ESECS - Mestrado em Comunicação e Media
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Browsing ESECS - Mestrado em Comunicação e Media by Field of Science and Technology (FOS) "Humanidades"
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- A comunicação política na era digital estudo de caso: o parlamento europeu no facebookPublication . Anastácio, Susana Mariano; Menezes, Catarina Maria Nogueira Marques da CruzA relevância da Web 2.0 na atualidade, em especial das redes sociais, estende-se ao mundo da comunicação política, desafiando os modelos tradicionais de fluxo da informação entre as instituições, os meios de comunicação e os cidadãos. A crescente exigência dos cidadãos por mais visibilidade, transparência e interatividade são um desafio constante para as instituições políticas. Num quadro de grandes desafios para a União Europeia, o Parlamento Europeu enquanto instituição representativa dos cidadãos, e com um crescente aumento de poderes efetivos, apresenta um papel fundamental de comunicação de uma europa unida. A presente investigação tem como objetivo de compreender qual o papel que o Facebook pode desempenhar na comunicação entre o Parlamento Europeu e os cidadãos, e na promoção do debate público. A metodologia envolve um esforço para reunir os ainda escassos métodos aplicados às redes sociais, demorando-se sobre estes na construção de um modelo de análise, em que se conjugam os métodos tradicionais com os novos métodos de investigação na internet e redes sociais. Concluímos que as dimensões da visibilidade e transparência são as mais trabalhadas pelo Parlamento Europeu na rede social Facebook. Enquanto a dimensão da interação, sendo uma “promessa” da Web2.0 e das Redes Sociais para a comunicação política, surge menos concretizada, e levanta por isso, um novo conjunto de questões para investigações futuras.
- Marketing cultural como ferramenta de comunicação estratégica: um estudo de casoPublication . Gonçalves, Liliana dos Santos; Faustino, João Paulo JesusA Comunicação Estratégica e Institucional tem o objetivo de aproximar as instituições do seu público-alvo, mas também de melhorar o seu posicionamento junto dos seus stakeholders. As instituições com fins lucrativos e sem fins lucrativos utilizam ferramentas e mecanismos de comunicação que lhes permitem transmitir as mensagens mais adequadas aos seus objetivos. As Instituições de Ensino Superior não fogem a esse paradigma e têm procurado utilizar estratégias no âmbito do mercado das ideias como mecanismo de posicionamento junto das comunidades onde se inserem. A utilização de estratégias como a do Marketing Cultural e Editorial, não só ao nível da produção de livros enquanto produto, mas também na questão da comunicação por conteúdo, podem ser um importante aliado na relação das instituições com as suas audiências. Neste contexto, o presente estudo tem como objetivo principal perceber se o Marketing Cultural pode ser uma ferramenta de comunicação vantajosa em Instituições de Ensino Superior. Para a encontrar a resposta a esta questão optou-se por realizar um estudo de caso intrínseco, recorrendo a uma metodologia qualitativa. Numa primeira fase, foram recolhidos todos os dados relativos à observação participante e, numa segunda fase, com o objetivo de aprofundar os resultados alcançados com a observação participante, foram realizadas entrevistas aos professores bibliotecários do concelho de Leiria. Os resultados da presente investigação indicam que o Marketing Cultural é uma ferramenta útil de Comunicação Estratégica em Instituições de Ensino Superior. O caso aqui estudado poderá ser replicado noutro tipo de instituições, não só as de Ensino Superior, mas também de outras naturezas, como forma de Responsabilidade Social, e no âmbito da construção e consolidação de laços com o público-alvo e com a comunidade envolvente.