Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

A Prática de Ensino Supervisionada na Educação de Infância

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Relatório_PES_Ândria Coutinho.pdf1.76 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente relatório de Prática de Ensino Supervisionada foi elaborado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e apresenta-se dividido em três partes, relativas ao percurso desenvolvido nas três Práticas Pedagógicas (Creche, Jardim de Infância I e Jardim de Infância II). As práticas desenvolvidas nestes contextos possibilitaram compreender que o questionamento e a reflexão fazem parte do dia a dia de um educador, com a finalidade de melhorar a própria prática para promover o desenvolvimento e a aprendizagem do grupo de crianças, de acordo com as suas caraterísticas, necessidades e interesses. Por outro lado, o educador também deve saber que faz parte de uma equipa, ou seja, não trabalha sozinho. Por sua vez, estes ideais estiveram bem presentes na dimensão reflexiva de cada contexto. Relativamente ao ensaio investigativo, foi desenvolvido no contexto de Prática Pedagógica II, num jardim de infância da rede pública, com quatro crianças do grupo e com a educadora cooperante. O estudo pretendeu compreender como a gestão e organização do espaço numa sala de atividades de jardim de infância contribuiu para a realização das aprendizagens nas crianças. Consequentemente, os dados recolhidos permitiram compreender e identificar as várias aprendizagens concretizadas pelas crianças, espontaneamente nas respetivas áreas de atividades da sala.

Description

Keywords

Educação Pré-Escolar Aprendizagem Organização espacio-temporal

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License