ESECS - Mestrado em Educação Pré-Escolar
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESECS - Mestrado em Educação Pré-Escolar by Sustainable Development Goals (SDG) "04:Educação de Qualidade"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- A prática, a técnica de dança clássica e a exploração do movimento: um caminho reflexivo e investigativo na Educação de InfânciaPublication . Camarinha, Patrícia Bernardo; Leal, Rita Alexandra BettencourtO presente documento trata-se de um relatório de Prática de Ensino Supervisionada que apresenta o percurso que realizei ao longo do Mestrado em Educação Pré-Escolar, nomeadamente nos anos letivos de 2023/2024 e 2024/2025. É possível encontrar duas partes distintas neste relatório. Neste sentido, a primeira parte conta com uma dimensão reflexiva onde foram tidas em conta as experiências e aprendizagens realizadas ao longo dos diversos contextos de Prática Pedagógica, nomeadamente Creche, Jardim de Infância I e Jardim de Infância II. Ao longo das experiências de Prática Pedagógica, tive oportunidade de me apropriar do ciclo interativo previsto nas Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar, bem como de alguns instrumentos de avaliação, como a elaboração de portefólios e a documentação pedagógica. Tive também oportunidade de implementar a metodologia de trabalho por projeto na minha ação, uma experiência nova e desafiante que marcou este percurso. A segunda parte tratar-se de um estudo de carácter investigativo que teve por fim compreender de que forma a apreciação de um bailado de Dança Clássica pode influenciar a exploração do movimento das crianças em idade Pré-Escolar. Para realizar esta investigação selecionaram-se cinco crianças com idades entre os 3 e os 5 e recorreu-se à observação participante com registo videográfico como técnica de recolha de dados. Após a implementação de cinco sessões foi possível compreender que através da apreciação de um bailado de Técnica de Dança Clássica, as crianças podem enriquecer o seu leque de movimentos artísticos.
- Refletindo e Investigando a Prática na Educação de Infância: Contributo das narrativas/histórias na evolução do desenho na Educação Pré-EscolarPublication . Fernandes, Inês da Silva; Oliveira, Luis Miguel Gonçalves de; Magueta, Lúcia GraveO presente relatório de Prática de Ensino Supervisionada foi redigido no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar. Este documento, está estruturado em três partes, cada uma delas compostas por capítulos e subcapítulos. As partes I e II são dedicadas à dimensão reflexiva centrando-se nas duas primeiras Práticas Pedagógicas desenvolvidas neste mestrado. Destacam-se as principais aprendizagens e os desafios enfrentados, bem como as estratégias adotadas para superar as dificuldades. Além disso, a reflexão é sustentada por um referencial teórico que fundamentou as práticas e orientou a tomada de decisão. A parte III está organizada em dois capítulos. O primeiro capítulo contempla a análise reflexiva sobre a última experiência em contexto de Jardim de Infância da rede pública. O segundo capítulo é dedicado ao estudo investigativo, no qual são analisados os dados recolhidos durante esta última prática. Esta investigação insere-se no paradigma qualitativo, assumindo um caráter descritivo e interpretativo. Trata-se de um estudo caso centrado na observação e análise de desenhos realizados por um grupo de crianças com idades compreendidas entre os cinco e os seis anos. O estudo procura compreender o modo como a escuta ativa de narrativas contribui para a evolução do desenho infantil na Educação Pré-Escolar. Os resultados inferem que a articulação entre a narrativa e o desenho não só fortalece a construção da linguagem visual e simbólica, como também estimula a imaginação, o pensamento abstrato e a capacidade de representar o mundo de forma mais estruturada, intencional e significativa.
- UM OLHAR REFLEXIVO SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA E A ABORDAGEM AO MOVIMENTO NA EDUCAÇÃO DE INFÂNCIAPublication . Sousa, Margarida Raquel Cavaco Pires; Leal, Rita Alexandra Bettencourt; Luís, Joana Alexandra Soares de Freitas; Correia, Sónia Cristina LopesO presente relatório surge no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar correspondente aos anos letivos 2021/2022 e 2022/2023, sendo que se divide em duas partes. A primeira parte refere-se à dimensão reflexiva pertencente às práticas de ensino supervisionadas em contexto de Creche, Jardim de Infância I e II. Esta contém reflexões das aprendizagens, desafios, propostas sugeridas, projetos realizados, experiências vivenciadas e conquistas que ocorreram nos diferentes contextos educativos onde foram efetuadas as práticas. No contexto de creche destacam-se temas relevantes como a creche e as rotinas diárias, o momento do acolhimento e o papel do educador. No contexto de Jardim de Infância I evidencia-se o papel do/a educador/a no jardim de infância, as emoções e o portfólio. Quanto ao contexto de Jardim de Infância II reflete-se sobre a heterogeneidade e o papel da diferenciação pedagógica, a aprendizagem lúdica no jardim de infância, a voz ativa da criança no processo educativo e a metodologia de trabalho por projeto. A segunda parte é relativa à dimensão investigativa realizada no contexto de Jardim de Infância II. Foi desenvolvido um estudo de caráter qualitativo sobre como cinco crianças se expressavam quando ouviam três estilos diferentes de música (rock, popular e infantil). Para a recolha de dados recorreu-se à observação participante (através de gravações videográficas e registos no diário de campo) e a entrevistas semiestruturadas. O método de análise dos dados centrou-se na análise de conteúdo e análise descritiva. Os resultados obtidos permitem perceber/identificar como as crianças se movimentavam corporalmente e que tipo de movimentos se evidenciavam de acordo com as categorias e subcategorias dos “Temas do Movimento” e a evolução de cada criança na primeira parte da análise. Conclui-se que os movimentos realizados pelas crianças foram diversificados ao longo das sessões implementadas, sendo que os mais comuns foram saltar, abrir e fechar as pernas, levantar os braços, balançar e rodopiar o corpo. Relativamente aos estilos musicais, o que diferenciou os movimentos foi a sua intensidade. Já a segunda parte centrou-se na análise das entrevistas semiestruturadas de cada criança. Por fim, apresentam-se as considerações finais em que se descreve brevemente, o essencial do percurso académico e o que contribuiu significativamente para construir a futura educadora que quero ser.