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Authors
Abstract(s)
O design inclusivo emerge como um tema atual e de grande relevância,
colocando o ser humano no centro de todas as suas criações. Trata-se de
um campo importante que gera novos desafios nos projetos dos designers.
Eles pretendem que os seus trabalhos consigam atender às necessidades
e características do maior número de pessoas. O foco desta dissertação é explorar
o design inclusivo como uma ferramenta que possibilite a interação entre crianças
cegas e normovisuais.
Ao longo deste projeto, pretendeu-se compreender se é possível desenvolver um
objeto gráfico que promova a interação entre uma criança cega e uma criança
normovisual, garantindo que ambas as partes se sintam igualmente incluídas
e beneficiadas.
A investigação inicial sobre diferentes temáticas, em conjunto com a pesquisa
e análise de materiais inclusivos, permitiu adquirir o conhecimento necessário
para proceder, posteriormente, ao desenvolvimento do objeto gráfico. Assim,
surgiu a ideia da conceção de um jogo inclusivo, mais propriamente um jogo de
pares onde determinadas texturas devem corresponder aos respetivos aromas.
Após o desenvolvimento do protótipo, este foi avaliado e testado para garantir que
correspondia às necessidades e expectativas das crianças.
Como principais resultados destacam-se a utilização de meios de impressão para
a criação de texturas e a inserção de aromas; a criação de elementos gráficos,
tanto decorativos como funcionais, que permita a interação de igual para igual
entre as duas crianças.
Description
Keywords
Design gráfico Deficiência visual Design inclusivo Jogo