Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

O PODCAST NA SALA DE AULA: APERFEIÇOANDO A ORALIDADE NO 5.º ANO DE ESCOLARIDADE

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
relatorio-pes-celeste-machado.pdf3.25 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente relatório visa dar conta do percurso formativo realizado no Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português, História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico, estando organizado em duas partes: dimensão reflexiva e dimensão investigativa. A primeira parte apresenta o relato e a reflexão sobre as Práticas Pedagógicas realizadas em diferentes contextos educativos, abordando as diversas dimensões da prática docente, nomeadamente os desafios relativos ao ensino e aprendizagem de Português e de História e Geografia de Portugal, com particular destaque para ciclo da planificação, da atuação, da avaliação e da reflexão. As experiências pedagógicas desenvolvidas permitiram a implementação de metodologias diversificadas, promovendo a interdisciplinaridade e a motivação dos alunos. Na segunda parte do relatório, onde se desenvolve a dimensão investigativa, apresenta-se um estudo qualitativo e quantitativo sobre o desenvolvimento de competências relativas às apresentações orais no 5.º ano de escolaridade, através da utilização de podcasts como estratégia pedagógica. O estudo surgiu da necessidade de valorizar a oralidade no ensino da língua portuguesa, tendo sido implementada uma sequência didática baseada em atividades de produção e análise de podcasts. Os resultados indicam que a utilização de podcast’s como ferramenta didática, potencia a motivação dos alunos e contribui para a melhoria das suas competências orais. No que concerne às apresentações orais, verificou-se que a introdução de estratégias inovadoras permite não apenas a ampliação das habilidades comunicativas dos alunos, mas também a sua maior autonomia e participação ativa no processo de aprendizagem.

Description

Keywords

Competências comunicativas Estratégias pedagógicas Género de Texto Apresentação Oral Inovação no ensino Motivação Oralidade Podcasts educativos Reflexão

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue