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- Estudos de mercado e análise de dados: o caso da EST, S.APublication . Ribeiro, Cristiana Filipa Pires; Vitorino, Liliana CoutinhoUm estudo de mercado tem a finalidade de estudar os mercados, identificar as suas alterações, antecipar e prever as tendências de um determinado mercado e compreender as necessidades de clientes. A realização de um estudo pelas organizações promove o encontro de respostas a questões que permitem enriquecer e fortalecer as mesmas. As organizações têm vindo cada vez mais a investir em tecnologia para armazenar, recuperar, recolher e processar os dados, recorrendo aos sistemas de informação para uma melhor tomada de decisão. A gestão de qualidade de dados pode ser definida como o parâmetro entre os dados apresentadas por um sistema de informação e os dados no mundo real. Os dois problemas identificados na empresa foram a inexistente avaliação dos clientes perdidos e a falta de informação sobre os concursos ganhos e perdidos no sistema de BI da empresa. De forma a pôr em prática os conhecimentos adquiridos no curso, durante o período de estágio foram dadas respostas às lacunas da empresa. Assim, foi desenvolvido um questionário a fim de avaliar os clientes perdidos, ou seja, o porquê de a empresa perderem os orçamentos desses respetivos clientes, e foram introduzidos novos dados no sistema de Business Intelligence sobre os clientes ganhos e perdidos, por setor, área de negócio e mercados e, ainda, sobre as respostas dos clientes ao questionário. Estas ainda permitiram uma análise mais profunda através de tabelas de frequências, estatística descritiva, teste F e teste t, no software SPSS, no sentido de perceber se os preços da proposta são explicados por outras variáveis. O presente relatório foi elaborado no âmbito do Mestrado em Gestão da Escola Superior de Tecnologias e Gestão e em resultado do estágio desempenhado na empresa EST, S.A. durante 640 horas.
- Relatório de estágio no Grupo Lusiaves - A importância das Tecnologias da Informação no desempenho do Grupo LusiavesPublication . Carreira, Pedro da Silva; Martins, José Luís PereiraNum contexto empresarial marcado pela constante necessidade de adaptação e reinvenção, os sistemas integrados de gestão tornam-se primordiais no caminho de obtenção do sucesso empresarial. Em função da evolução e adaptação das empresas e do mercado ao longo dos anos, as tecnologias da informação assumem um papel estratégico na gestão das empresas, sendo responsável por grande parte das melhorias nos processos e decisões. O presente relatório visa, para além de descrever e refletir o estágio realizado no Grupo Lusiaves, no âmbito do Mestrado em Controlo de Gestão, avaliar a importância das Tecnologias da Informação (TI) no desempenho das empresas e em particular a adoção de um sistema Enterprise Resource Planning (ERP) no desempenho do Grupo Lusiaves. Durante os 5 meses de estágio curricular realizado no Grupo Lusiaves, como assistente de contabilidade, foram desempenhadas funções nos departamentos de contabilidade e financeiro. O período de estágio coincidiu com a implementação de um novo sistema ERP no Grupo Lusiaves, que apesar de ainda em curso, e atualmente, em fase de conclusão, já produziu efeitos no Grupo. Em particular, nos departamentos de contabilidade e financeiro, as principais vantagens prendem-se com: a segurança, a flexibilidade e acesso remoto, a diminuição do tempo de resposta, a fiabilidade e a qualidade da informação. A par do que é evidenciado largamente pela literatura, a aplicação das TI no Grupo Lusiaves verifica um contributo efetivo para o aumento da vantagem competitiva e melhoria da eficiência, contribuindo para o sucesso da empresa. Contudo, a implementação do ERP ainda não se encontra concluída, pelo que não é possível afirmar que existe uma relação positiva direta entre a implementação do ERP e o desempenho do Grupo Lusiaves.
- From Evidence Synthesis to Transfer: Results from a Qualitative Case Study with the Perspectives of ParticipantsPublication . Baixinho, Cristina Lavareda; Ferreira, Óscar; Medeiros, Marcelo; Oliveira, Ellen Synthia Fernandes deThe increase in health research brings challenges to the production, synthesis, and use of research findings in clinical practice. In the case of undergraduate training in nursing, it is necessary to think about the curricular contents and create opportunities to develop skills for learning evidencebased practice. The objective of this study was to analyze nurses’ perspectives regarding the effects of their participation in a project of translation of knowledge into clinical practice during undergraduate nursing education, specifically involving knowledge, attitudes, and competencies related to the use of evidence. This is a qualitative case study grounded in the knowledge-to-action theoretical framework. The participants were 13 nurses who were involved in a project about the translation of knowledge into clinical practice during the last term of their undergraduate course. The data were collected by applying interviews between December 2020 and April 2021. Content analysis was carried out by using the qualitative data analysis software tool webQDA®. The following categories emerged from the content analysis carried out on the material gathered during the interviews: understanding evidence; learning how to use evidence; transferring evidence; adjusting to the context; and observing the advantages of evidence-based practice. Extracurricular activities were perceived as an opportunity to understand what evidence is and observe in loco the advantages of health care for clients, teams, and services. During the project, the participants developed crosssectional competencies and envisaged changes to their professional activity as a result of changes in their attitude regarding evidence and its use. We concluded that the opportunity to develop evidence-related activities allows for the development of skills and influences the attitude towards evidence-based practice and knowledge use.
- Plano de Marketing Internacional para Cabo Verde: o caso do Grupo TekaPublication . Saraiva, Inês Rafeiro; Vitorino, Liliana CoutinhoOs gestores de marketing têm cada vez mais a necessidade de internacionalizarem as suas empresas. Tencionam alargar as atividades das suas organizações fora do país de origem, para aproveitar economias de escala ou para melhorar a capacidade competitiva das empresas que lideram, entre outras. Face a esta necessidade é quase imperativo que as empresas elaborem um plano de marketing internacional para estarem bem preparadas para as diferenças que vão encontrar. A empresa que me acolheu para este estágio foi a Teka Portugal, fundada em 1924, situa-se na Zona Industrial da Mota em Ílhavo, distrito de Aveiro. É uma empresa multinacional alemã e a principal atividade é a produção e comercialização de produtos de cozinha tais como: eletrodomésticos de encastre, misturadoras, lava-loiças em aço inoxidável e soluções de banho. Durante as primeiras semanas do estágio, verificou-se que havia um ponto fraco na empresa. Esse ponto fraco tinha a ver com a expansão da Teka para alguns países do continente africano (Angola, Moçambique, Gana, Nigéria e Cabo Verde) e a inexistência de um plano que acompanhasse essa expansão. Percebida essa fraqueza, o programa de estágio teve como objetivo/contributo o desenvolvimento de um plano de marketing para um destes destinos, sendo que o escolhido foi Cabo Verde, devido à sua proximidade geográfica e cultural com Portugal, e porque em feiras internacionais havia uma procura por parte de clientes cabo-verdianos, registando encomendas pontuais de grande dimensão, que contactavam diretamente a Teka Portugal, ao que a empresa viu aqui uma janela de oportunidade para a sua internacionalização. A par desta atividade foram desenvolvidas outras tarefas que fez com que se aprofundassem outros conhecimentos sobre as responsabilidades ao trabalhar no departamento de vendas de uma empresa. O presente relatório foi realizado como etapa final do Mestrado em Gestão da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Leiria, e tem como objetivo principal apoiar a internacionalização da empresa Teka para Cabo Verde sugerindo-lhe um plano de marketing. O estágio decorreu de 6 de setembro de 2021 a 26 de janeiro de 2022, e teve a duração de 640 horas, aproximadamente 16 semanas.