Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
6.07 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Vivemos num mundo globalizado, os mercados estão cada vez mais competitivos e as organizações carecem cada vez mais de uma estratégia que lhes proporcione diferenciais competitivos face aos seus concorrentes. Neste âmbito, o Balanced Scorecard (BSC) assume-se como um instrumento de gestão fundamental, uma vez que coloca a estratégia no centro do processo de gestão e ajuda as empresas a alinharem a eficiência operacional com a estratégia competitiva, melhorando assim o desempenho em todos os níveis da organização. A gestão estratégica revela-se como uma necessidade não só para grandes empresas, mas também para pequenas e médias empresas (PME), que por sua vez, possuem uma elevada representatividade no tecido empresarial português. O contributo prático deste projeto é apresentar uma proposta de aplicabilidade do BSC numa PME do setor dos moldes, que possui um pensamento estratégico deficitário e procura reduzir a sua dependência face ao mercado nacional. Pretende-se compreender se a aplicação desta ferramenta de gestão é adequada para PMEs e se contribui para a formalização e concretização da sua estratégia.
Neste sentido, foi elaborado um estudo de caso, com recurso a entrevistas e questionários realizados a toda a organização, com os seguintes objetivos: definir e clarificar os pilares do BSC (missão, valores e visão); estabelecer as iniciativas para os objetivos estratégicos; definir os indicadores e as metas de desempenho para cada uma das perspetivas do BSC e; perceber se a própria estratégia estava bem definida, disseminada e materializada nas atividades operacionais da empresa. Por conseguinte, o modelo de aplicabilidade do BSC a seguir neste projeto, teve em consideração as fases de conceção propostas pela revisão da literatura, adaptadas à realidade da PME em estudo.
O desenvolvimento deste estudo possibilitou que fossem levantadas algumas questões sobre a gestão organizacional da empresa, designadamente, sobre a eficiência do sistema de comunicação interna, a ausência de um sistema de gestão de desempenho e a necessidade de aprimorar o sistema de motivação e recompensas.
Finalmente, os resultados manifestam que a aplicabilidade do BSC melhora o desempenho da organização e contribui para o alinhamento da sua estratégia com as atividades operacionais. Os resultados sugerem ainda, que a probabilidade de sucesso da aplicabilidade do BSC, aumenta com a utilização de outros sistemas de controlo e avaliação de performance. Prevê-se que sincronicamente estimulem o desenvolvimento de novos procedimentos, o melhoramento da qualidade dos produtos e serviços, e a criação de vantagens competitivas para a organização.
Description
Keywords
Balanced scorecard Pequenas e médias empresas Gestão de desempenho Gestão estratégica Setor dos moldes