Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Plano de Marketing Internacional para Cabo Verde: o caso do Grupo Teka

Use this identifier to reference this record.

Abstract(s)

Os gestores de marketing têm cada vez mais a necessidade de internacionalizarem as suas empresas. Tencionam alargar as atividades das suas organizações fora do país de origem, para aproveitar economias de escala ou para melhorar a capacidade competitiva das empresas que lideram, entre outras. Face a esta necessidade é quase imperativo que as empresas elaborem um plano de marketing internacional para estarem bem preparadas para as diferenças que vão encontrar. A empresa que me acolheu para este estágio foi a Teka Portugal, fundada em 1924, situa-se na Zona Industrial da Mota em Ílhavo, distrito de Aveiro. É uma empresa multinacional alemã e a principal atividade é a produção e comercialização de produtos de cozinha tais como: eletrodomésticos de encastre, misturadoras, lava-loiças em aço inoxidável e soluções de banho. Durante as primeiras semanas do estágio, verificou-se que havia um ponto fraco na empresa. Esse ponto fraco tinha a ver com a expansão da Teka para alguns países do continente africano (Angola, Moçambique, Gana, Nigéria e Cabo Verde) e a inexistência de um plano que acompanhasse essa expansão. Percebida essa fraqueza, o programa de estágio teve como objetivo/contributo o desenvolvimento de um plano de marketing para um destes destinos, sendo que o escolhido foi Cabo Verde, devido à sua proximidade geográfica e cultural com Portugal, e porque em feiras internacionais havia uma procura por parte de clientes cabo-verdianos, registando encomendas pontuais de grande dimensão, que contactavam diretamente a Teka Portugal, ao que a empresa viu aqui uma janela de oportunidade para a sua internacionalização. A par desta atividade foram desenvolvidas outras tarefas que fez com que se aprofundassem outros conhecimentos sobre as responsabilidades ao trabalhar no departamento de vendas de uma empresa. O presente relatório foi realizado como etapa final do Mestrado em Gestão da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Leiria, e tem como objetivo principal apoiar a internacionalização da empresa Teka para Cabo Verde sugerindo-lhe um plano de marketing. O estágio decorreu de 6 de setembro de 2021 a 26 de janeiro de 2022, e teve a duração de 640 horas, aproximadamente 16 semanas.

Description

Keywords

Marketing internacional Plano de marketing internacional Cabo Verde Teka Estágio

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License