Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação de Infância

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Relatório+PES+-+Mariana+Santos.pdf1.93 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente relatório surge no âmbito da Prática de Ensino Supervisionado do Mestrado em Educação Pré-Escolar, da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria, e está organizado em três capítulos. No que concerne ao primeiro capítulo, está subdividido em dois tópicos: no primeiro, é apresentada a caracterização do contexto educativo onde foi realizada a Prática Pedagógica em contexto de Creche e, no segundo, uma reflexão acerca das experiências mais significativas vivenciadas neste contexto. O segundo capítulo do relatório encontra-se dividido em quatro tópicos: o primeiro e o segundo, tal como no capítulo anterior, referem-se à caracterização do ambiente educativo, seguindo-se uma reflexão, no contexto de Jardim de Infância I; no terceiro tópico, é apresentado o trabalho elaborado com base na Metodologia de Trabalho de Projeto, intitulado “Sabichões, amigos do ocapi”, apresentando-se, no quarto tópico, um ensaio investigativo. Este, no âmbito da matemática, procurou estudar o modo como a lateralização e a lateralidade se desenvolvem em crianças de 5 e 6 anos de idade, tendo seguido uma metodologia qualitativa na forma de estudos de caso. Os resultados apontam para algumas dificuldades das crianças relativamente à lateralidade. No que respeita à lateralização, as crianças evidenciaram algum desenvolvimento, mostrando segurança ao longo do desenrolar das cinco tarefas, reconhecendo e utilizando com facilidade o vocabulário posicional. Por último, o terceiro capítulo contempla dois tópicos: o primeiro refere-se à caracterização do contexto educativo em Jardim de Infância II e o segundo apresenta a reflexão associada às experiências mai significativas vivenciadas neste contexto.

Description

Keywords

Educação Pré-escolar Lateralização Lateralidade Matemática Geometria

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License