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Authors
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Abstract(s)
O presente relatório de prática de ensino supervisionada foi
desenvolvido no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar, da
Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico
de Leiria. Os principais objetivos são refletir sobre o percurso vivido
nas três práticas pedagógicas que integram o plano de estudos e
apresentar um estudo investigativo relativo ao momento de brincadeira
livre no espaço exterior.
A prática pedagógica desenvolvida em contexto de creche permitiu
refletir sobre (i) a intencionalidade educativa, questionando se as
oportunidades de aprendizagem e desenvolvimento criadas partiam dos
interesses das crianças ou se estavam mais centradas no que o adulto
considerava ser necessário desenvolver, e (ii) a importância das rotinas
como momentos importantes para que as crianças se sintam seguras e
confiantes.
A prática pedagógica desenvolvida em contexto de jardim de infância I
e II permitiu construir conhecimento quanto à escuta das crianças, ao
portefólio, aos projetos vividos com as crianças e à relação estabelecida
com as famílias. Estes aspetos permitiram refletir sobre o envolvimento
das crianças e de cada uma no seu processo de aprendizagem e em
estratégias onde procurava que esse envolvimento fosse cada vez maior.
O estudo investigativo de índole qualitativa relativo ao momento de
brincadeira livre no espaço exterior foi desenvolvido no contexto de
jardim de infância e visou identificar, analisar e refletir sobre as
brincadeiras que três crianças (de 3, 4 e 5 anos) desenvolviam no espaço
exterior da instituição que frequentavam, no momento de brincadeira
livre. A recolha de dados ocorreu através da observação das
brincadeiras no espaço exterior da instituição e da realização de
entrevistas às três crianças participantes. Os resultados obtidos
demonstram que as brincadeiras mais recorrentes são as sensórioiv
motora, dramática e associativa e, à medida que a idade da criança vai
aumentando, aumenta, também, a complexidade, a organização e o
nível de risco da brincadeira.
Por fim, destaca-se o processo vivido de construção e partilha de
conhecimento sobre a educação de infância junto da comunidade
científica, salientando-se as dificuldades, alegrias e desafios superados
inerentes à realização e publicação de relatos e artigos científicos.
Description
Keywords
Aprendizagem Espaço exterior Brincadeiras Educação Pré-escolar Educação de Infância