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Authors
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Abstract(s)
A marca pessoal tem vindo a ser um tema cada vez mais discutido na disciplina de
marketing, muito em parte devido às alterações económicas globais que fizeram com o
mercado de trabalho se tornasse cada vez mais competitivo. Atualmente, as pessoas fazem
cada vez mais uso de técnicas de marketing para se promoverem a si mesmas e se
destacarem da sua concorrência, com o intuito de impulsionarem as suas carreiras
profissionais. A proliferação das redes sociais e o seu fácil acesso fizeram com que estas se
tornassem a ferramenta perfeita para o desenvolvimento da marca pessoal e para o seu
consequente crescimento.
Este estudo analisa as determinantes da marca pessoal que funcionam como estratégia de
diferenciação no mercado de trabalho, impactando a vantagem competitiva e a atitude
geral positiva dos candidatos a um posto de trabalho. Com base numa amostra de 121
indivíduos que estiveram envolvidos direta ou indiretamente na contratação e/ou
recomendação de alguém para o exercício de funções de âmbito profissional, concluiu-se
que a perícia, a sinceridade e a competência influenciam positivamente a vantagem
competitiva da pessoa. A atratividade, a sinceridade e a competência também estão
positivamente relacionadas com a atitude geral em relação à pessoa e a rudeza exerce um
impacto negativo na atitude geral. Neste estudo concluiu-se ainda que a atitude ao e-WOM
de quem contrata ou recomenda enfraquece o impacto positivo da sinceridade e
competência na vantagem competitiva, não moderando significativamente o efeito das
outras variáveis em estudo.
Com base nestes resultados, são apresentadas recomendações estratégicas para a criação de
uma marca pessoal que tenha como objetivo a diferenciação de um candidato no mercado
de trabalho, colocando-o em vantagem em relação à concorrência.
Description
Keywords
Marca pessoal e-WOM Vantagem competitiva Atitude geral Mercado de trabalho