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- Refletindo sobre estereótipos de género numa turma de 3.º ano de escolaridadePublication . Almeida, Daniela Sofia Teixeira; Barata, Clarinda Luísa FerreiraO presente relatório foi elaborado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e encontra-se dividido em duas partes: Parte I – Dimensão Reflexiva e Parte II – Dimensão Investigativa. Na parte I, apresentam-se as reflexões críticas, fundamentadas com os aspetos mais relevantes vivenciados durante as Práticas Pedagógicas nos diferentes contextos. Assim, apresenta-se uma reflexão sobre o papel do educador/ professor reflexivo, seguida da reflexão alusiva ao contexto de Creche, Jardim de Infância e, seguidamente, as reflexões do contexto do 1.º CEB (2.º e 3.º ano de escolaridade). Na parte II, encontra-se o estudo investigativo concretizado, cuja finalidade foi compreender de que forma a realização de uma sequência de tarefas não sexistas contribui para a alteração dos estereótipos de género numa turma de 3.º ano de escolaridade. Este estudo permitiu desenvolver um inquérito inicial, realizando um levantamento dos estereótipos de género existentes na turma; de seguida, desenvolver uma sequência de tarefas não sexistas; e, por fim, repetir o mesmo inquérito, de forma a perceber se existiram alterações ou manutenção das respostas dos alunos. Os resultados do estudo investigativo realizado, indiciam que a sequência de tarefas não sexistas implementadas, pedagogicamente, alteraram as respostas dadas pelos participantes, relativamente aos papéis de género.
- Desenvolvimento e proposta de implementação de um programa de fidelização de acordo com o Regulamento Geral de Proteção de DadosPublication . Coito, Mafalda Sofia Leão do; Fonseca, Júlia Fragoso daA rápida evolução das tecnologias e a crescente democratização da informação conduziram, nos últimos anos, ao aparecimento de novas formas de concorrência que levaram a um problema constante de infidelidade por parte dos clientes/consumidores. Com o intuito de inverter este cenário de infidelidade surgiu o marketing relacional que, através de várias técnicas e processos, pretende reforçar a relação de proximidade dos clientes com as empresas tendo, muitas vezes, por base os dados recolhidos sobre esses mesmos clientes. Com a implementação do Regime Geral de Proteção de Dados (RGPD), em vigor desde Maio de 2018, todas as empresas, incluindo as hoteleiras, viram-se obrigadas a reformular os seus procedimentos de Client Relationship Management (CRM) de modo a garantir a segurança e privacidade dos dados recolhidos sobre os seus clientes. Neste sentido, o projeto apresentado tem como propósito o desenvolvimento de um programa de fidelização de clientes para o Real Abadia Congress & Spa Hotel, de acordo com o RGPD, cujo objetivo é recolher os dados dos clientes e hóspedes e rentabilizar essa informação com ações que permitam convertê-los em clientes fiéis. Assim, são propostas várias ações que visam o aumento da base de dados da unidade hoteleira bem como um conjunto de medidas que, através do cruzamento dos dados recolhidos, pretendem conduzir a uma comunicação mais eficaz. Por se tratar de um projeto, a sua implementação e evolução irão depender da capacidade de concretização das ações propostas, por parte da unidade hoteleira, e da sua flexibilidade e assertividade na revisão e atualização das normas de RGDP sempre que sejam implementadas novas ações de recolha de dados.
- Trabalho sem fronteiras: Perspetivas sobre os serviços domésticos e a prestação de cuidadosPublication . Dias, Nuno; Brasão, Inês; Abrantes, ManuelA apresentação deste dossier resulta do encontro de vontades de três pessoas que têm investigado o universo dos serviços domésticos a partir de perspetivas diferenciadas, complementares, mas, por vezes, pouco comunicantes. Os processos de feminização dos movimentos migratórios e do mercado de trabalho das últimas décadas têm sido reconhecidos largamente pela literatura, em alguns casos como parte integrante desses movimentos desde a sua origem. A globalização da economia capitalista e o consequente movimento perpétuo de circulação de forças de criação e de destruição de trabalho beneficiaram da participação, nesse movimento, das mulheres e da sua fuga, enquanto resistência, à «dominação masculina». Todavia, apesar da natureza estruturante destas dinâmicas, as narrativas mais influentes sobre o mercado de trabalho e as suas disposições futuras tendem a menorizar um amplo conjunto de protagonistas e de sectores de atividade.
- 2-Hydroxy-4-methoxybenzaldehyde fromHemidesmus indicusis antagonistic toStaphylococcus epidermidisbiofilm formationPublication . Kannappan, Arunachalam; Durgadevi, Ravindran; Srinivasan, Ramanathan; Lagoa, Ricardo José Lucas; Packiavathy, Issac Abraham Sybiya Vasantha; Pandian, Shunmugiah Karutha; Ravi, Arumugam VeeraStaphylococcus epidermidis (SE) is an opportunistic nosocomial pathogen that accounts for recalcitrant device-related infections worldwide. Owing to the growing interest in plants and their secondary metabolites targeting bacterial adhesion, this study was intended to uncover the anti-biofilm potential of Hemidesmus indicus and its major constituent 2-hydroxy-4-methoxybenzaldehyde (HMB) against SE. The minimum biofilm inhibitory concentration (MBIC) of H. indicus root extract and HMB were found to be 500 and 250 µg ml−1, respectively. The results of time-dependent biofilm inhibition and mature biofilm disruption assays confirmed that HMB targets initial cell adhesion. Furthermore, interference by HMB in the expression of adhesin genes (icaA, aap and bhp) and biofilm components was associated with an increased susceptibility of SE to oxidative stress and antibiotics. To conclude, this study reports for the first time HMB as a potential drug against SE biofilms.