Browsing by Issue Date, starting with "2022-01-05"
Now showing 1 - 6 of 6
Results Per Page
Sort Options
- (AquaSoft 4.0) Administration Shell e Ligação à Cloud do AquaSoftPublication . Marques, Rodrigo Gomes; Ribeiro, Eliseu Manuel ArtilheiroA Indústria 4.0 apresenta conceitos cada vez mais populares e encontra-se cada vez mais presente no meio académico. Um desses conceitos é a interoperabilidade, que é possível graças a protocolos de comunicação como o OPC-UA que permite interligar sistemas de plataformas diferentes. Outra referência da Indústria 4.0 é a digitalização, que é possível graças aos componentes da Indústria 4.0, que são compostos por uma Asset Administration Shell que contém as características do componente. Neste projeto, desenvolveu-se uma Administration Shell para um kit existente na Siemens Automation Academy da ESTG que simula a distribuição de água para diferentes aldeias permitindo também estudar a viabilidade deste projeto para sistemas de maior escala. Além de desenvolver a Administration Shell, estabeleceu-se também a comunicação OPC-UA do Kit com o exterior e ligou-se ainda o Kit a uma cloud. O resultado deste projeto é a possibilidade de controlar e monitorizar um kit através de sistemas externos, existindo assim um controlador de alto nível que contém um servidor OPC-UA e autómatos externos com clientes OPC-UA. O trabalho desenvolvido permite a utilização destas funcionalidades por parte de outros estudantes através de simples adaptações e permite ainda fazer uma comparação entre esta aplicação e possíveis utilizações das mesmas tecnologias em meio industrial que podem beneficiar com a implementação destes conceitos.
- Virtualização e Otimização de Processos na Indústria 4.0Publication . Rodrigues, Jérôme Ribeiro Costa Rodrigues; Ribeiro, Eliseu Manuel ArtilheiroNeste trabalho pretendeu-se desenvolver o processo de virtualização de processos industriais, reforçando a importância do conhecimento a análise dos processos automáticos na Indústria 4.0. A virtualização dos processos permite criar uma representação virtual de um processo a estudar para análise do mesmo. No âmbito da virtualização surge o conceito de digital twin. Este é uma representação virtual de um processo físico existente, que recria e mantem todas as informações relativas ao processo, de modo a identificar erros e melhorias, pela sua interação com o processo físico. Inicialmente foi efetuado o digital twin de um kit de automação existente na Siemens Automation Academy, na ESTG. Este kit genérico, pretende simular diferentes processos industriais sequenciais, para tal é composto por um transportador que vai movimentando peças entre diferentes estações, tendo disponível para o operador sensores e atuadores essenciais ao funcionamento do processo automático. Para o processo de virtualização recorreu-se ao software de modulação 3D, Siemens NX MCD. Com este software criou-se o digital twin, de modo a conservar a mecânica e a física do processo físico, assim como o seu funcionamento geral por meio de sensores e atuadores. O passo seguinte foi efetuar o comissionamento virtual de modo a garantir que o comportamento do modelo virtual fosse igual no modelo real. Este comissionamento permitirá, em ambiente virtual, estudar e analisar o processo para colmatar erros de funcionamento e estruturar um controlo otimizado e adequado ao processo. Deste modo é possível estudar o comportamento do processo com vista a poder ser implementadas algumas otimizações, como por exemplo ser possível reduzir tempos de ciclo assim com outros paramentos eventuais recursos O controlo do funcionamento automático do processo foi garantido através autómato industrial Siemens S7-1500, que estava ligado fisicamente ao modelo real e pelo protocolo OPC-UA do modelo virtual. Com este protocolo de comunicação, estabeleceu-se um servidor que disponibilizará a informação relativa ao sistema, para que dispositivos externos da mesma rede possam aceder á mesma. Por fim, desenvolveu-se uma aplicação com vista a otimizar o processo, tendo por análise a informação do estado atual do sistema para monitorização e controlo de operações adequado.
- International Open Innovation Strategies of Firms in European Peripheral RegionsPublication . Oliveira, Márcio; Lopes, João M.; Gomes, Sofia; Oliveira, JoséThe involvement of companies in different open innovation activities, through knowledge outputs and inputs, has become increasingly important for the success of companies. However, the existing literature on open innovation is scarce concerning the internationalization process of companies. The internationalization of companies is fundamental in the continuous search to increase the performance of companies externally. The objective of the present research is to explain the strategic processes in the internationalization of companies located in peripheral regions at the time of the COVID-19 pandemic from the perspective of dynamic capabilities. The sample used for this research is composed of seven Portuguese companies. The methodology of qualitative nature is exploratory and uses a case study approach. Regarding the foremost modes of operation in international markets and strategies, we find that (1) companies have partnerships with local distributors or appoint exclusive importers/distributors, and (2) companies prefer to place their products in the market through their brand, “co-branded” projects with retailers, or “private label” projects. Of the seven companies under study, six use a standardization strategy, and one opts for a configuration-coordination strategy. Our findings clarified the literature on export and internationalization strategies in a peripheral country, allowing a closer incept of the organizational and dynamic capabilities and an overview of the supporting tools these companies have to compete in the global market. Our study is original because few articles study the internationalization strategies of companies at the time of the COVID-19 pandemic and in peripheral regions of Europe.
- O Plano de Marketing – O exemplo de uma start up da indústria têxtil com práticas de sustentabilidadePublication . Vrieze, Alicia Vieira de; Susana Cristina Serrano Fernandes, RodriguesA Indústria Têxtil tem um forte impacto negativo no meio ambiente, devido ao desperdício gerado que se deve sobretudo ao fast fashion. Criar produtos têxteis sustentáveis e intemporais é uma das medidas para proteger o planeta. A marca Conscious Antwerp pretende sensibilizar a sociedade em relação às consequências da moda rápida e oferecer produtos têxteis sustentáveis, produzidos localmente e de forma justa. O presente relatório surge no âmbito do estágio curricular realizado com o Programa Erasmus + , do segundo ano de Mestrado de Gestão, da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico do Leiria. O relatório analisa a temática da sustentabilidade, do marketing e apresenta um plano de marketing que foi desenvolvido durante seis meses de estágio na marca Conscious Antwerp, sedeada em Antuérpia – Bélgica. O estágio tinha como objetivo a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos durante a parte curricular do mestrado e propunha-se criar valor para a organização através da recolha de dados e informações que auxiliam a start up a penetrar no mercado Belga. A realização do estágio foi positiva, visto que proporcionou conhecimento sobre a gestão de uma empresa, sobre como se faz um plano de marketing e o que é necessário para o lançamento de um produto para o mercado. Abriu novos horizontes, incrementou competências, melhorou capacidades pessoais, sobretudo linguísticas, e permitiu uma visão mais alargada sobre a indústria têxtil e o mercado Belga.
- Mobile long range rfid reader for indoor positioning system (mlrips)Publication . Santos, Ricardo Batista; Pereira, João da Silva; Mendes, Sílvio Priem; Gomes, Hugo Miguel CravoThe industry is evolving and is currently living in the 4th industry revolution. It is facing new concepts, such as IoT (Internet of Things), which can create networks of devices to monitor, send and collect data. It enables new ways of production, valuecreation, and real time optimization. This project makes use of passive RFID (Radio Frequency Identification) tags for indoor positioning systems (IPS), in the moulds industry allowing the localization of moulds or tools inside big warehouses. A solution was created using RFID tags and an array of readers attached to specific industrial zones, able to locate moulds or tools with a precision of half a meter. The tag position will be broadcasted using an industry standard communication protocol called OPC-UA (OPC Unified Architecture).
- Proposta de Aplicabilidade do Balanced Scorecard numa PME do Setor dos MoldesPublication . Vieira, Mário Filipe Ferreira; Rodrigues, Susana Cristina Serrano FernandesVivemos num mundo globalizado, os mercados estão cada vez mais competitivos e as organizações carecem cada vez mais de uma estratégia que lhes proporcione diferenciais competitivos face aos seus concorrentes. Neste âmbito, o Balanced Scorecard (BSC) assume-se como um instrumento de gestão fundamental, uma vez que coloca a estratégia no centro do processo de gestão e ajuda as empresas a alinharem a eficiência operacional com a estratégia competitiva, melhorando assim o desempenho em todos os níveis da organização. A gestão estratégica revela-se como uma necessidade não só para grandes empresas, mas também para pequenas e médias empresas (PME), que por sua vez, possuem uma elevada representatividade no tecido empresarial português. O contributo prático deste projeto é apresentar uma proposta de aplicabilidade do BSC numa PME do setor dos moldes, que possui um pensamento estratégico deficitário e procura reduzir a sua dependência face ao mercado nacional. Pretende-se compreender se a aplicação desta ferramenta de gestão é adequada para PMEs e se contribui para a formalização e concretização da sua estratégia. Neste sentido, foi elaborado um estudo de caso, com recurso a entrevistas e questionários realizados a toda a organização, com os seguintes objetivos: definir e clarificar os pilares do BSC (missão, valores e visão); estabelecer as iniciativas para os objetivos estratégicos; definir os indicadores e as metas de desempenho para cada uma das perspetivas do BSC e; perceber se a própria estratégia estava bem definida, disseminada e materializada nas atividades operacionais da empresa. Por conseguinte, o modelo de aplicabilidade do BSC a seguir neste projeto, teve em consideração as fases de conceção propostas pela revisão da literatura, adaptadas à realidade da PME em estudo. O desenvolvimento deste estudo possibilitou que fossem levantadas algumas questões sobre a gestão organizacional da empresa, designadamente, sobre a eficiência do sistema de comunicação interna, a ausência de um sistema de gestão de desempenho e a necessidade de aprimorar o sistema de motivação e recompensas. Finalmente, os resultados manifestam que a aplicabilidade do BSC melhora o desempenho da organização e contribui para o alinhamento da sua estratégia com as atividades operacionais. Os resultados sugerem ainda, que a probabilidade de sucesso da aplicabilidade do BSC, aumenta com a utilização de outros sistemas de controlo e avaliação de performance. Prevê-se que sincronicamente estimulem o desenvolvimento de novos procedimentos, o melhoramento da qualidade dos produtos e serviços, e a criação de vantagens competitivas para a organização.