ESECS - Mestrado em Ensino do 1.º CEB e de Português, História e Geografia de Portugal no 2.º CEB
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESECS - Mestrado em Ensino do 1.º CEB e de Português, História e Geografia de Portugal no 2.º CEB by Sustainable Development Goals (SDG) "04:Educação de Qualidade"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- O contributo do jogo para a consolidação da aprendizagem no 1.º ciclo do Ensino Básico:um estudo de caso numa turma de 3.º ano de escolaridadePublication . Gomes, Inês Sofia dos Santos; Costa, Adriana Maria Lage daO presente relatório foi redigido no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português, História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico, tendo como objetivo apresentar duas partes fundamentais e complementares do meu percurso educativo: a dimensão reflexiva e a dimensão investigativa. Assim, a dimensão reflexiva contempla todas as aprendizagens vividas e desafios mais significativos ao longo das Práticas Educativas, pelos contextos educativos onde tive o prazer de passar. Nesse sentido, a secção destinada à dimensão reflexiva espelha o percurso vivido de forma crítica e fundamentada acerca das aprendizagens, desafios e progressos sentidos ao longo dos dois anos que possibilitaram uma evolução ao nível pessoal e profissional. A dimensão investigativa insere-se numa análise das vivências dos alunos, assim como do desenvolvimento das suas aprendizagens, tendo em vista verificar se o jogo é uma estratégia pedagógica potencializadora da consolidação dessas mesmas aprendizagens. A investigação configura-se como um estudo de caso, com recurso a um método misto, com vista à averiguação das aprendizagens dos alunos de uma turma de 1.º CEB, aquando da utilização de recursos pedagógicos como o jogo no momento de reforço das aprendizagens. A recolha de dados foi realizada mediante grelhas de observação direta e registos em notas de campo. Partindo da análise dos resultados, pode inferir-se que o uso de jogos no contexto educativo pode constituir uma estratégia eficaz para estimular as múltiplas inteligências, promovendo o desenvolvimento integral e a consolidação da aprendizagem, ainda que surjam desafios inerentes à sua aplicação.
- O PODCAST NA SALA DE AULA: APERFEIÇOANDO A ORALIDADE NO 5.º ANO DE ESCOLARIDADEPublication . Machado, Celeste Marçalo; Gamboa, Maria José Nascimento SilvaO presente relatório visa dar conta do percurso formativo realizado no Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português, História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico, estando organizado em duas partes: dimensão reflexiva e dimensão investigativa. A primeira parte apresenta o relato e a reflexão sobre as Práticas Pedagógicas realizadas em diferentes contextos educativos, abordando as diversas dimensões da prática docente, nomeadamente os desafios relativos ao ensino e aprendizagem de Português e de História e Geografia de Portugal, com particular destaque para ciclo da planificação, da atuação, da avaliação e da reflexão. As experiências pedagógicas desenvolvidas permitiram a implementação de metodologias diversificadas, promovendo a interdisciplinaridade e a motivação dos alunos. Na segunda parte do relatório, onde se desenvolve a dimensão investigativa, apresenta-se um estudo qualitativo e quantitativo sobre o desenvolvimento de competências relativas às apresentações orais no 5.º ano de escolaridade, através da utilização de podcasts como estratégia pedagógica. O estudo surgiu da necessidade de valorizar a oralidade no ensino da língua portuguesa, tendo sido implementada uma sequência didática baseada em atividades de produção e análise de podcasts. Os resultados indicam que a utilização de podcast’s como ferramenta didática, potencia a motivação dos alunos e contribui para a melhoria das suas competências orais. No que concerne às apresentações orais, verificou-se que a introdução de estratégias inovadoras permite não apenas a ampliação das habilidades comunicativas dos alunos, mas também a sua maior autonomia e participação ativa no processo de aprendizagem.
