Mestrados da ESECS
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Browsing Mestrados da ESECS by Sustainable Development Goals (SDG) "01:Erradicar a Pobreza"
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- O PERFIL DO PROFESSOR DO 1.º CICLO DO ENSINO BÁSICO NA GUINÉ-BISSAU: Contributos de um ProjetoPublication . Silva, Maria de Fátima Gama da; Barreto, Maria Antónia Belchior FerreiraO 1.º ciclo do ensino básico é o alicerce do percurso escolar de todos os alunos, qualquer que seja o país. Nesse nível de ensino, que normalmente funciona em monodocência, o professor assume um papel determinante nas aprendizagens das crianças. O perfil do professor é estabelecido por legislação específica, mas o perfil real nem sempre corresponde ao perfil decretado. Quando o sistema educativo tem de fazer face a uma enorme falta de professores, o perfil real destes, tende a afastar-se ainda mais do perfil decretado. A Guiné-Bissau é um país em construção, com cinco décadas de independência, em que o sistema educativo tenta dar resposta à crescente procura, embora com grandes insuficiências. O governo e os parceiros internacionais têm investido na formação dos professores: há uma maior oferta de cursos de formação inicial de professores e há diversos programas de formação em serviço a decorrer. A ONG Effective Intervention desenvolveu um projeto no Sul do país em que proporcionou a escolaridade básica do 1.º ciclo a várias centenas de crianças em dezenas de aldeias. Para tal, recrutou e formou professores e supervisores; preparou materiais didáticos para professores e alunos; trabalhou em articulação com as comunidades locais e com as autoridades da Educação. No final, as crianças obtiveram excelentes resultados. Quisemos ir conhecer de perto este projeto e optámos por orientar a nossa investigação de mestrado no sentido de aprofundar as razões do sucesso alcançado. Apercebemo-nos, desde logo, que havia grandes diferenças na atuação dos professores do projeto comparativamente aos professores das outras escolas em geral. Assim, dirigimos a nossa pesquisa para o perfil dos professores que trabalharam no projeto. Tendo definido o objetivo geral – Analisar as características do perfil do professor adquiridas ou desenvolvidas no decurso do projeto ROPE1 – delineámos uma investigação qualitativa descritiva. O trabalho de campo foi realizado na Guiné-Bissau, após o término do projeto em estudo, como uma análise retrospetiva. A recolha de dados foi efetuada por meio de entrevistas em profundidade e para o seu tratamento utilizou-se a técnica de análise de conteúdo. O percurso de investigação feito levou-nos a concluir que, associado a outros fatores, o investimento na formação dos professores foi determinante para os excelentes resultados dos alunos. A formação dos professores é, pois, essencial para o bom desempenho da sua profissão e para a aprendizagem das crianças.
- Práticas e Vivências dos migrantes na Integração em Portugal - Um olhar sobre…Publication . Francisco, Luís Filipe Vilhena Valério; Marques, José Carlos LaranjoCompreender o contexto do acolhimento de migrantes em Portugal é essencial para compreender a complexidade e os desafios que este grupo específico de indivíduos enfrentam, na procura de uma nova vida no nosso país. Portugal, como muitas outros países, tem verificado um aumento significativo do fluxo migratório nas últimas décadas, tornando-se essencial analisar os processos de integração, para melhor interpretar as diferentes realidades desse fenómeno. A diversidade cultural é talvez o maior desafio, exigindo uma resposta multifacetada, com vertentes sociais e objetivos pedagógicos, com vista à inclusão, através da pluralidade e da tolerância. Este trabalho tenta compreender melhor este fenómeno e encontrar algumas respostas e perspetivas futuras. Os resultados obtidos demostram um crescente investimento e uma melhor adaptação às dinâmicas migratórias e às consequências sociais que dai resultam. Ainda assim, persistem desafios estruturais, nomeadamente a necessária melhoria da articulação dos diversos organismos, assim como a formação especifica em mediação intercultural. Neste sentido, torna-se necessário garantir que as respostas institucionais sejam mais céleres, flexíveis e adaptadas à nova realidade. É essencial ter a capacidade para interpretar de forma justa e completa as múltiplas dimensões deste fenómeno, em linha com os princípios da coesão social e do respeito pela diversidade cultural, os quais estão já consolidados no nosso quadro jurídico e político.
