apesar de apresentar menor flexibilidade. Tendo em conta os presentes resultados, é fundamental implementar sistemas de monitorização contínua que permitam acompanhar tendências associadas ao envelhecimento, como a aptidão funcional.
- Are Young Swimmers Short and Middle Distances Energy Cost Sex-Specific?Publication . Massini, Danilo A.; Almeida, Tiago A. F.; Vasconcelos, Camila M. T.; Macedo, Anderson G.; Espada, Mário A. C.; Reis, Joana F.; Alves, Francisco J. B.; Fernandes, Ricardo J. P.; Filho, Dalton M. PessôaThis study assessed the energy cost in swimming (C) during short and middle distances to analyze the sex-specific responses of C during supramaximal velocity and whether body composition account to the expected differences. Twenty-six swimmers (13 men and 13 women: 16.7 ± 1.9 vs. 15.5 ± 2.8 years old and 70.8 ± 10.6 vs. 55.9 ± 7.0 kg of weight) performed maximal front crawl swimming trials in 50, 100, and 200 m. The oxygen uptake ((Formula presented.) O2) was analyzed along with the tests (and post-exercise) through a portable gas analyser connected to a respiratory snorkel. Blood samples were collected before and after exercise (at the 1st, 3rd, 5th, and 7th min) to determine blood lactate concentration [La–]. The lean mass of the trunk (LMTrunk), upper limb (LMUL), and lower limb (LMLL) was assessed using dual X-ray energy absorptiometry. Anaerobic energy demand was calculated from the phosphagen and glycolytic components, with the first corresponding to the fast component of the (Formula presented.) O2 bi-exponential recovery phase and the second from the 2.72 ml × kg–1 equivalent for each 1.0 mmol × L–1 [La–] variation above the baseline value. The aerobic demand was obtained from the integral value of the (Formula presented.) O2 vs. swimming time curve. The C was estimated by the rate between total energy releasing (in Joules) and swimming velocity. The sex effect on C for each swimming trial was verified by the two-way ANOVA (Bonferroni post hoc test) and the relationships between LMTrunk, LMUL, and LMLL to C were tested by Pearson coefficient. The C was higher for men than women in 50 (1.8 ± 0.3 vs. 1.3 ± 0.3 kJ × m–1), 100 (1.4 ± 0.1 vs. 1.0 ± 0.2 kJ × m–1), and 200 m (1.0 ± 0.2 vs. 0.8 ± 0.1 kJ × m–1) with p < 0.01 for all comparisons. In addition, C differed between distances for each sex (p < 0.01). The regional LMTrunk (26.5 ± 3.6 vs. 20.1 ± 2.6 kg), LMUL (6.8 ± 1.0 vs. 4.3 ± 0.8 kg), and LMLL (20.4 ± 2.6 vs. 13.6 ± 2.5 kg) for men vs. women were significantly correlated to C in 50 (R2adj = 0.73), 100 (R2adj = 0.61), and 200 m (R2adj = 0.60, p < 0.01). Therefore, the increase in C with distance is higher for men than women and is determined by the lean mass in trunk and upper and lower limbs independent of the differences in body composition between sexes.
- Artificial Intelligence in Teacher Education: Exploring Pre-Service Teachers’ Perspectives Through Creative Music Projects for Professional LearningPublication . Milhano, SandrinaThis study explores the integration of generative artificial intelligence (AI) into the initial training of pre-service teachers through creative music projects. As AI becomes increasingly embedded in educational practice, teacher education must address its pedagogical potential and limitations. Grounded in qualitative, interpretive, and exploratory methods, the research examines how pre-service teachers engage with AI-supported music creation by comparing experiences with and without the use of generative AI tools, using individual reflections and group e-portfolios for triangulation. Thematic analysis of individual reflections and group e-portfolios identified key opportunities and challenges associated with AI integration. Findings suggest that generative AI can broaden access to creative engagement by enhancing inclusivity, encouraging experimentation, and expanding musical expression. However, tensions also emerged concerning authorship, learner autonomy, and dependence on algorithmic output. The comparative structure of the learning experience enabled participants to reflect critically on the pedagogical implications of AI use. While non-AI processes demanded greater technical skill, they were associated with deeper collaboration, creative decision-making, and artistic ownership. This study contributes to current discussions on digital pedagogy and teacher education by highlighting the need for ethically informed, critically guided AI practice in creative disciplines. It emphasizes the importance of interdisciplinary, reflective practice in developing teacher agency, digital competence, and inclusive pedagogical approaches within higher education.
- ATLÉTICO CLUBE MARINHENSEPublication . Ferreira, Rocio Major; Salvador, Rogério Paulo JoaquimO presente relatório descreve a experiência de estágio curricular realizada no Atlético Clube Marinhense, no âmbito do Mestrado em Prescrição de Exercício e Promoção da Saúde do Instituto Politécnico de Leiria, com o principal objetivo em aplicar conhecimentos teóricos em contexto real, com foco na reabilitação funcional de atletas e na otimização da performance física em jovens atletas. Durante o estágio, a intervenção dividiu-se entre duas áreas complementares: (1) reabilitação de atletas lesionados, em colaboração com fisioterapeutas e massagistas do clube, através da prescrição de exercícios individualizados e progressivos; e (2) a preparação física, com planeamento e monitorização de programas de treino ajustados às exigências da modalidade, respetiva idade e nível competitivo. A atuação incidiu sobre escalões de formação, iniciados a juniores, com enfoque no controlo da carga e na adaptação do treino às necessidades do atleta, seguindo os princípios de periodização e prevenção de lesões. A aplicação de instrumentos de avaliação como PSDQ, IMI, SEES e PSE permitiu aferir perceções subjetivas dos atletas e ajuste dos planos de treino de forma mais eficaz, desta forma, evidenciou-se a importância de uma abordagem integrada, multidisciplinar e centrada nos atletas de maneira a maximizar a recuperação e o desempenho. Em conclusão, o estágio foi determinante para o desenvolvimento de competências técnicas, científicas e relacionais, reforçando a ligação entre a teoria e a prática, realçando a relevância da prescrição de exercício como ferramenta essencial na promoção da saúde e na melhoria da performance física num contexto do futebol de formação.
- Basic psychological needs and subjective well-being in Portuguese older peoplePublication . Couto, Nuno; Antunes, Raul; Monteiro, Diogo; Moutão, João; Marinho, Daniel A.; Cid, LuísThe aim of this study is the validation of the Portuguese version of the Basic Need Satisfaction General Scale (BNSG-S) in a sample of Portuguese elderly, and analyze through a structural equations model the effect of the Portuguese elderly individuals’ global perception about the satisfaction of basic psychological needs on subjective well-being. Two samples of Portuguese elderly people aged between 60 and 90 years old were considered in this study. Results revealed that they Model 3 of the BNSG-S (three factors, 11 items) adjusted to the data a (Χ2 = 103.16, df = 41, SRMR =. 05, TLI =. 90, CFI =. 93, RMSEA =. 07, 90% CI =. 05-.08). Additionally, structural model analysis, showed a positive and significant effect between satisfaction of basic psychological needs and subjective well-being. In sum we concluded that the Portuguese version of the BNSG-S can be used as a means to evaluate the satisfaction of the basic psychological needs of the older population and, their satisfaction, has a positive effect on subjective well-being in the Portuguese older population.
- Be The Change – Centro de Treino e Reabilitação FísicaPublication . Sousa, Alice Margarida Godinho de; Salvador, Rogério Paulo JoaquimO presente relatório de estágio descreve todo o trabalho desenvolvido durante o estágio curricular na entidade acolhedora Be The Change, no âmbito do plano curricular do Mestrado em Prescrição do Exercício e Promoção da Saúde. Este documento serve de suporte a todas as atividades realizadas ao longo de 588 horas de estágio, que decorreu de outubro de 2024 a maio de 2025, em contexto clínico. Este relatório está estruturado em três partes principias: a caracterização da entidade acolhedora, a definição de objetivos e planeamento de estágio, e, por fim, a análise de três casos de estudo reais, cada um com diferentes patologias e necessidades. Nesta perspetiva, constituiu uma etapa fundamental no processo de consolidação e aplicação dos conhecimentos adquiridos ao longo da formação académica, inserido num contexto profissional orientado para o exercício físico, saúde e bem-estar. Permitiu o contacto com diferentes perfis de utentes, desde jovens, até populações seniores ou em processo de reabilitação. Esta diversidade proporcionou uma compreensão mais ampla das necessidades individuais.
- Benefícios de um programa de atividade física em mulheres idosas que frequentem os centros de convívio de Óbidos: uma comparação entre sala de grupo e sala SnoezelenPublication . Beijinha, Maria João Vinagre; Jacinto, Miguel Ângelo Susano; Antunes, Raúl de Sousa NogueiraIntrodução: O envelhecimento populacional em Portugal aumenta a necessidade de intervenções eficazes para preservar a funcionalidade e qualidade de vida dos idosos. A Prática de atividade física multicomponente, surge como uma estratégia eficaz para contrariar os efeitos do envelhecimento. A introdução de ambientes multissensoriais, poderá potenciar estes benefícios, promovendo não só ganhos físicos, mas também psicológicos e sociais Objetivo: Analisar e comparar os efeitos de um programa de atividade física multicomponente, em mulheres idosas realizado em diferentes contextos e ainda observar a perceção de qualidade de vida e de satisfação com a vida das participantes. Métodos: Estudo quase-experimental com 27 participantes (78,96±7,87 anos), os quais foram divididos em grupo Snoezelen, grupo sala de exercício e grupo controlo. Durante 12 semanas, os grupos realizaram uma sessão semanal de treino (45–60 min) estruturado segundo os princípios FITT-VP. Avaliaram-se composição corporal, aptidão física, qualidade de vida e satisfação com a vida, antes e após intervenção. Resultados: O grupo Snoezelen apresentou melhorias significativas na massa gorda (p=0,002), força muscular (p<0,05) e qualidade de vida (p=0,003), com efeitos superiores ao grupo de exercício tradicional e ao controlo. O grupo sala de exercício também evidenciou progressos, embora de menor magnitude, enquanto o Grupo Controlo não apresentou alterações relevantes. Conclusão: O treino multicomponente em ambiente Snoezelen pode potenciar benefícios adicionais para idosos em centros de convívio, melhorando parâmetros físicos e perceção de qualidade de vida, Reforçando a pertinência desta abordagem como estratégia inovadora de promoção do envelhecimento ativo.
- Comunicação acessível no Centro Hospitalar de Leiria:Elaboração do guia de acolhimento do Serviço de ImagiologiaPublication . Castanheira, Clara Isabel Antunes; Sousa, Célia Maria Adão de Oliveira Aguiar deO presente projeto de mestrado teve como objetivo a elaboração de um guia de acolhimento para o serviço de imagiologia do Centro Hospitalar de Leiria, com foco na importância da comunicação para a promoção da saúde. A comunicação, essencial na relação entre profissionais de saúde e utentes, é fundamental para garantir que as informações sejam transmitidas de forma clara e compreensível. Neste contexto, a comunicação acessível emerge como uma abordagem necessária, para atender às diversas necessidades dos utentes, respeitando as particularidades e garantindo que todos tenham acesso igualitário às informações. O guia de acolhimento foi concebido com este princípio em mente, sendo estruturado de maneira a facilitar a compreensão de todos, independentemente de sua formação, idade ou condição de saúde. A literacia em saúde é outro pilar deste projeto, uma vez que a capacidade dos indivíduos de interpretar, avaliar e utilizar informações sobre saúde é crucial para a tomada de decisões informadas. Ao fornecer um material acessível e de fácil entendimento, o guia visa capacitar os utentes, promovendo uma maior autonomia e participação no seu próprio cuidado. A avaliação do guia foi realizada por meio de uma sondagem aplicado na sala de espera do serviço de imagiologia. O presente estudo ressaltou a importância da acessibilidade e da literacia em saúde como ferramentas fundamentais para a promoção de um atendimento mais humano e eficaz, através do desenvolvimento do guia acessível em diferentes formatos: escrita fácil, texto aumentado, escrita pictográfica, áudio e língua gestual Portuguesa. A implementação de guias de acolhimento em outros serviços do hospital pode ampliar ainda mais estes benefícios.
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