Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
15.97 MB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
O presente relatório descreve e caracteriza as atividades realizadas no âmbito de um
estágio na entidade de acolhimento Vimoter – Centro Porsche de Leiria. O estágio teve a
duração de dez meses, num total de 1400 horas de contacto. O principal objetivo deste
estágio estava relacionado com a gestão integrada de serviços, nomeadamente no após-venda
do setor automóvel. Este focou-se na caracterização de processos e na apresentação de
potenciais propostas de melhoria no âmbito do departamento de após-venda.
Para além dos trabalhos de campo realizados na entidade de acolhimento, foram
realizados ainda dois estudos complementares que mereceram a sua aceitação em
conferências internacionais, tendo um deles merecido mesmo uma menção especial.
No âmbito deste estágio foram realizadas atividades de gestão oficinal, nomeadamente:
inventários de ferramentas, equipamentos, manutenção e organização. Foi realizado ainda
um estudo exaustivo, no campo do conhecimento existente na área de serviço pós-venda sob
o foco da Indústria 4.0. Por fim, foi desenvolvida uma ferramenta informática para a gestão
de ferramentas especiais na entidade de acolhimento.
Os resultados dos trabalhos realizados no âmbito deste estágio permitiram uma maior
compreensão das atividades relacionadas com a gestão integrada de serviços após-venda do
setor automóvel, bem como uma melhor e mais eficaz gestão das ferramentas especiais da
empresa.
Description
Keywords
Após-venda Gestão de processos Lean Thinking Mapeamento de processos Indústria 4.0