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Abstract(s)
O presente Relatório de Prática de Ensino Supervisionada foi realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar. Utilizando como recurso a reflexão, este relatório procura mostrar o percurso formativo construído, dando destaque às experiências vivenciadas como educadora de infância e investigadora.
O relatório é constituído por três partes, sendo a primeira direcionada à dimensão dos três contextos de Prática de Ensino Supervisionada (Prática Pedagógica em Creche, Jardim de Infância I e Jardim de Infância II). Nele se reflete sobre todas as aprendizagens, vivências, desafios e as demais dificuldades que se tornaram fundamentais para a construção da minha identidade profissional.
A segunda parte faz referência ao estudo investigativo que tem por base uma investigação - ação. Este foi realizado com quatro crianças na faixa etária dos quatro e cinco anos. Este estudo, de carácter qualitativo, emerge do reconhecimento da relevância do brincar no desenvolvimento da criança e da observação dos momentos de brincadeira realizada em contexto de Jardim de Infância. Tendo em conta que a brincadeira pode ser orientada e potenciada pelo educador, foi elaborada uma proposta de intervenção didática, estruturada em tempos de brincadeira livre e orientada. Os dados analisados permitem comprovar, em conformidade com a revisão da literatura realizada, a relevância do educador enquanto organizador de espaços, de recursos lúdicos e como mediador na participação e envolvimento da criança.
Por fim, a terceira parte reflete as considerações finais, onde são evidenciadas as experiências significativas ao longo do percurso académico, enquanto educadora, que se revelaram cruciais no desenvolvimento de competências e capacidades, nomeadamente as de observar, refletir, planificar, avaliar e questionar para melhor formar.
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Keywords
Aprendizagem Ciclo pedagógico Brincardeira Educação Pré-escolar Desenvolvimento infantil