Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

A qualidade percebida pelos utentes de autocarros públicos de Macau

Use this identifier to reference this record.

Abstract(s)

Os transportes públicos colectivos têm diversas finalidades, uma das principais finalidades é proporcionar a mobilidade e um custo razoável para largos segmentos da sociedade que sentem dificuldades na deslocação (Fonseca, 2008, p.2). Os transportes públicos colectivos são considerados como uma solução para melhorar a sustentabilidade do meio-ambiente no que concerne à circulação rodoviária. Actualmente, 510.410 pessoas utilizam diariamente os autocarros públicos das três empresas concessionárias existentes em Macau. A Direcção dos Serviços de Assuntos de Tráfego (DSAT) (2009) assenta a sua estratégia na promoção da “primazia dos transportes públicos” e na diminuição indirecta do uso de veículos privados, nomeadamente, através da criação de um corredor exclusivo para autocarros. A presente investigação tem como objectivo estudar a qualidade percebida pelos utentes dos serviços de autocarros públicos de Macau daqui em diante designados por (APM). O método adoptado é o estudo de caso, tendo sido aplicado um questionário que permita avaliar a qualidade dos autocarros públicos, tendo como base o instrumento SERVPERF desenvolvido por Cronin e Taylor (1992). A metodologia utilizada para a análise dos dados centrou-se na análise descritiva e na análise exploratória. Os resultados da investigação permitem concluir que a percepção da qualidade global do serviço de autocarros públicos é baixa. Em geral, todas as dimensões apresentam valores abaixo da média, destacando-se a dimensão “Capacidade de Resposta” por ser a que apresenta menor nível de qualidade percebida do serviço

Description

Keywords

Qualidade Serviço público Transportes públicos Autocarros públicos SERVPERF

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License