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(Re)significar a educação de infância e os momentos de brincadeira livre

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O presente relatório de prática de ensino supervisionada foi desenvolvido no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar, da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria. Os principais objetivos são refletir sobre o percurso vivido nas três práticas pedagógicas que integram o plano de estudos e apresentar um estudo investigativo relativo ao momento de brincadeira livre no espaço exterior. A prática pedagógica desenvolvida em contexto de creche permitiu refletir sobre (i) a intencionalidade educativa, questionando se as oportunidades de aprendizagem e desenvolvimento criadas partiam dos interesses das crianças ou se estavam mais centradas no que o adulto considerava ser necessário desenvolver, e (ii) a importância das rotinas como momentos importantes para que as crianças se sintam seguras e confiantes. A prática pedagógica desenvolvida em contexto de jardim de infância I e II permitiu construir conhecimento quanto à escuta das crianças, ao portefólio, aos projetos vividos com as crianças e à relação estabelecida com as famílias. Estes aspetos permitiram refletir sobre o envolvimento das crianças e de cada uma no seu processo de aprendizagem e em estratégias onde procurava que esse envolvimento fosse cada vez maior. O estudo investigativo de índole qualitativa relativo ao momento de brincadeira livre no espaço exterior foi desenvolvido no contexto de jardim de infância e visou identificar, analisar e refletir sobre as brincadeiras que três crianças (de 3, 4 e 5 anos) desenvolviam no espaço exterior da instituição que frequentavam, no momento de brincadeira livre. A recolha de dados ocorreu através da observação das brincadeiras no espaço exterior da instituição e da realização de entrevistas às três crianças participantes. Os resultados obtidos demonstram que as brincadeiras mais recorrentes são as sensórioiv motora, dramática e associativa e, à medida que a idade da criança vai aumentando, aumenta, também, a complexidade, a organização e o nível de risco da brincadeira. Por fim, destaca-se o processo vivido de construção e partilha de conhecimento sobre a educação de infância junto da comunidade científica, salientando-se as dificuldades, alegrias e desafios superados inerentes à realização e publicação de relatos e artigos científicos.

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Keywords

Aprendizagem Espaço exterior Brincadeiras Educação Pré-escolar Educação de Infância

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