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Authors
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Abstract(s)
A valorização do Employer Branding por parte das organizações poderá contribuir para uma
estratégia diferenciadora que, atualmente, deve ser considerada nas práticas de Gestão de
Recursos Humanos e de Marketing. Além disso, atrair e reter os melhores talentos é decisivo
para o sucesso das organizações, uma vez que tende a garantir uma vantagem competitiva
face aos concorrentes. Desta forma, os resultados organizacionais vão depender de uma força
de trabalho mais comprometida, onde o Comprometimento afetivo e o Engagement dos
colaboradores assumem uma posição de extrema importância.
Este estudo tem como objetivo fornecer evidências empíricas adicionais sobre a relação entre
o Employer Branding, o Comprometimento afetivo e o Engagement dos colaboradores.
Recorreu-se à elaboração de um estudo empírico quantitativo através da aplicação do método
de inquérito por questionário, adotando a técnica “snowball”. O questionário foi divulgado
de 27 de Setembro de 2022 a 12 de Janeiro de 2023 através da internet, tendo-se obtido um
total de 191 respostas válidas.
Os resultados do estudo alcançados através da análise de correlações e da aplicação de
modelos de regressão hierárquica linear concluem que, se por um lado o Comprometimento
afetivo é explicado pelo Employer Branding e a dimensão “Valor aplicação” do Employer
Branding é aquela que apresenta um maior impacto no Comprometimento afetivo. Isto é,
quando existem colaboradores comprometidos afetivamente, as organizações devem aplicar
estratégias de Employer Branding baseadas na oferta de um ambiente de trabalho humano,
orientado para o cliente, onde os colaboradores possam aplicar o seu conhecimento e
transmiti-lo aos outros. Por outro lado, não foram encontrados efeitos significativos na
relação entre o Employer Branding e o Engagement dos colaboradores. Concluiu-se ainda
que existe um efeito positivo e significativo do Engagement no Comprometimento afetivo
dos colaboradores, uma vez que quanto mais engajados estiverem os colaboradores com o
seu trabalho, maiores serão os seus níveis de Comprometimento afetivo. No entanto, o
Engagement não é considerado um mediador da relação entre o Employer Branding e o
Comprometimento afetivo.
Description
Keywords
Employer Branding Comprometimento Organizacional Comprometimento afetivo Engagement