Browsing by Issue Date, starting with "2023-10-30"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- O IMPACTE DE UMA INTERVENÇÃO EDUCATIVA NO NÍVEL DE CONHECIMENTOS DOS ENFERMEIROS NO ÂMBITO DA VNI: UM ESTUDO DE INVESTIGAÇÃO-AÇÃOPublication . Carvalho, Ricardo André Gírio de; Sousa, Joana Sofia Dias Pereira deA Saúde é uma área em constante desenvolvimento científico e tecnológico, exigindo dos seus profissionais, nomeadamente dos enfermeiros, um processo contínuo de aprendizagem e aperfeiçoamento profissional, através de formação avançada e do desenvolvimento de competências especializadas. Neste sentido, o presente relatório surge como o resultado da conclusão do Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica na Área de Especialização em Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica sob a forma de relatório de ensino clínico e de estudo de investigação-ação. O relatório de ensino clínico é apresentado com recurso ao método crítico e reflexivo, desenvolvido de acordo com domínios de competência do Enfermeiro Especialista na Área da Pessoa em Situação Crítica. Neste são confrontadas as experiências em ensino clínico com os documentos norteadores da profissão e com a melhor evidência científica, demonstrando que a reflexão contínua é um processo dinâmico e imprescindível para a tomada de decisão do Enfermeiro Especialista. O estudo de investigação-ação é subordinado à temática da Ventilação Não Invasiva, onde se pretende avaliar o impacte de uma intervenção educativa na melhoria dos conhecimentos dos enfermeiros sobre esta técnica ventilatória, numa Unidade de Cuidados Pós-Anestésicos de um Hospital da região centro de Portugal. No decurso da realização do estudo destaca-se o desenvolvimento e implementação de um protocolo de orientação para boas práticas de enfermagem relativo à Ventilação Não Invasiva, com o objetivo de melhorar a segurança e qualidade dos cuidados prestados à Pessoa em Situação Crítica neste contexto específico. Deste estudou constatou-se uma melhoria na aquisição de conhecimentos, com impacte na prestação de cuidados à pessoa com necessidade de Ventilação Não Invasiva.
- Eco Efficiency production and environmental impact of pallets based on different materialsPublication . Pulgar, Alejandro Jose Bermudez; Oliveira, Nelson SimõesPallets made of polymer, metal, and composite materials compete in the global supply chain in accordance with the idea of sustainable development. The supply chain needs pallets that meet specific requirements, such as size, maximum load capacity, durability (lifespan), cost, and additional details are needed about their effects on the environment. Stringer and block pallets, for example, can be arranged in a variety of ways in terms of number, width, and spacing, where the best choice is made by suppliers, distributors, and retailers. A life cycle assessment of pallets, inventory data, goals, and system boundaries were found in 15 publications as result of a systematic and previous review of the literature. Pallets “cradle to grave” process were studied and analyzed using GaBi software integrated with Ecoinvent database to evaluate the environmental footprint (through six environmental impact categories). A CLCA (Consequential Life Cycle Assessment) was employed due to the limited data used in many life cycle phases and the avoidance of allocation through system expansion or substitution. Finally, it was estimated the environmental impact of the product's production and utilization. The impact can vary depending on the type of pallet (material) due to utilization and obtaining (raw material), for instance, a waste plastic pallet is greener than a pallet made of virgin plastic (due to the production of plastic). The eco-impact of a wooden pallet is considerable, however, other alternatives such as, waste plastic and composite pallet appear in specifics industries. And the production of metal pallet has an important eco-impact and limited use, although can be used several cycles, recycled, and reused.
- Os efeitos da autenticidade e da transparência do patrocínio nas respostas dos consumidores ao Marketing de InfluênciaPublication . Oliveira, Mariana Domingues; Ferreira, Alcina Teresa GasparO marketing de influência é uma estratégia cada vez mais utilizada pelas marcas. Não obstante a crescente investigação nesta área, verificam-se ainda algumas lacunas, em particular, no que se refere aos efeitos das características dos SMI nas respostas dos consumidores ao marketing de influência. Neste contexto, o presente estudo explora os efeitos da autenticidade percebida (sinceridade, divulgação transparente, visibilidade, experiência, singularidade) e da transparência do patrocínio percebida (transparência do patrocinador, divulgação do patrocínio) na influência dos SMI e consequentemente na intenção de compra e no WOM sobre as marcas recomendadas. Foi realizado um estudo quantitativo, através de um questionário online, aplicado a indivíduos portugueses, de ambos os géneros, utilizadores das redes sociais e seguidores de algum/a influencer no Instagram. Foram validadas um total de 247 respostas, as quais foram analisadas recorrendo a modelos de equações estruturais (PLS-SEM) com o apoio do SmartPLS (Ringle et al., 2022). Os resultados obtidos indicam que apenas uma das dimensões da autenticidade percebida do SMI (a divulgação transparente) tem um efeito positivo e estatisticamente significativo na persuasão do influencer. Contrariamente ao previsto, as outras dimensões da autenticidade percebida (sinceridade, visibilidade, experiência, singularidade) não demonstraram um efeito estatisticamente significativo na influência dos SMI. Também, a transparência do patrocínio percebida, não evidenciou um efeito estatisticamente significativo na influência dos SMI. Por sua vez, os resultados obtidos confirmam que quanto maior é a influência percebida dos SMI, maior é a eficácia do marketing de influência em termos de intenção de compra e de WOM das marcas recomendadas. O presente estudo distingue-se dos demais por ser o primeiro a analisar como as perceções que os consumidores têm da autenticidade dos influenciadores e da transparência do patrocínio irão influenciar a influência percebida dos SMI, no mercado português.
- O impacto da qualidade de integração de canais na satisfação e lealdade a marcas/retalhistas omnichannel, e na perceção de valor e experiência do comprador, mediado pela perceção de personalizaçãoPublication . Ribeiro, Fábio Alexandre Matos; Marques, Alzira Maria AscensãoOs consumidores sempre desejaram conveniência, rapidez e opções de canal relevantes, como lojas físicas, lojas online, aplicações, redes sociais, entre outros. As novas tecnologias digitais tornaram mais fácil atender a essas expectativas e revolucionaram a forma como os consumidores fazem compras e interagem com as organizações. Neste sentido, o mercado evoluiu para um modelo híbrido, combinando as vantagens dos canais offline e online, integrando-os para criar o ambiente omnichannel, e assim, proporcionar uma experiência única e fluída, desenvolver um serviço de qualidade e estabelecer relacionamentos com os compradores. Este é um desafio para as organizações, uma vez que requer novas dinâmicas de trabalho e mudanças culturais no seio da empresa, novas estratégias e métodos de marketing, adoção de novas tecnologias e a sua complexidade, o que representa um investimento elevado, mas essencial para as exigências do mercado atual e que pode contribuir para o desenvolvimento de vantagens competitivas. É neste âmbito, dada a atualidade e a relevância do tema, que a presente investigação procura aprofundar a compreensão sobre se a qualidade de integração de canais e a perceção de personalização afetam a perceção de valor e a experiência do comprador, promovendo a satisfação e lealdade a marcas/retalhistas omnichannel. Com base numa amostra de 390 indivíduos, a informação foi recolhida por meio de um questionário online e, em seguida, foi estimado um modelo de equações estruturais utilizando o software SmartPLS 4. Os resultados indicam que a qualidade de integração de canais tem um impacto positivo na perceção de personalização, na perceção de valor e na experiência do comprador. Além disso, estas duas últimas variáveis influenciam positivamente a lealdade e a satisfação do comprador. A perceção de personalização desempenha um papel mediador entre a qualidade de integração de canais e a experiência do comprador, bem como entre a qualidade de integração de canais e a perceção de valor. Para concluir, são apresentados os contributos desta investigação, bem como recomendações práticas para o desenvolvimento de estratégias omnichannel e de marketing relacional.