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- Empenhamento Organizacional e a Satisfação Profissional numa IPSS: Identificar para Otimizar a Gestão das PessoasPublication . Caetano, Alexandra dos Santos; Sousa, Andrea Isabel Oliveira da Costa eNo contexto de instabilidade em que as organizações se encontram, torna-se cada vez mais estratégico que estas apostem em conhecer a satisfação profissional dos seus colaboradores, bem como o seu empenhamento organizacional de forma a aproximar e envolver os colaboradores dos com os objetivos e valores da organização. Este projeto desenvolveu-se numa instituição de solidariedade social com 17 colaboradores, onde se Identificou o tipo de empenhamento organizacional na instituição assim como, se identificou quais as dimensões da satisfação profissional percecionadas de forma mais positiva e mais negativa. Utilizaram-se dois instrumentos de avaliação, o questionário baseado na escala de comprometimento organizacional de Allen e Mayer (1997) e o questionário da satisfação criado por Spector (1985), denominado de Job Satisfaction Survey – JSS. Constatou-se que o tipo de empenhamento predominante é afetivo, e que os fatores que mais influenciam o nível de satisfação profissional dos colaboradores são trabalho em si e supervisão, e os de menor satisfação a promoção e a remuneração, corroborando a teoria da satisfação proposta por Herzberg (1966). São apresentadas ainda, várias propostas do domínio da gestão de pessoas tendo por base as dimensões percecionadas como menos positivos.
- Avaliação físico-química, nutricional e microbiológica de pólen apícola submetido a diferentes processos de conservaçãoPublication . Orvalho, Telma Sofia Rodrigues; Campos, Maria Jorge Geraldes; Vaz, Daniela; Ribeiro, VâniaO pólen apícola é considerado uma fonte importante de compostos nutricionais e bioativos e conhecido pelas suas propriedades terapêuticas. Um dos aspetos importantes na sua comercialização é a qualidade microbiológica, que pode afetar a composição físico-química, nutricional e propriedades bioativas. A aplicação de vários métodos de conservação podem ser cruciais para a preservação da qualidade e das características de interesse. Antes da sua comercialização, o pólen apícola é submetido a um processo de desidratação com o objetivo de reduzir os teores de humidade para valores considerados seguros, de forma a impedir alterações negativas e que ponham em causa a segurança dos consumidores. O presente trabalho teve como objetivo geral avaliar a influência da aplicação de diferentes métodos de conservação secagem convencional, liofilização e congelação, na composição química e nutricional, e nas propriedades microbiológicas e bioativas do pólen apícola. Foi verificado que a congelação foi um método eficaz na manutenção da qualidade microbiológica do pólen apícola, ao longo do armazenamento. As técnicas de desidratação, como a liofilização e desidratação, foram eficazes na redução da carga microbiana de microrganismos indicadores de qualidade sanitária e segurança alimentar. Na composição nutricional não foi verificada a influência dos processos de desidratação aplicados em relação à congelação, observando-se a manutenção do conteúdo da maioria dos parâmetros nutricionais. Neste estudo, constatou-se que os processos de secagem foram mais eficazes na manutenção das propriedades bioativas do produto quando comparado com o pólen congelado. A liofilização e a secagem convencional preservaram, ao fim de 1 ano, a maior parte do conteúdo fenólico das amostras quando comparado com amostras de pólen comercial recém comercializado no mercado.
- O impacto do Employer Branding no Comprometimento afetivo e Engagement dos colaboradoresPublication . Silva, Camille Soares da; Sousa, Andrea Isabel Oliveira da Costa eA valorização do Employer Branding por parte das organizações poderá contribuir para uma estratégia diferenciadora que, atualmente, deve ser considerada nas práticas de Gestão de Recursos Humanos e de Marketing. Além disso, atrair e reter os melhores talentos é decisivo para o sucesso das organizações, uma vez que tende a garantir uma vantagem competitiva face aos concorrentes. Desta forma, os resultados organizacionais vão depender de uma força de trabalho mais comprometida, onde o Comprometimento afetivo e o Engagement dos colaboradores assumem uma posição de extrema importância. Este estudo tem como objetivo fornecer evidências empíricas adicionais sobre a relação entre o Employer Branding, o Comprometimento afetivo e o Engagement dos colaboradores. Recorreu-se à elaboração de um estudo empírico quantitativo através da aplicação do método de inquérito por questionário, adotando a técnica “snowball”. O questionário foi divulgado de 27 de Setembro de 2022 a 12 de Janeiro de 2023 através da internet, tendo-se obtido um total de 191 respostas válidas. Os resultados do estudo alcançados através da análise de correlações e da aplicação de modelos de regressão hierárquica linear concluem que, se por um lado o Comprometimento afetivo é explicado pelo Employer Branding e a dimensão “Valor aplicação” do Employer Branding é aquela que apresenta um maior impacto no Comprometimento afetivo. Isto é, quando existem colaboradores comprometidos afetivamente, as organizações devem aplicar estratégias de Employer Branding baseadas na oferta de um ambiente de trabalho humano, orientado para o cliente, onde os colaboradores possam aplicar o seu conhecimento e transmiti-lo aos outros. Por outro lado, não foram encontrados efeitos significativos na relação entre o Employer Branding e o Engagement dos colaboradores. Concluiu-se ainda que existe um efeito positivo e significativo do Engagement no Comprometimento afetivo dos colaboradores, uma vez que quanto mais engajados estiverem os colaboradores com o seu trabalho, maiores serão os seus níveis de Comprometimento afetivo. No entanto, o Engagement não é considerado um mediador da relação entre o Employer Branding e o Comprometimento afetivo.
- Desenvolvimento e construção de um macroperfurador de manutenção rápidaPublication . Silvestre, João Miguel da Silva; Batista, Fernando da Conceição; Sousa, Carlos Manuel Pereira Costa eA macroperfuração dos filmes plásticos é um processo de perfuração mecânica que consiste na realização de perfurações de diferentes tamanhos e formatos no filme de plástico, consoante a necessidade do produto final. Estes filmes perfurados são amplamente utilizados em várias indústrias, incluindo a indústria alimentar e agrícola. Na última década foram desenvolvidos vários equipamentos de perfuração de forma a aumentar a precisão dos furos e o rendimento da produção dos perfuradores. No entanto, para maximizar a eficiência das tarefas e estender o período de vida útil das ferramentas de corte, é necessário efetuar diversas paragens que originam altas quebras de produtividade. O principal objetivo deste projeto é o desenvolvimento e construção de um macroperfurador capaz de reduzir as quebras de produtividade resultantes das paragens referentes à manutenção das ferramentas de corte e, desta forma, suprimir as necessidades sentidas na área da perfuração de bobines de filme plástico. Para o efeito, realizou-se um inquérito aos utilizadores, sendo o conceito do sistema revolver idealizado e analisado com vários modelos de protótipo. Após validação do protótipo e do sistema revolver, o novo equipamento foi desenvolvido com 1400 mm de zona útil para demonstração numa feira na Alemanha. As principais modificações realizadas em comparação ao modelo tradicional predem-se com a inversão da passagem do filme, as duas estações de trabalho intermutáveis, e o novo sistema de afinação de ferramentas. Este novo equipamento permite a manutenção de um conjunto de ferramentas enquanto o outro está a perfurar os filmes de plástico, evitando-se assim as quebras de produção associadas a este procedimento. Para além de permitir a manutenção e afinação das ferramentas de forma fácil e rápida, o desenvolvimento deste novo modelo garante ainda a rigidez da máquina e a redução de operários envolvidos em todo o processo de manutenção. Assim sendo, os objetivos do projeto foram concluídos com sucesso, pois o macroperfurador revolver desenvolvido permite aumentar a produção e rentabilidade do equipamento. No futuro, iremos construir macroperfuradores com zonas úteis maiores, uma vez que estes apresentam maior tempo de afinação/manutenção.
- Estudo do impacto da co-criação no processo de inovação das empresas, na satisfação e na fidelização do cliente: O caso das agências de viagensPublication . Ferreira, Beatriz Quintanilha; Moreira, Jacinta Raquel MiguelO crescimento dos mercados globais verificado nos últimos anos, fez com que as empresas, nomeadamente as agências de viagens, reinventassem os seus bens e serviços através da implementação de processos de co-criação. A existência de um processo colaborativo entre a empresa e o cliente, ou até mesmo outras partes interessadas, agiliza e potencia a satisfação do cliente bem como a sua fidelização. Com base neste pressuposto e na literatura existente, o presente trabalho tem como objetivo principal estudar o impacto da co-criação no processo de inovação das empresas, na satisfação do cliente e na sua fidelização, tendo em consideração as empresas de prestação de serviços de viagens. Para tal, foi definido um conjunto de variáveis e hipóteses que permitiu pôr em prática tal pretensão. Mediante a construção e aplicação de um questionário e posterior análise empírica aos resultados obtidos, foi possível confirmar que o processo de co-criação está positivamente associado à inovação, à satisfação e à fidelização do cliente, pelo que as empresas que se empenham no desenvolvimento de processos de co-criação com os seus clientes apresentam maiores probabilidades em desenvolver atividades inovadoras para além de contribuírem para o aumento da satisfação e fidelização dos seus clientes.
- Padrões de inovação no consórcio da Estratégia de Eficiência Colectiva PROVERE iNature - a experiência do investimento privado no CENTRO2020Publication . Ribeiro, Miguel Vasco da Graça; Rodrigues, Susana Cristina Serrano FernandesA inovação é um fenómeno de importância vital para a sobrevivência e afirmação da competitividade das empresas. Pode assumir múltiplas configurações e mobilizar diferentes dimensões da actividade empresarial. Pela sua relevância para o desenvolvimento económico e social, a inovação é frequentemente um aspecto estratégico fundamental que os programas de financiamento público procuram activar. Muitos são os investigadores que têm investigado a inovação, e os seus diferentes tipos. Contudo o estudo dos diferentes tipos de inovação e o financiamento público tem sido negligenciado. O presente estudo tem como objectivo aprofundar o conhecimento sobre os diversos tipos de inovação, essencialmente inovação em Produto (compreendendo duas categorias: Bens e Serviços) e inovação em Processo (compreendendo seis categorias: Produção de bens e serviços, Distribuição e logística, Marketing e vendas, Sistemas de informação e comunicação, Administração e Gestão, e Desenvolvimento de produto e processo), que são promovidos pelas empresas pela atribuição de financiamento público, i.e. projectos financiados pelo CENTRO2020, com um foco específico sobre o programa da Estratégia de Eficiência Colectiva PROVERE iNature. A arquitectura de tipos e categorias de inovação foi estabelecida pela 4ª edição do Manual de Oslo. A partir da recolha de informação secundária de 12 projectos com financiamento aprovado entre 2016 e 2020, os dados foram analisados com recurso ao software IBM® SPSS®, versão 28. Foi efectuada a correlação de Pearson, a análise factorial, a análise de clusters, assim como a análise descritiva dos dados estatísticos. As conclusões revelam diferentes tipos de inovação, com diferentes padrões de configuração, apoiados por financiamento público. Este é um dos primeiros estudos centrados na relação entre o financiamento público e a arquitectura de tipos e categorias de inovação estabelecida pela 4ª edição do Manual de Oslo.