Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
2.4 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Os gestores de marketing têm cada vez mais a necessidade de internacionalizarem as suas empresas. Tencionam alargar as atividades das suas organizações fora do país de origem, para aproveitar economias de escala ou para melhorar a capacidade competitiva das empresas que lideram, entre outras. Face a esta necessidade é quase imperativo que as empresas elaborem um plano de marketing internacional para estarem bem preparadas para as diferenças que vão encontrar.
A empresa que me acolheu para este estágio foi a Teka Portugal, fundada em 1924, situa-se na Zona Industrial da Mota em Ílhavo, distrito de Aveiro. É uma empresa multinacional alemã e a principal atividade é a produção e comercialização de produtos de cozinha tais como: eletrodomésticos de encastre, misturadoras, lava-loiças em aço inoxidável e soluções de banho. Durante as primeiras semanas do estágio, verificou-se que havia um ponto fraco na empresa. Esse ponto fraco tinha a ver com a expansão da Teka para alguns países do continente africano (Angola, Moçambique, Gana, Nigéria e Cabo Verde) e a inexistência de um plano que acompanhasse essa expansão. Percebida essa fraqueza, o programa de estágio teve como objetivo/contributo o desenvolvimento de um plano de marketing para um destes destinos, sendo que o escolhido foi Cabo Verde, devido à sua proximidade geográfica e cultural com Portugal, e porque em feiras internacionais havia uma procura por parte de clientes cabo-verdianos, registando encomendas pontuais de grande dimensão, que contactavam diretamente a Teka Portugal, ao que a empresa viu aqui uma janela de oportunidade para a sua internacionalização. A par desta atividade foram desenvolvidas outras tarefas que fez com que se aprofundassem outros conhecimentos sobre as responsabilidades ao trabalhar no departamento de vendas de uma empresa.
O presente relatório foi realizado como etapa final do Mestrado em Gestão da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Leiria, e tem como objetivo principal apoiar a internacionalização da empresa Teka para Cabo Verde sugerindo-lhe um plano de marketing. O estágio decorreu de 6 de setembro de 2021 a 26 de janeiro de 2022, e teve a duração de 640 horas, aproximadamente 16 semanas.
Description
Keywords
Marketing internacional Plano de marketing internacional Cabo Verde Teka Estágio