Escola Superior de Educação e Ciências Sociais
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Browsing Escola Superior de Educação e Ciências Sociais by Sustainable Development Goals (SDG) "03:Saúde de Qualidade"
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- A importância do projeto “Gerações em 2 Pautas” e a sua valorização no possível decréscimo da solidão dos idosos residentes nos laresPublication . Dias, Inês Santos; Milhano, Sandrina Diniz FernandesEste projeto incide sobre a problemática da solidão dos idosos institucionalizados em lares. Foca-se, especialmente, na compreensão dos contributos de programas de intervenção assentes no uso de estratégias promotoras de experiências artísticas e culturais na redução da solidão nesta população. Assim, tendo em conta a natureza do projeto “Gerações em 2 Pautas”, procurou-se compreender os seus contributos na redução da solidão dos idosos residentes nos lares, nomeadamente institucionalizados do Centro Social Paroquial da Caranguejeira, Lar São Cristóvão e do Centro Paroquial de Santa Catarina da Serra. Através da análise do projeto, de pesquisa documental, do resultado da análise de entrevistas semiestruturadas individuais e em pequenos grupos junto dos agentes envolvidos nas instituições participantes , traçam-se os âmbitos de ação do projeto “Gerações em 2 Pautas”; procura-se perceber como foi percecionado pelos seus participantes, compreender a importância do recurso a estratégias do domínio das artes e da cultura na diminuição da solidão nos idosos institucionalizados, entender a importância desses processos de partilha de experiências e vivências de aprendizagem entre diferentes gerações. Na perspetiva dos entrevistados, este projeto contribuiu para a redução da diminuição dos idosos institucionalizados através das oportunidades proporcionadas para a sua valorização enquanto ser individual e coletivo. Os resultados sugerem, ainda, o contributo destas vivências artísticas e culturais para a sensação de maior inclusão dos idosos institucionalizados na sociedade, maior respeito e valorização das suas vozes, que ficaram mais ativas através das partilhas das suas histórias e vivências. Assim, as experiências artísticas e culturais proporcionadas pelo projeto desempenharam um papel performativo, mediador, inclusivo, capaz de esbater barreiras sociais, (re)criando, deste modo, laços e novas experiências através de aprendizagens, partilhas e dinâmicas criativas.
- Comunicação acessível no Centro Hospitalar de Leiria:Elaboração do guia de acolhimento do Serviço de ImagiologiaPublication . Castanheira, Clara Isabel Antunes; Sousa, Célia Maria Adão de Oliveira Aguiar deO presente projeto de mestrado teve como objetivo a elaboração de um guia de acolhimento para o serviço de imagiologia do Centro Hospitalar de Leiria, com foco na importância da comunicação para a promoção da saúde. A comunicação, essencial na relação entre profissionais de saúde e utentes, é fundamental para garantir que as informações sejam transmitidas de forma clara e compreensível. Neste contexto, a comunicação acessível emerge como uma abordagem necessária, para atender às diversas necessidades dos utentes, respeitando as particularidades e garantindo que todos tenham acesso igualitário às informações. O guia de acolhimento foi concebido com este princípio em mente, sendo estruturado de maneira a facilitar a compreensão de todos, independentemente de sua formação, idade ou condição de saúde. A literacia em saúde é outro pilar deste projeto, uma vez que a capacidade dos indivíduos de interpretar, avaliar e utilizar informações sobre saúde é crucial para a tomada de decisões informadas. Ao fornecer um material acessível e de fácil entendimento, o guia visa capacitar os utentes, promovendo uma maior autonomia e participação no seu próprio cuidado. A avaliação do guia foi realizada por meio de uma sondagem aplicado na sala de espera do serviço de imagiologia. O presente estudo ressaltou a importância da acessibilidade e da literacia em saúde como ferramentas fundamentais para a promoção de um atendimento mais humano e eficaz, através do desenvolvimento do guia acessível em diferentes formatos: escrita fácil, texto aumentado, escrita pictográfica, áudio e língua gestual Portuguesa. A implementação de guias de acolhimento em outros serviços do hospital pode ampliar ainda mais estes benefícios.
- Conceptual Framework for the Research on Quality of LifePublication . Rodrigues, José; Borrego, Carla Chicau; Ruivo, Paula; Sobreiro, Pedro; Catela, David; Amendoeira, José; Matos, RuiThe article presents the reference framework for multidisciplinary research at the Life Quality Research Centre (LQRC). The research paradigm about the citizens' quality of life in society imposes a multifaceted and complex analysis. At the LQRC we address this as thematically divided into six scientific areas: education and training; physical activity and healthy lifestyles; food production and technology on food behaviors; organizational dynamics; motor behavior; and individual and community health. These areas are clearly related to the concept of quality of life. They fit the goals and dynamics of the research center. In each section, the authors develop the themes of research projects and the challenges that characterize research in the area of quality of life. It is clear that there is an agreement and understanding that ensures that quality of life research is on the agenda of the world organizations related to scientific research and human development. This is a real challenge for scientific research centers, since multidisciplinary paradigms are the foundation of our collective organization, and the evolution of research on quality of life could fulfil current needs and lead to the improvement of citizen lives.
- Desenvolvimento Motor: um desafio constante!Publication . Matos, RuiNeste livro procura mostrar-se como educadores em geral e pais em particular podem proporcionar condições adequadas, estimulantes e desafiadoras para que as crianças experimentem situações diversificadas, promotoras do seu desenvolvimento motor. É ainda dedicado um capítulo específico à importância dos irmãos para o referido desenvolvimento motor. Por fim, são apresentados exemplos de como os pais podem potenciar a brincadeira motora dos seus filhos e a atitude que poderão/deverão assumir aquando da interação com eles. Espera-se, assim, que esta publicação ajude educadores e pais a perceber que qualquer espaço, momento ou equipamento é potencialmente promotor de atividade motora e de desenvolvimento motor, assim estejam os adultos dispostos a abdicar dos seus receios, medos e preconceitos quanto aos riscos da prática de atividade motora pelos mais novos.
- Efeitos agudos da inclusão de exercícios isométricos na função neuromuscular, bem-estar e fadiga muscular durante o período de recuperação pós-jogo em jogadores de futebol: um estudo exploratórioPublication . Rodrigues, José Miguel Abrino; Gonçalves, Ricardo RebeloA inclusão de exercícios isométricos pode ser um modo de treino de força alternativo e viável no período de recuperação pós-jogo, mas é escassa a informação existente. Este estudo pretende analisar os efeitos agudos da inclusão de exercícios isométricos na função neuromuscular, no bem-estar e na mialgia durante o período de recuperação pós-jogo em jogadores de futebol semiprofissionais. Treze jogadores de uma equipa da Liga 3 (época 2023/24) foram analisados durante 2 jogos. Os critérios de inclusão previam a sua utilização em jogo durante, pelo menos, 45 minutos, resultando num total de 21 observações. Foi avaliado o bem-estar e a mialgia percecionada antes da sessão de treino J-1, no dia do jogo (J), e na sessão J+2, e a perceção subjetiva de esforço. O salto com contramovimento foi realizado no dia J-1 e J+2. Os jogadores foram aleatoriamente divididos pelo grupo de controlo (GC; n=10) e pelo grupo isométrico (GIso; n=11). O GC realizou um circuito de mobilidade seguido de corrida aeróbia de baixa intensidade, enquanto o GIso foi sujeito a um protocolo de 5 exercícios isométricos com recurso ao peso do próprio corpo: i) Lateral Wall Iso Push; ii) Copenhagen Plank; iii) Wall Hip Iso Hold; iv) Split Squat Iso Hold; v) Wall Ankle Iso Hold (3 x 30 segundos / 60 segundos). Os resultados mostram que o bem-estar foi maior no dia J, o que indica um estado ótimo dos jogadores para a competição, mas também uma maior carga devido à intensidade e às ações do jogo. As dores musculares observaram-se maioritariamente no dia J+2. Após a introdução dos exercícios isométricos no período de recuperação (J+2), os resultados mantiveram-se semelhantes entre o GC e o GIso. Foi observada uma correlação grande entre a PSEsessão e a altura do salto CMJ (r = 0.574; p = 0.083), e uma correlação moderada entre a carga de treino interna e a altura do salto CMJ (r = 0.394; p = 0.260) para o GC. Já para o GIso, as correlações variaram entre o trivial e pequena. A utilização de exercícios isométricos como um meio de gestão de cargas ao longo do microciclo pode ser uma estratégia a explorar por parte de treinadores e preparadores físicos, considerando os potenciais benefícios deste tipo de treino.
- Estimation of an Elite Road Cyclist Performance in Different Positions Based on Numerical Simulations and Analytical ProceduresPublication . Forte, Pedro; Marinho, Daniel A.; Barbosa, Tiago M.; Morouço, Pedro; Morais, Jorge E.The aim of this study was to use numerical simulations and analytical procedures to compare a cyclist's performance in three different cycling positions. An elite level road cyclist competing at a national level was recruited for this research. The bicycle was 7 kg and the cyclist 55 kg. A 3D scan was taken of the subject on the competition bicycle, wearing race gear and helmet in the upright position, in the handlebar drops (dropped position) and leaning on the elbows (elbows position). Numerical simulations by computer fluid dynamics in Fluent CFD code assessed the coefficient of drag at 11.11 m/s. Following that, a set of assumptions were employed to assess cycling performance from 1 to 22 m/s. Drag values ranged between 0.16 and 99.51 N across the different speeds and positions. The cyclist mechanical power in the elbows position differed from the upright position between 0 and 23% and from the dropped position from 0 to 21%. The cyclist's energy cost in the upright position differed 2 to 16% in comparison to the elbows position and the elbows position had less 2 to 14% energy cost in comparison to the dropped position. The estimated time of arrival was computed for a 220,000 m distance and it varied between 7,715.03 s (2 h:8 min:24 s) and 220,000 s (61 h:6 min:40 s) across the different speeds and positions. In the elbows position, is expected that a cyclist may improve the winning time up to 23% in comparison to he upright and dropped position across the studied speeds.
- Livro de Atas: 12.ª Conferência Internacional de Mediação Intercultural e Intervenção Social – “50 anos de 25 de Abril: Transições e Transformações”Publication . Manuel Neves Vieira, Ricardo; Carlos Marques, José; de Carvalho da Silva, Pedro; Vieira, Ana Maria; Margarido, Cristóvão; Duarte Santos, Rui Miguel; Magalhães, Fernando; Pocinho, Ricardo Filipe da Silva; Ferreira, PatríciaEste livro dá conta das principais intervenções proferidas na 12.a Conferência de Mediação Intercultural e Intervenção Social, subordinada ao tema “50 anos do 25 de abril: transições e transformações”, que teve lugar nos dias 05 e 06 de dezembro de 2024 na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS) do Instituto Politécnico de Leiria (IPLeiria), com organização conjunta do CICS.NOVA.IPLeiria, da ESECS, do Instituto Politécnico de Leiria e do mestrado em Mediação Intercultural e Intervenção Social e licenciaturas em Serviço Social e Educação Social.
- The relationship between coaches’ interpersonal behaviors, basic psychological needs, behavioral regulation, and intentions towards sport persistencePublication . Monteiro, Diogo; Teixeira, Diogo S.; Morales-Sanchéz, Veronica; Chica-Merino, Encarnación; Matos, Rui; Amaro, Nuno; Antunes, Raul; Jacinto, MiguelThis study investigates the relationships between coaches’ need-supportive and need-thwarting behaviors, satisfaction of basic psychological needs, motivation, intentions to continue, and athletes sport persistence. A total of 518 athletes (212 male, 306 female), 18 to 32 years (M = 23.18, SD = 4.19), participated in the study, with participants from football (n = 179), basketball (n = 166), and swimming (n = 173). A structural equation model and a mediation model were performed to understand the associations between motivational factors based on self-determination theory and a 2-year sport persistence assessment. Intentions to continue sport practice accounted for 12% of the variance related to sport persistence in the structural equation model. The mediation model did not reveal any direct effects for need-supportive or need-thwarting behaviors towards sport persistence. However, significant indirect paths were identified in the bright side of the model. Total indirect effect of the need-supportive behaviors in the model was β = .14 (CI95% = .26, .37) while for need-thwarting behaviors was β = −.05 (CI95% = −.11, −.01) towards sport persistence, indicating a positive mediation process. Coaches by being perceived as need-supportive may increase athletes’ intention to continue participating in sport, and consequently sport persistence.
- Relationship Between Mental Health and the Education Level in Elderly People: Mediation of Leisure AttitudePublication . Belo, Pedro; Navarro-Pardo, Esperanza; Pocinho, Ricardo; Carrana, Pedro; Margarido, CristóvãoPurpose: The present study intends to explore the influence of education on the mental health of retired people and the mediating role of a leisure attitude in this relationship. Design/Methodology: The sample was simple random, and a confidentiality agreement was established. The sample was composed of 403 Portuguese participants (37.2% male; 62.8% female). The participants completed the MHI and the LAS. Findings: The hypothesized mediation model showed that a leisure attitude mediated the association between education and well-being. In addition, higher levels of distress were found in participants with higher levels of education. Scientific Contribution: Our results suggest that old-aged people with high education and a more positive leisure attitude have a better psychological adjustment concerning well-being. Also, a higher level of education can lead to a better perception of aging changes (physical, life, profession).
- Segurança no Brincar: a necessária, não a maior possível! Guia para pais e cuidadores de crianças em geralPublication . Matos, RuiNeste livro centramo-nos na postura que pais podem (devem?) assumir no que ao denominado “brincar arriscado” (play) diz respeito. Espera-se que interesse a todos aqueles que, igualmente, assumem responsabilidades no cuidar de crianças. Falamos de medos, de conceções, de preconceitos, de impressões, de riscos, de perigos, enfim, daquilo que pode condicionar e ter impacte no momento de decidir intervir (ou não) naquela brincadeira, naquele desafio, naquela atividade. Espera-se que seja útil e que, para muitos, possa representar uma mudança efetiva na sua vida e, sobretudo, na dos seus filhos!