Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
1.69 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O presente relatório foi realizado no âmbito do Mestrado em
Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, estando
este dividido em duas partes.
A primeira parte consiste na dimensão reflexiva, primeiramente dos
contextos de Creche e Jardim de Infância e de seguida dos dois
contextos de 1.º CEB, nos 1.º e 3.º anos de escolaridade. A dimensão
apresentada é um relato crítico, reflexivo e fundamentado das
experiências vivenciadas nos diversos contextos, salientando as
minhas diversas aprendizagens tanto a nível pessoal, profissional
como social.
A segunda parte abrange um ensaio investigativo de carácter
qualitativo numa turma do 1.º ano de escolaridade. Este estudo
pretende compreender se a aplicação de estratégias de subitizing
melhoram o sentido de número. Para tal, definiram-se os seguintes
objetivos: (i) Identificar o sentido de número antes e depois da
aplicação de uma sequência pedagógica com recurso a estratégias de
subitizing, (ii) Refletir sobre a sequência pedagógica implementada,
(iii) Caracterizar os tipos de subitizing (percetivo e conceptual), (iv)
Perceber se o padrão utilizado influência ou não o sentido de número.
Os dados recolhidos revelam que a sequência pedagógica apresentada
teve um impacto positivo nos alunos escolhidos para a amostra,
demonstrando que as estratégias de subitizing utilizadas melhoraram o
desenvolvimento do sentido de número desses mesmos alunos.
Description
Keywords
Subitizing Aprendizagem Número Matemática