Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
3.49 MB | Adobe PDF |
Authors
Abstract(s)
iii
RESUMO
O presente relatório surge no âmbito do mestrado em Educação Pré-
Escolar. A organização do mesmo é realizada em duas partes,
primeiramente a dimensão reflexiva, na qual é relatado de forma
reflexiva e critica o percurso realizado durante as diferentes Práticas
Pedagógicas, em creche e jardim de infância. A segunda parte trata-se
da dimensão investigativa, que surge com o objetivo de analisar o
desenvolvimento de competências matemáticas ao nível da
organização e tratamento de dados num grupo de crianças de 4 a 6
anos de idade. Com o meu objetivo definido, implementei um
conjunto de tarefas que me permitiram entender as estratégias
utilizadas pelas crianças, as suas dificuldades e observar também as
aprendizagens e competências que foram desenvolvidas com o
implementar de cada tarefa nova.
Para investigação realizada optei por uma metodologia de carácter
qualitativo, tendo por base a descrição e a interpretação
Este estudo permitiu entender que através de tarefas lúdicas e de uma
atitude sensível por parte do educador, é possível promover o
desenvolvimento de competências no âmbito da Organização e
Tratamento de Dados.
Description
Keywords
Educação Pré-Escolar Matemática Ensino da matemática Organização de dados