ESECS - Mestrado em Intervenção e Animação Artísticas
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer ESECS - Mestrado em Intervenção e Animação Artísticas por Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) "04:Educação de Qualidade"
A mostrar 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de ordenação
- O corpo que (re)escreve ou o poema além do texto: para uma aproximação à poesia em voz alta enquanto prática performativa e de intervenção artística. O caso do sindicato de poesiaPublication . Arqueiro, Ana Sofia da Silva; Menezes, Catarina Maria Nogueira Marques da Cruz; Gamboa, Maria José Nascimento SilvaPropomo-nos, neste trabalho, a abordar a poesia em voz alta enquanto prática performativa e de intervenção artística e a explorar a relação de encontro e partilha que, nesse âmbito, se estabelece entre corpos leitores/performadores/ouvintes, que, convocados por/para uma experiência artística, exercitam a leitura além do texto. Na primeira parte, de enquadramento teórico, começamos por situar a voz poética no contexto da leitura/enunciação performativa, abordando conceitos-base que sustentam esta prática, explorando depois a dimensão de comunicação e interação com o outro a que esta intervenção artística apela. Explicitado o quadro metodológico que nos serviu de referência, e na sua sequência, adentramos na segunda parte, empírica, em que investigamos e acompanhamos, por recurso ao estudo de caso, o trabalho de performance poética desenvolvido por um coletivo de Braga – Sindicato de Poesia –, que integra, na sua atividade, as diversas proposições de onde partimos e que procurámos observar neste projeto de investigação-intervenção. Os resultados obtidos evidenciam que a poesia em voz alta enquanto experiência performativa passa, no essencial, pela mediação texto-corpo-espaço e aí encontra a ressonância que nos liga uns aos outros; e que o seu potencial como instrumento agregador e de intervenção, promovendo o encontro e a partilha, o pensamento crítico, a reflexão e o diálogo, é extensível a todos, seja em contexto artístico, educativo, comunitário ou individual, nas dimensões cultural, social, pedagógica e cívica.
- “ORQUESTRA ORFF” UM MEIO DE PROMOÇÃO DA PARTICIPAÇÃO MUSICAL DAS CRIANÇASPublication . Caetano, Joana Estevinho Santos Faustino; Milhano, Sandrina Diniz FernandesEnquanto profissionais de educação musical verificámos que na união de freguesias de Monte Real e Carvide havia falta de respostas para quem se interesse pela área da música, decidindo contribuir para aumentar a possibilidade das crianças desenvolveram as suas capacidades musicais, sem que tal exigisse deslocações e outros gastos financeiros, dando-lhes a possibilidade de realizarem um trabalho em grupo e criar uma ligação participativa com a comunidade onde vivem. Investimos num projeto que pudesse ser desenvolvido nas escolas e em horário letivo. Procurámos compreender as ideias da comunidade educativa sobre a participação das crianças dos 3.º e 4.º anos de escolaridade numa Orquestra Orff, sensibilizar a comunidade escolar para a importância da promoção do envolvimento das crianças do primeiro ciclo em atividades de música e contribuir para uma formação de respeito e valorização artística através da dinamização de oportunidades de participação ativa das crianças em atividades musicais. Foram ainda definidos como objetivos específicos: conhecer as ideias dos alunos sobre as aprendizagens desenvolvidas; conhecer também as perceções dos professores titulares sobre o trabalho desenvolvido no projeto; e ainda perceber o grau de satisfação e a opinião dos alunos, encarregados de educação, professores titulares e auxiliares de ação educativa, das turmas envolvidas no projeto. Para isso utilizámos a metodologia de investigação-ação que procura o melhoramento das práticas pedagógicas. Para recolha de informação utilizámos entrevistas e inquéritos através de questionários. Os resultados destacaram que todos os entrevistados gostaram e gostariam de continuar de participar no projeto desenvolvido, fossem eles alunos, professores ou encarregados de educação. Foi muito recompensador o projeto implementado, observando as crianças felizes, motivadas e a trabalhar em grupo.
- (RE)PENSAR A EDUCAÇÃO ARTÍSTICA A PARTIR DOS ESTUDOS DE TENDÊNCIAS: UM EXERCÍCIO DE COOLHUNTINGPublication . Fernandes, Andreia Filipa Rodrigues; Cantú, William AfonsoO presente relatório de projeto parte da constatação da inadequação das práticas atuais da Edu-cação Artística às necessidades e desafios educativos contemporâneos e futuros. Para resolver esta problemática, encetámos três movimentos distintos: compreender a realidade sociocultural atual, de modo a conhecer as necessidades e desafios educativos; promover um diagnóstico da Educação Artística, identificando os seus principais problemas e fragilidades; e desenvolver soluções para a reformulação da Educação Artística. Para a concretização destes movimentos, propomos um cruzamento metodológico com base nos Estudos de Tendências, que se reveste de enorme relevância e inovação, contribuindo para a afirmação dos Estudos de Tendências no meio científico e para o estímulo desta abordagem em processos de reestruturação e tomada de decisões no âmbito educativo e outros. Estes movimentos correspondem à nossa componente investigativa, que se rege por duas meto-dologias. A primeira é a entrevista, que se promoveu junto dos agentes no terreno da Educação Artística. Os resultados foram analisados através de análise de conteúdo e permitiram efetuar um diagnóstico da Educação Artística articulado, completo e abrangente. A segunda é o coolhunting, que, para além de ter proporcionado a perceção dos aspetos socioculturais que impactam a Educação Artística, alcançou, sobretudo, a criação de conhecimentos e estratégias concretas, inovadoras, impactantes e viáveis para a atualização das práticas de Educação Artísti-ca de acordo com a contemporaneidade. Estes conhecimentos e estratégias foram desenvolvidos com o apoio do Coolhunting Canvas (Cantú & Gomes, 2023), ferramenta metodológica do coolhunting. Os resultados alcançados permitiram confirmar a nossa hipótese de investigação: os Estudos de Tendências podem contribuir para uma melhor adequação das práticas atuais de Educação Artística às necessidades educativas contemporâneas e futuras, através de um conhe-cimento mais aprofundado da realidade sociocultural e do desenvolvimento de conhecimentos estratégicos para com ela lidar. Por fim, a nossa componente de projeto visou a produção de um objeto artístico com função comunicativa, possuindo dois objetivos: a comunicação e divulgação dos conhecimentos e es-tratégias desenvolvidos junto dos agentes no terreno da Educação Artística; e a promoção da valorização, reconhecimento e reflexão sobre o papel da Educação Artística na resposta aos desafios educativos contemporâneos e futuros. A janela temporal fixada impediu o cumprimento do plano de distribuição do objeto artístico antes da escrita do presente relatório; contudo, pro-mover-se-á a avaliação do sucesso deste projeto, em termos de adequação e impacto causado, no futuro.
