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Abstract(s)
A Saúde é uma área em constante desenvolvimento científico e tecnológico, exigindo dos seus
profissionais, nomeadamente dos enfermeiros, um processo contínuo de aprendizagem e
aperfeiçoamento profissional, através de formação avançada e do desenvolvimento de
competências especializadas.
Neste sentido, o presente relatório surge como o resultado da conclusão do Mestrado em
Enfermagem Médico-Cirúrgica na Área de Especialização em Enfermagem à Pessoa em
Situação Crítica sob a forma de relatório de ensino clínico e de estudo de investigação-ação.
O relatório de ensino clínico é apresentado com recurso ao método crítico e reflexivo,
desenvolvido de acordo com domínios de competência do Enfermeiro Especialista na Área da
Pessoa em Situação Crítica. Neste são confrontadas as experiências em ensino clínico com os
documentos norteadores da profissão e com a melhor evidência científica, demonstrando que
a reflexão contínua é um processo dinâmico e imprescindível para a tomada de decisão do
Enfermeiro Especialista.
O estudo de investigação-ação é subordinado à temática da Ventilação Não Invasiva, onde se
pretende avaliar o impacte de uma intervenção educativa na melhoria dos conhecimentos dos
enfermeiros sobre esta técnica ventilatória, numa Unidade de Cuidados Pós-Anestésicos de
um Hospital da região centro de Portugal. No decurso da realização do estudo destaca-se o
desenvolvimento e implementação de um protocolo de orientação para boas práticas de
enfermagem relativo à Ventilação Não Invasiva, com o objetivo de melhorar a segurança e
qualidade dos cuidados prestados à Pessoa em Situação Crítica neste contexto específico.
Deste estudou constatou-se uma melhoria na aquisição de conhecimentos, com impacte na
prestação de cuidados à pessoa com necessidade de Ventilação Não Invasiva.
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Keywords
Enfermeiro Especialista Pessoa em Situação Crítica Competências Ventilação Não Invasiva Conhecimento