Browsing by Issue Date, starting with "2017-06-22"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- A comunicação política na era digital estudo de caso: o parlamento europeu no facebookPublication . Anastácio, Susana Mariano; Menezes, Catarina Maria Nogueira Marques da CruzA relevância da Web 2.0 na atualidade, em especial das redes sociais, estende-se ao mundo da comunicação política, desafiando os modelos tradicionais de fluxo da informação entre as instituições, os meios de comunicação e os cidadãos. A crescente exigência dos cidadãos por mais visibilidade, transparência e interatividade são um desafio constante para as instituições políticas. Num quadro de grandes desafios para a União Europeia, o Parlamento Europeu enquanto instituição representativa dos cidadãos, e com um crescente aumento de poderes efetivos, apresenta um papel fundamental de comunicação de uma europa unida. A presente investigação tem como objetivo de compreender qual o papel que o Facebook pode desempenhar na comunicação entre o Parlamento Europeu e os cidadãos, e na promoção do debate público. A metodologia envolve um esforço para reunir os ainda escassos métodos aplicados às redes sociais, demorando-se sobre estes na construção de um modelo de análise, em que se conjugam os métodos tradicionais com os novos métodos de investigação na internet e redes sociais. Concluímos que as dimensões da visibilidade e transparência são as mais trabalhadas pelo Parlamento Europeu na rede social Facebook. Enquanto a dimensão da interação, sendo uma “promessa” da Web2.0 e das Redes Sociais para a comunicação política, surge menos concretizada, e levanta por isso, um novo conjunto de questões para investigações futuras.
- Refletindo sobre a Prática Pedagógica em 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico: O conceito de número racional à entrada do 5.º ano de escolaridadePublication . Santos, Cândida Manuela Terceiro; Pinto, Hélia GonçalvesEste Relatório de Mestrado em 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico é composto por duas partes. Na primeira parte, dimensão reflexiva, surge a análise crítica e reflexiva do meu percurso de Prática Pedagógica em 1.º e 2.º CEB e das situações vivenciadas ao longo dos diferentes contextos educacionais. O propósito desta primeira parte é refletir sobre receios, aprendizagens e estratégias utilizadas ao longo da prática, e dessa forma, melhorar futuras intervenções. A segunda parte incide na dimensão investigativa onde é apresentado um estudo, de natureza interpretativo essencialmente qualitativo, realizado em contexto de 2.º CEB, num 5.º ano de escolaridade de uma escola da rede pública do Ministério da Educação, no âmbito dos números racionais não negativos. Neste sentido surge o estudo, com o qual se pretendeu perceber que conhecimentos traziam os alunos do 5.º de escolaridade, bem como promover esse conhecimento através da exploração de uma sequência de tarefas. Os resultados do estudo evidenciam que os alunos chegam ao 5.º ano com pouca familiaridade sobre os números racionais, sobretudo representados na forma de fração. No entanto, a exploração de tarefas contextualizadas, bem como a discussão e confronto de diferentes estratégias e dificuldades em grupo turma parece ter promovido uma aprendizagem significativa do conceito de fração.