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Authors
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Abstract(s)
A inovação é um fenómeno de importância vital para a sobrevivência e afirmação da
competitividade das empresas. Pode assumir múltiplas configurações e mobilizar diferentes
dimensões da actividade empresarial. Pela sua relevância para o desenvolvimento
económico e social, a inovação é frequentemente um aspecto estratégico fundamental que
os programas de financiamento público procuram activar.
Muitos são os investigadores que têm investigado a inovação, e os seus diferentes tipos.
Contudo o estudo dos diferentes tipos de inovação e o financiamento público tem sido
negligenciado. O presente estudo tem como objectivo aprofundar o conhecimento sobre os
diversos tipos de inovação, essencialmente inovação em Produto (compreendendo duas
categorias: Bens e Serviços) e inovação em Processo (compreendendo seis categorias:
Produção de bens e serviços, Distribuição e logística, Marketing e vendas, Sistemas de
informação e comunicação, Administração e Gestão, e Desenvolvimento de produto e
processo), que são promovidos pelas empresas pela atribuição de financiamento público, i.e.
projectos financiados pelo CENTRO2020, com um foco específico sobre o programa da
Estratégia de Eficiência Colectiva PROVERE iNature. A arquitectura de tipos e categorias
de inovação foi estabelecida pela 4ª edição do Manual de Oslo.
A partir da recolha de informação secundária de 12 projectos com financiamento aprovado
entre 2016 e 2020, os dados foram analisados com recurso ao software IBM® SPSS®,
versão 28.
Foi efectuada a correlação de Pearson, a análise factorial, a análise de clusters, assim como
a análise descritiva dos dados estatísticos. As conclusões revelam diferentes tipos de
inovação, com diferentes padrões de configuração, apoiados por financiamento público.
Este é um dos primeiros estudos centrados na relação entre o financiamento público e a
arquitectura de tipos e categorias de inovação estabelecida pela 4ª edição do Manual de Oslo.
Description
Keywords
Inovação Padrões Tipos de inovação Incentivos CENTRO2020 PROVERE