Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

A marca pessoal como estratégia de diferenciação no mercado de trabalho

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Dissertação-final_AnaGuerra.pdf2.65 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

A marca pessoal tem vindo a ser um tema cada vez mais discutido na disciplina de marketing, muito em parte devido às alterações económicas globais que fizeram com o mercado de trabalho se tornasse cada vez mais competitivo. Atualmente, as pessoas fazem cada vez mais uso de técnicas de marketing para se promoverem a si mesmas e se destacarem da sua concorrência, com o intuito de impulsionarem as suas carreiras profissionais. A proliferação das redes sociais e o seu fácil acesso fizeram com que estas se tornassem a ferramenta perfeita para o desenvolvimento da marca pessoal e para o seu consequente crescimento. Este estudo analisa as determinantes da marca pessoal que funcionam como estratégia de diferenciação no mercado de trabalho, impactando a vantagem competitiva e a atitude geral positiva dos candidatos a um posto de trabalho. Com base numa amostra de 121 indivíduos que estiveram envolvidos direta ou indiretamente na contratação e/ou recomendação de alguém para o exercício de funções de âmbito profissional, concluiu-se que a perícia, a sinceridade e a competência influenciam positivamente a vantagem competitiva da pessoa. A atratividade, a sinceridade e a competência também estão positivamente relacionadas com a atitude geral em relação à pessoa e a rudeza exerce um impacto negativo na atitude geral. Neste estudo concluiu-se ainda que a atitude ao e-WOM de quem contrata ou recomenda enfraquece o impacto positivo da sinceridade e competência na vantagem competitiva, não moderando significativamente o efeito das outras variáveis em estudo. Com base nestes resultados, são apresentadas recomendações estratégicas para a criação de uma marca pessoal que tenha como objetivo a diferenciação de um candidato no mercado de trabalho, colocando-o em vantagem em relação à concorrência.

Description

Keywords

Marca pessoal e-WOM Vantagem competitiva Atitude geral Mercado de trabalho

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License