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Um estudo de mercado tem a finalidade de estudar os mercados, identificar as suas alterações, antecipar e prever as tendências de um determinado mercado e compreender as necessidades de clientes. A realização de um estudo pelas organizações promove o encontro de respostas a questões que permitem enriquecer e fortalecer as mesmas.
As organizações têm vindo cada vez mais a investir em tecnologia para armazenar, recuperar, recolher e processar os dados, recorrendo aos sistemas de informação para uma melhor tomada de decisão. A gestão de qualidade de dados pode ser definida como o parâmetro entre os dados apresentadas por um sistema de informação e os dados no mundo real.
Os dois problemas identificados na empresa foram a inexistente avaliação dos clientes perdidos e a falta de informação sobre os concursos ganhos e perdidos no sistema de BI da empresa. De forma a pôr em prática os conhecimentos adquiridos no curso, durante o período de estágio foram dadas respostas às lacunas da empresa. Assim, foi desenvolvido um questionário a fim de avaliar os clientes perdidos, ou seja, o porquê de a empresa perderem os orçamentos desses respetivos clientes, e foram introduzidos novos dados no sistema de Business Intelligence sobre os clientes ganhos e perdidos, por setor, área de negócio e mercados e, ainda, sobre as respostas dos clientes ao questionário. Estas ainda permitiram uma análise mais profunda através de tabelas de frequências, estatística descritiva, teste F e teste t, no software SPSS, no sentido de perceber se os preços da proposta são explicados por outras variáveis.
O presente relatório foi elaborado no âmbito do Mestrado em Gestão da Escola Superior de Tecnologias e Gestão e em resultado do estágio desempenhado na empresa EST, S.A. durante 640 horas.
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Keywords
Estudos de mercado Dados Business Intelligence EST