Mestrados da ESTG
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Browsing Mestrados da ESTG by Field of Science and Technology (FOS) "Domínio/Área Científica:Ciências Sociais:Outras Ciências Sociais"
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- ECO-INOVAÇÃO E ECODESENVOLVIMENTO: Como as inovações sustentáveis podem conferir vantagem competitiva às organizações - Um estudo de caso da Dell Inc.Publication . Silva, João Paulo Nascimento da; Ferreira, Vítor Hugo dos SantosO aumento das preocupações do mercado para com as atividades sustentáveis geram oportunidades para o posicionamento das organizações frente a esta nova ordem, a fim de se manterem competitivas e gerarem vantagens para com os concorrentes, faz-se necessário aprofundar neste fenômeno de mercado. Em virtude desta abertura frente ao mercado, os estudos quanto as inovações sustentáveis ou, simplesmente, eco-inovações, como fontes de vantagem competitivas para os mercados futuros, são um diferencial apontado por vários autores da literatura de negócios, sendo considerado o fenômeno que vai determinar as bases da nova economia. Com o intuito de aprofundar o tema e enriquecer o conteúdo académico, este projeto apresenta um Estudo de Caso qualitativo em profundidade, sobre as bases de inovação, eco-inovação e vantagens competitivas futuras da Dell Inc., com um questionário aberto aplicado a um dos gestores de topo da empresa na América Latina, é possível aprofundar nas práticas decorridas pela empresa e do mercado como um todo, na corrida organizacional por seu posicionamento futuro. Em construção da nova base econômica sustentável, é uma forte oportunidade para empresas que adentrarem fielmente ao ideal sustentável, com bases econômicas mais sólidas e moldes mais flexíveis para sustentar as alterações do mercado, se posicionando a priori as exigências do mercado. O presente trabalho apresenta as práticas de uma empresa que busca se transformar e transformar o ambiente a que está inserida em busca de uma posição mais sustentável.
- Fatores determinantes da intenção de compra mediada pelos social media: um estudo exploratório sobre o consumo de Moda em PortugalPublication . Ferreira, Diana Rita Coutinho; Moreira, Jacinta Raquel MiguelAtualmente, os social media constituem uma peça fundamental para o mercado de Moda, pelas novas oportunidades trazidas e pelas alterações ocorridas ao nível do comportamento do consumidor. Neste sentido, o objetivo deste trabalho consiste em analisar os fatores determinantes da intenção de compra de produtos de Moda, mediada pelos social media, tendo por base as consumidoras portuguesas. Esta pesquisa surge da necessidade de compreender a relação entre as consumidoras de produtos de Moda e os social media, com especial enfoque nas motivações destas na utilização destes. Apesar da existência de enúmero estudos sobre o comportamento do consumidor, só mais recentemente os académicos se têm debruçado sobre a sua aplicação no ambiente digital. Os resultados do estudo realizado junto de 421 indivíduos do sexo feminino, sugerem que a suscetibilidade destes à influência social online e à UGC influenciam positivamente a intenção de compra mediada pelos social media. Por sua vez, também a inovatividade e o envolvimento com Moda são capazes de influenciar positivamente a intenção de compra. Ainda, a inovatividade parece influenciar o envolvimento com Moda, e a suscetibilidade do indivíduo à influência social online e à UGC, uma vez que quanto maior for o grau de inovatividade do indivíduo, maior será a sua predisposição a adoptar novas tendências e tecnologias. Também o envolvimento com Moda apresenta um papel fulcral face à suscetibilidade à influência social online, à UGC uma vez que quanto maior for o envolvimento do consumidor com Moda, maior será a sua predisposição a procurar e acompanhar conteúdos sobre os produtos deste mercado. Deste modo, quanto mais inovadores e envolvidos forem os consumidores, maior será a sua suscetibilidade à influência de terceiros, assim como à criação de conteúdos, apresentando uma maior probabilidade de ocorrer intenção de compra mediada pelos social media. Também a idade dos indivíduos parece influenciar alguns aspetos do seu comportamento nos social media. É a partir destes resultados que são apresentadas algumas recomendações de atuação para empresas face aos novos desafios dos social media.
- O Marketing relacional e a comunicação integrada de marketingPublication . Santos, Diogo André Marques; Simão, Lídia Maria BarrosoNo presente trabalho são apresentadas as atividades que foram desenvolvidas ao longo do estágio curricular no Grupo Movicortes, bem como, a sua análise crítica e sugestões de futuras melhorias que possam a vir ser implementadas no Grupo Movicortes. Numa perspetiva teórica, este trabalho analisa o marketing relacional e a comunicação integrada, nomeadamente os respetivos conceitos, a sua importância, a forma como devem ser aplicados nas organizações e alguns pressupostos para o sucesso da sua aplicabilidade. O marketing relacional revela nos dias de hoje uma grande relevância no que toca à forma como as organizações interagem com os seus públicos internos e externos. A aplicação de uma estratégia de marketing relacional tem obrigatoriamente que incluir uma estratégia de comunicação integrada. Através da comunicação integrada é possível adaptar novas formas de comunicar, que promovem a partilha de informação, de emoções, de valores, de experiências, etc., através de um canal de comunicação bidirecional. Criar relações duradouras e de extrema qualidade é fundamental para a retenção e valorização de clientes nas organizações, sendo necessário existir uma cultura organizacional direcionada para este tipo de marketing. Hoje-em-dia as organizações que não tenham como objetivo a retenção de clientes e a criação de valor para estes, terão muitas dificuldades em criar uma vantagem competitiva devido ao facto de existir uma grande e rápida mudança nos mercados e à concorrência existente. A presença deste tipo de marketing no Grupo Movicortes é de extrema importância para a melhoria nas relações entre o grupo e os seus clientes.