Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
1.31 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O presente relatório é realizado no âmbito de Prática de Ensino Supervisionada (PES) do Mestrado em Educação Pré-Escolar, na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico
de Leiria e está organizado em três capítulos: Prática Pedagógica em Creche; Prática Pedagógica em Jardim de Infância I; Prática Pedagógica em Jardim de Infância II. No primeiro capítulo é apresentado uma breve caracterização do contexto onde decorreu a minha prática em Creche, bem como, uma reflexão de alguns aspetos que considerei importantes. O segundo capítulo encontra-se divido em três subcapítulos, em que, no
primeiro subcapítulo é apresentada uma reflexão sobre a prática pedagógica em Jardim de Infância I, no segundo capítulo é apresentado o projeto realizado com as crianças de acordo com a metodologia de
trabalho projeto e por fim, no terceiro subcapítulo é exposto um ensaio investigativo no âmbito da Organização e Tratamento de Dados no préescolar. O estudo seguiu uma metodologia qualitativa de índole
descritiva. Os resultados mostram que as crianças desenvolveram competências de Organização e Tratamento de Dados a partir de experiências do seu quotidiano. No último capítulo reflito sobre os aspetos mais significativos da prática pedagógica em Jardim de Infância II.
Description
Keywords
Educação Pré-escolar Educação estatística Tratamento de dados Aprendizagem