Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Refletindo sobre as estratégias de subitizing no desenvolvimento do sentido de número com alunos do 1.º ano do 1.º CEB

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Versão Final - Daniela Paiva.pdf1.69 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente relatório foi realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, estando este dividido em duas partes. A primeira parte consiste na dimensão reflexiva, primeiramente dos contextos de Creche e Jardim de Infância e de seguida dos dois contextos de 1.º CEB, nos 1.º e 3.º anos de escolaridade. A dimensão apresentada é um relato crítico, reflexivo e fundamentado das experiências vivenciadas nos diversos contextos, salientando as minhas diversas aprendizagens tanto a nível pessoal, profissional como social. A segunda parte abrange um ensaio investigativo de carácter qualitativo numa turma do 1.º ano de escolaridade. Este estudo pretende compreender se a aplicação de estratégias de subitizing melhoram o sentido de número. Para tal, definiram-se os seguintes objetivos: (i) Identificar o sentido de número antes e depois da aplicação de uma sequência pedagógica com recurso a estratégias de subitizing, (ii) Refletir sobre a sequência pedagógica implementada, (iii) Caracterizar os tipos de subitizing (percetivo e conceptual), (iv) Perceber se o padrão utilizado influência ou não o sentido de número. Os dados recolhidos revelam que a sequência pedagógica apresentada teve um impacto positivo nos alunos escolhidos para a amostra, demonstrando que as estratégias de subitizing utilizadas melhoraram o desenvolvimento do sentido de número desses mesmos alunos.

Description

Keywords

Subitizing Aprendizagem Número Matemática

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue