Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
7.79 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O presente trabalho foi motivado pela experiência pessoal do autor como coordenador e
regente do projeto Música Transformando Vidas – Promuvi com o objetivo de conhecer
o processo de aprendizagem de música para pessoas cegas e apresentar propostas e
técnicas eficazes deste ensino para adultos com deficiência visual adquirida sem
conhecimento musical e de braile. A Investigação-Ação com paradigma de estudo com
enfoque qualitativo fundamentado na realidade visa compreender as percepções dos
integrantes do projeto frente aos desafios da musicalização, uso de dispositivos de apoio
musicais e técnicas de aprendizagem baseadas nos métodos de Willems, Suzuki e ideias
de Koellreutter. O tipo de estudo foi descritivo com dados recolhidos em trabalho de
campo com estudo de caso. A população e amostra de estudo de adultos com deficiência
visual adquirida, total e parcial, e o método de amostragem não probabilístico, acidental
e com critério de seleção, pertencem ao Promuvi, grupo com aulas semanais regulares
na cidade de Santos, SP, Brasil. A técnica de análise de dados foi realizada com
entrevistas parcialmente estruturadas e verificação de aprendizado teórico/prático com
diário de bordo e grelha de observação ao longo do processo da investigação. As
comparações de estudos basearam-se na maioria dos projetos existentes no Brasil e os
resultados da análise de dados revelaram que a musicografia braile, dentro do Promuvi,
tornou-se uma barreira em vez de um facilitador em termos de inclusão, não deixando
de ser uma alavanca para passos futuros, mas não uma necessidade para a eficácia do
projeto. A abrangência da metodologia do projeto foi estendida, com o mesmo sucesso,
para outras necessidades especiais mantendo as características de socialização,
recuperação de autoestima, cidadania e inclusão social e musicalização.
Description
Keywords
Musicografia Braille Educação musical Música Deficiência visual Inclusão social