Browsing by Issue Date, starting with "2022-09-05"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- A Prática de Ensino Supervisionada na Educação de InfânciaPublication . Coutinho, Ândria Sofia Murraças; Oliveira, Luís Miguel Gonçalves deO presente relatório de Prática de Ensino Supervisionada foi elaborado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e apresenta-se dividido em três partes, relativas ao percurso desenvolvido nas três Práticas Pedagógicas (Creche, Jardim de Infância I e Jardim de Infância II). As práticas desenvolvidas nestes contextos possibilitaram compreender que o questionamento e a reflexão fazem parte do dia a dia de um educador, com a finalidade de melhorar a própria prática para promover o desenvolvimento e a aprendizagem do grupo de crianças, de acordo com as suas caraterísticas, necessidades e interesses. Por outro lado, o educador também deve saber que faz parte de uma equipa, ou seja, não trabalha sozinho. Por sua vez, estes ideais estiveram bem presentes na dimensão reflexiva de cada contexto. Relativamente ao ensaio investigativo, foi desenvolvido no contexto de Prática Pedagógica II, num jardim de infância da rede pública, com quatro crianças do grupo e com a educadora cooperante. O estudo pretendeu compreender como a gestão e organização do espaço numa sala de atividades de jardim de infância contribuiu para a realização das aprendizagens nas crianças. Consequentemente, os dados recolhidos permitiram compreender e identificar as várias aprendizagens concretizadas pelas crianças, espontaneamente nas respetivas áreas de atividades da sala.
- Arquétipos - um encontro entre o desenho e a performancePublication . Canepa, Brigitte; Morais, Teresa Margarida Luzio; Rama, Samuel José TravassosO ato de desenhar pode estar em conexão mútua com a performance quando o meu corpo incorpora os sete arquétipos, numa relação com os sete chacras. Parto desta possibilidade para desenvolver o meu projeto artístico, que é materialmente visível por via do desenho, e através da documentação de vídeo e fotografia. O que pode acontecer quando os padrões primordiais, os arquétipos, se estendem no corpo num processo de contínua transformação? Como reproduzir estes movimentos? Pode o desenho ser uma via? Como se cria uma conexão mútua entre o desenho, a performance, o corpo, os arquétipos e o ambiente? Na minha pesquisa, prática e teórica, com a minha experiência em Matridança, e com a minha prática profissional Bodynamic (psicoterapia somática), procurei interligar a sabedoria do corpo em movimento com o ato de desenhar. Através do estudo sobre os arquétipos nas obras do psicanalítico C.G Jung procurei reconhecer uma relação possível entre o movimento, a psique e o corpo. Esta dissertação aborda uma pesquisa interdisciplinar que envolve os campos científicos da arte, da psicoterapia somática e analítica, da biologia, além disso aborda num contexto sociocultural contemporâneo, a importância de uma relação entre o corpo, mente humana e a natureza.