ESSLei - Mestrado em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiatria
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESSLei - Mestrado em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiatria by Field of Science and Technology (FOS) "Ciências Médicas::Outras Ciências Médicas"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Burnout, ansiedade e depressão nos Enfermeiros no contexto de pandemia por COVID-19Publication . Ferreira, Luís Diogo Melo; Tomás, Catarina CardosoO surgimento de um surto pandémico por COVID-19, acresce aos enfermeiros momentos de insatisfação, tensões emocionais e relacionais que podem ser motivadoras para o desenvolvimento de burnout, ansiedade e depressão. Assim desenvolveu-se o estudo com base na temática “Burnout, ansiedade e depressão nos Enfermeiros no contexto de pandemia por COVID-19”. O objetivo deste estudo consiste em avaliar o impacto que a pandemia por COVID-19 tem nos enfermeiros, relativamente ao burnout, ansiedade e depressão. Este estudo enquadra-se na abordagem de caráter quantitativo descritivo-correlacional, transversal. A amostra, não probabilística por conveniência, foi constituída por um total de 234 enfermeiros. No processo de recolha de dados utilizou-se um questionário estruturado com caracterização sociodemográfica/questões gerais, avaliação dos níveis de ansiedade e depressão obtida através da aplicação da escala Hospital Anxiety and Depression Scale (HADS) - Versão Portuguesa (Pais-Ribeiro et al., 2007), e avaliação dos níveis de burnout através da escala de Copenhagen Burnout Inventory (CBI), adaptada para a população Portuguesa (Fonte, 2011). O local de recolha de dados foi no Hospital do Divino Espírito Santo de Ponta Delgada – EPER (HDES-EPER), nos serviços que cumpriam os critérios de inclusão e exclusão, a recolha de dados deu-se no mês de julho de 2021, após parecer favorável da comissão de ética e do conselho de administração da referida instituição. O tratamento dos dados foi efetuado com recurso ao programa SPSS (Statistical Package for the Social Sciences) versão 27 para Windows. Os resultados mostraram que a pandemia por COVID-19 teve um impacto nos enfermeiros relativamente ao burnout, ansiedade e depressão, com a manifestação de níveis de burnout, ansiedade e depressão, independentemente do serviço onde prestam cuidados, sexo e estado civil, não havendo relação direta. Denota-se uma relação entre o desenvolvimento de burnout, ansiedade e depressão com a falta e uso prolongado de material de proteção individual, condições de trabalho desfavoráveis, diminuição da realização profissional, medo de contrair a doença, medo de infetar familiares e amigos, isolamento social, relação com os superiores hierárquicos. Considerando ainda a remuneração como inadequada e a falta de práticas administrativas, como fatores contributivos para o desenvolvimento de burnout, ansiedade e depressão.
- Passo a passo…no rumo certoPublication . Pedrosa, Ana Maria Baptista Alves; Gomes, José Carlos Rodrigues; Catarino, Helena da Conceição Borges PereiraO presente relatório da prática especializada em enfermagem de saúde mental e psiquiatria foi desenvolvido no âmbito do 2º Mestrado de Saúde Mental e Psiquiatria da Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Leiria, reportando-se aos ensinos clínicos decorridos no Centro de Saúde Dr. Arnaldo Sampaio, Leiria e no Centro Hospitalar de Leiria-Hospital Santo André, entre o dia 4 de Março a 12 de Julho de 2013. Foram definidos como objetivos centrais para este trabalho: Refletir e analisar criticamente as atividades desenvolvidas na prática profissional em ensino clínico, no âmbito da aquisição de competências especializadas em Enfermagem de Saúde Mental; adquirir competências na área de análise e divulgação de resultados obtidos a partir da prática especializada fundamentada na evidência científica. De forma a facilitar a compreensão, do contexto onde se realizou os ensinos clínicos, foi feita uma breve caracterização dos serviços onde estes se realizaram. De seguida realizou-se uma apresentação e análise reflexiva/crítica sobre as atividades desenvolvidas para aquisição das competências comuns e específicas inerentes à especialidade em enfermagem de saúde mental, de acordo com as orientações da Ordem dos Enfermeiros. Foi igualmente desenvolvido um estudo de investigação-ação para dar resposta à prática especializada baseada na evidência, com o título “ Saúde Pessoal do Líder”, cujo objetivo principal foi avaliar o impacto de um programa de intervenções psicoeducativas na saúde pessoal de um grupo de dirigentes escutistas da Região de Leiria. O estudo evidenciou que o programa foi eficaz, tendo tido um impacto positivo na saúde pessoal dos dirigentes escutistas.
- Relatório da prática especializada em enfermagem de saúde mental e psiquiatriaPublication . Rainho, Emanuel António Franco; Gomes, José Carlos Rodrigues; Prior, FátimaO presente relatório de estágio encontra-se inserido no curso de Mestrado de Saúde Mental e Psiquiatria ministrado pela Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Leiria e compila todas as atividades desenvolvidas ao longo dos ensinos clínicos em dois contextos diferentes da prática: comunidade e internamento de Psiquiatria. Os ensinos clínicos permitiram a aprendizagem de novos saberes e o desenvolvimento de competências de enfermagem especializada através da realização de diversas intervenções e da sua análise crítico-reflexiva. No ensino clínico em contexto comunitário as intervenções tiveram como principal objetivo a promoção de saúde mental, através da realização das consultas de enfermagem (consulta de saúde mental), na qual foram desenvolvidas diferentes intervenções de proteção/promoção de saúde mental e prevenção da doença mental. Foram ainda realizadas sessões em contexto escolar acerca de temas como o álcool, bullying, drogas, sexualidade e tomada de decisões na adolescência. No ensino clínico em contexto de internamento de Psiquiatria o principal foco foi o acompanhamento do doente com doença mental, utilizando diversas estratégias de treino de competências sociais nas pessoas internadas. Foi realizado um estudo de caso, relativo a um utente internado em contexto hospitalar, com o diagnóstico de doença bipolar. A doença bipolar é uma doença mental caracterizada pela oscilação do humor que varia entre a mania e a depressão, afetando negativamente a vida do individuo, bem como dos familiares à sua volta. Ao longo do internamento foi possível formular diagnósticos de enfermagem, através de entrevistas realizadas a este utente e planear intervenções como a Psicoeducação em relação à adesão ao regime terapêutico, por se encontrar comprometida. As intervenções (Psicoeducação) revelaram-se eficazes tendo o utente demonstrado maior conhecimento sobre a sua doença e compreendido a importância da adesão ao regime terapêutico.