Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
161.77 KB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Este relato de experiência dá a conhecer os instrumentos de supervisão utilizados por uma das
docentes da unidade curricular de Prática Pedagógica - Creche do Mestrado em Educação Pré-Escolar
do Instituto Politécnico de Leiria - Portugal, no ano
letivo 2014/2015, com um par pedagógico. Identifica
exercícios formativos escritos transversais à unidade
curricular e apresenta quatro exercícios específicos
desenvolvidos em contexto de supervisão da tríade
em análise (supervisor/par pedagógico): i) sínteses reflexivas das reuniões de supervisão (em grupo de pares), ii) desafios semanais com auto e heteroavaliação,
iii) registos das aprendizagens realizadas em contexto
educativo com a Educadora Cooperante e com a Auxiliar de Ação Educativa e iv) questões para pensar e
responder (exercícios individuais). Estes instrumentos da prática supervisiva solicitaram a descrição, a
interpretação, o confronto e a problematização contribuindo para a reconstrução de conhecimentos
teórico/práticos e críticos sobre a ação docente.
Description
Projeto financiado - concurso interno IPL - 2010-2012
Keywords
Métodos de Ensino Prática Profissional Discussões Supervisão Aprendizagem
Citation
Simões Dias, I. (2020). Instrumentos de supervisão: contributo para a formação de educadores de infância. RELADEI-Revista Latinoamericana de Educación Infantil, 9(2). Diponível: http://www.reladei.net