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- Refletindo sobre estereótipos de género numa turma de 3.º ano de escolaridadePublication . Almeida, Daniela Sofia Teixeira; Barata, Clarinda Luísa FerreiraO presente relatório foi elaborado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e encontra-se dividido em duas partes: Parte I – Dimensão Reflexiva e Parte II – Dimensão Investigativa. Na parte I, apresentam-se as reflexões críticas, fundamentadas com os aspetos mais relevantes vivenciados durante as Práticas Pedagógicas nos diferentes contextos. Assim, apresenta-se uma reflexão sobre o papel do educador/ professor reflexivo, seguida da reflexão alusiva ao contexto de Creche, Jardim de Infância e, seguidamente, as reflexões do contexto do 1.º CEB (2.º e 3.º ano de escolaridade). Na parte II, encontra-se o estudo investigativo concretizado, cuja finalidade foi compreender de que forma a realização de uma sequência de tarefas não sexistas contribui para a alteração dos estereótipos de género numa turma de 3.º ano de escolaridade. Este estudo permitiu desenvolver um inquérito inicial, realizando um levantamento dos estereótipos de género existentes na turma; de seguida, desenvolver uma sequência de tarefas não sexistas; e, por fim, repetir o mesmo inquérito, de forma a perceber se existiram alterações ou manutenção das respostas dos alunos. Os resultados do estudo investigativo realizado, indiciam que a sequência de tarefas não sexistas implementadas, pedagogicamente, alteraram as respostas dadas pelos participantes, relativamente aos papéis de género.
- Desenvolvimento e proposta de implementação de um programa de fidelização de acordo com o Regulamento Geral de Proteção de DadosPublication . Coito, Mafalda Sofia Leão do; Fonseca, Júlia Fragoso daA rápida evolução das tecnologias e a crescente democratização da informação conduziram, nos últimos anos, ao aparecimento de novas formas de concorrência que levaram a um problema constante de infidelidade por parte dos clientes/consumidores. Com o intuito de inverter este cenário de infidelidade surgiu o marketing relacional que, através de várias técnicas e processos, pretende reforçar a relação de proximidade dos clientes com as empresas tendo, muitas vezes, por base os dados recolhidos sobre esses mesmos clientes. Com a implementação do Regime Geral de Proteção de Dados (RGPD), em vigor desde Maio de 2018, todas as empresas, incluindo as hoteleiras, viram-se obrigadas a reformular os seus procedimentos de Client Relationship Management (CRM) de modo a garantir a segurança e privacidade dos dados recolhidos sobre os seus clientes. Neste sentido, o projeto apresentado tem como propósito o desenvolvimento de um programa de fidelização de clientes para o Real Abadia Congress & Spa Hotel, de acordo com o RGPD, cujo objetivo é recolher os dados dos clientes e hóspedes e rentabilizar essa informação com ações que permitam convertê-los em clientes fiéis. Assim, são propostas várias ações que visam o aumento da base de dados da unidade hoteleira bem como um conjunto de medidas que, através do cruzamento dos dados recolhidos, pretendem conduzir a uma comunicação mais eficaz. Por se tratar de um projeto, a sua implementação e evolução irão depender da capacidade de concretização das ações propostas, por parte da unidade hoteleira, e da sua flexibilidade e assertividade na revisão e atualização das normas de RGDP sempre que sejam implementadas novas ações de recolha de dados.