ESSLei - Capítulos de livros
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Browsing ESSLei - Capítulos de livros by contributor "Douglas Christian Ferrari de Melo"
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- Abandono das Tecnologias de Apoio para a comunicação em meio familiar: capacitação de cuidadores — uma solução possívelPublication . Almeida, Ivone; Moreira, António; Ribeiro, Jaime; Décio Nascimento Guimarães; Douglas Christian Ferrari de Melo; Ribeiro, Jaime MoreiraIntrodução É indubitável que as Tecnologias de Apoio4 (TA) promovem a comunicação, a independência pessoal e social e a inclusão de crianças com limitações cognitivo-motoras. As TA para as crianças com diversidade funcional são uma ferramenta de ação fundamental, permitindo-lhes participar numa base de equidade nos ambientes em que se inserem. Podem contribuir para aumentar a motivação, o sentido de pertença ao grupo e aumentar a produtividade na sala de aula e em casa.
- Gerontecnologia, envelhecimento ativo e independência da pessoa adulta-idosaPublication . Ribeiro, Jaime; Teles, Rui; Tavares, Rafael; Antunes, José; Brites, Marcelo; Décio Nascimento Guimarães; Douglas Christian Ferrari de Melo; Ribeiro, Jaime MoreiraIntrodução Todos os dias, no planeta, milhares de baby boomers estão a atingir a idade da aposentação. O crescimento exponencial do índice de envelhecimento transporta consigo algumas mudanças sociais que exigem a nossa atenção. Com a idade, os efeitos deletérios acentuam-se, sendo o processo de envelhecimento “um processo universal, progressivo, inevitável” que difere, numa análise biopsicológica, de pessoa para pessoa (Rosa, 2012, p. 19–20).
- Interfaces de acesso ao computador para pessoas com limitações motoras: um estado da artePublication . Freitas, Daniel; Rodrigues, Sara; Ribeiro, Jaime; Décio Nascimento Guimarães; Douglas Christian Ferrari de Melo; Ribeiro, Jaime MoreiraIntrodução Na última década, ocorreu um considerável aumento na utilização de ferramentas digitais para a comunicação, trabalho, educação, socialização e mesmo a gestão da vida diária (saúde, compras, transportes, pagamentos, etc.), entre outras. Todavia, aceder a essas plataformas é frequentemente um desafio para algumas pessoas consideradas com funcionamento normal. Pessoas com funcionamento atípico motor, e que se deparam-se com desafios físicos graves, podem mesmo não conseguir qualquer tipo de interação e verem-se impossibilitadas de comunicar, socializar, trabalhar e aprender (Kyung; Park, 2020; Trewin et al., 2019).