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Abstract(s)
A rápida evolução das tecnologias e a crescente democratização da informação conduziram, nos últimos anos, ao aparecimento de novas formas de concorrência que levaram a um problema constante de infidelidade por parte dos clientes/consumidores.
Com o intuito de inverter este cenário de infidelidade surgiu o marketing relacional que, através de várias técnicas e processos, pretende reforçar a relação de proximidade dos clientes com as empresas tendo, muitas vezes, por base os dados recolhidos sobre esses mesmos clientes.
Com a implementação do Regime Geral de Proteção de Dados (RGPD), em vigor desde Maio de 2018, todas as empresas, incluindo as hoteleiras, viram-se obrigadas a reformular os seus procedimentos de Client Relationship Management (CRM) de modo a garantir a segurança e privacidade dos dados recolhidos sobre os seus clientes.
Neste sentido, o projeto apresentado tem como propósito o desenvolvimento de um programa de fidelização de clientes para o Real Abadia Congress & Spa Hotel, de acordo com o RGPD, cujo objetivo é recolher os dados dos clientes e hóspedes e rentabilizar essa informação com ações que permitam convertê-los em clientes fiéis.
Assim, são propostas várias ações que visam o aumento da base de dados da unidade hoteleira bem como um conjunto de medidas que, através do cruzamento dos dados recolhidos, pretendem conduzir a uma comunicação mais eficaz.
Por se tratar de um projeto, a sua implementação e evolução irão depender da capacidade de concretização das ações propostas, por parte da unidade hoteleira, e da sua flexibilidade e assertividade na revisão e atualização das normas de RGDP sempre que sejam implementadas novas ações de recolha de dados.
Description
Keywords
Marketing Relacional Regulamento Geral de Proteção de Dados (RGPD) Customer Relationship Management Programa de Fidelização