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O papel do designer editorial é compreender e solucionar problemas de comunicação visual através da criação de editoriais que propõem soluções imaginativas e inovadoras. Neste âmbito, é necessário um permanente fluxo criativo, o que não quer necessariamente dizer que este seja sempre linear ou positivo. Através de revisão bibliográfica e de testagens, o intuito deste trabalho é o desenvolvimento de uma ferramenta lúdica que possa ser consultada e utilizada de modo a facilitar o arranque e o desbloqueio de projetos gráficos editoriais criativos. Esta dissertação embarca numa exploração bibliográfica que procura uma compreensão do que é o bloqueio criativo e estratégias desbloqueadoras. Esta informação é então cruzada com as noções de design editorial recolhidas e posteriormente aplicadas a um objeto concreto, o livro lúdico “Playground Editorial”. O objeto criado surgirá como uma possível ferramenta tangível e interativa que visa incentivar o pensamento exploratório nos designers, que participam na descoberta, manipulação e combinação de elementos do design editorial num ambiente descontraído e leve, permitindo que haja espaço e total liberdade para experimentar, falhar e iterar, sem qualquer sentimento de culpa ou de fracasso.
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Keywords
Design Editorial Bloqueio criativo Livro Lúdico Exploratório