Browsing by Issue Date, starting with "2017-01-09"
Now showing 1 - 7 of 7
Results Per Page
Sort Options
- A Fibre-Based Frame Element with Explicit Consideration of Bond-Slip EffectsPublication . Sousa, Romain; Correia, António A.; Almeida, João P.; Pinho, RuiReinforced concrete (RC) frames subjected to seismic loading often depict localized member-end deformations due to strain penetration effects between adjacent members, such as beam-column and column-footing joints. Past experimental programs indicate that the bond-slip deformations occurring at the interface between the reinforcement and the surrounding concrete can contribute up to 40% of the lateral deformation of the RC members. The employment of advanced bond-slip models within detailed finite element formulations, capable of simulating continuous domains with highly discretized meshes, has witnessed great advances over the recent years with encouraging results. Nonetheless, this modelling approach is computationally heavy and hence inapplicable for practical seismic (nonlinear) analysis of structures. Alternatively, the use of beam-column elements with lumped or distributed plasticity is a more computationally efficient and engineering-friendly modelling approach. Unfortunately, the elements of this type available in conventional numerical packages did not yet consider an explicit simulation of the interface between the reinforcing bars and the surrounding concrete along their embedment length. The present study aimed at overcoming the foregoing limitation by developing an explicit bond-slip model applicable to general fibre-based beam-column elements. Using a state-of-the-art bond-slip constitutive model, the current paper introduces a zero-length element that computes the localized member-end deformations accounting for the bond-slip response at each reinforcing bar of a given RC section. Along with the material properties and anchorage conditions, the proposed nonlinear model also accounts for cyclic degradation and rebar yielding effects. Validation studies conducted with the proposed numerical formulation reveal a good agreement with past experimental tests, evidencing an important stability and accuracy at the expense of an acceptable additional computational effort.
- Formatos dos jornais. transformaçõesPublication . Forreta, Tânia Isabel Alves; Santos, Ricardo Rodrigues dosO jornal impresso actual distancia-se do jornal de há décadas atrás. Evoluiu, modificou-se, tanto no seu aspecto gráfico, na selecção de conteúdo e o que ressalta mais num primeiro impacto, o seu formato. Na última década em específico são notórias as suas mudanças, diversos são os fatores que contribuem para tal. A presente dissertação aborda o formato do jornal e qual o futuro deste. A investigação pretende entender a evolução do jornal até aos dias actuais, com maior incidência na última década. Como a dissertação tem um cariz teórico- -prático (com recolha de dados, investigação e análise), esta é dividida por três partes: o enquadramento histórico, enquadramento teórico e enquadramento prático. Na primeira, pretende-se entender de forma breve todo o percuso do jornal ao longo dos anos, com maior incidência no formato. A segunda parte aborda específicamente a última década, bem como a actualidade. O formato e o design editorial são explanados, as suas componentes, tanto o formato impresso como o digital são importantes ser referidos para se compreender não só a alteração do formato impresso, mas também as características digitais incutidas nele, visualmente. A parte prática, terceira e última desta dissertação, inicia-se com estudo de casos e análise de seis jornais de referência (continente Europeu e América do Norte, especificamente). Também a realização de entrevistas vem acrescentar informação importante para a fundamentação da proposta gráfica do formato de jornal proposto. Todo o percurso efectuado na dissertação leva na procura de respostas e entender as causas para as mudanças de formato e o modo como estas alterações influenciam o conteúdo gráfico e o modo como o leitor encara a publicação.
- Branding Massamá e Monte AbraãoPublication . Barroso, Susana Guerreiro; Caeiro, Mário Jorge da Câmara de MeloA área de investigação da presente dissertação estende-se aos campos do branding e do design social. Tem como objetivo último a criação de uma imagem representativa da identidade suburbana de Massamá e Monte Abraão – concelho de Sintra, distrito de Lisboa – e, consequentemente, a sua utilização numa campanha de comunicação enquadrada pela Junta de Freguesia homónima. A dissertação e a respetiva componente propriamente projetual partem do seguinte problema: a União de Freguesias de Massamá e Monte Abraão ainda não encontrou uma forma reconhecível de expressar a sua identidade; apesar de nos depararmos com diferentes níveis de identificação; para muitos moradores e outra população que não a conhecem presencialmente, é um local sem uma imagem pública legível. Ao considerar determinadas cidades, vilas, aldeias ou até bairros, promovidos como dotados de carácter no âmbito de campanhas de comunicação, constata- -se que esses locais têm em comum o facto de possuírem, como ponto de partida, património histórico, monumental ou locais emblemáticos, bem como tradições culturais e gastronómicas vivas, enfim, todo um imaginário local com o qual a sua população se encontra familiarizada e é reconhecido sobretudo pelos visitantes. Massamá e Monte Abraão não dispõem destes elementos ou, ao nível humano, de massa crítica para valorizar socialmente o que tem, uma vez que o território sofreu um “boom” demográfico sobretudo a partir dos anos noventa, com a chegada de habitantes oriundos de todo o território nacional e também de outros países e continentes. Estes fatores deram origem a uma população tão diversificada quanto jovem, sem um corpo de referências comum que se considera, neste anteprojeto de branding, ser imperativo efetivar.
- The logo in the Heavy Metal culturePublication . Alexandre, Marco Rafael da Silva; Morgado, Aprígio Luís Moreira; Pinto, João Carlos de JesusReconhecendo nós dentro do estilo musical, doravante conhecido como Heavy Metal, todo um conjunto de componentes gráfi cos presentes na sua comunicação que constituem pontos essenciais na sua identifi cação, propomo-nos neste projecto tentar responder à seguinte questão: Existe um arquétipo ou arquétipos associados ao género e/ou subgéneros do Heavy Metal? Ao identifi car atributos formais específi cos nos logótipos de subgéneros como Thrash, Speed, Power, Black, Death e Doom Metal, poderá ser possível categorizá-los e criar um “sistema” gráfi co que permite a implementação, à posteriori, de um dispositivo que sirva de base para a criação de logótipos da subcultura Heavy Metal.
- Autoria e originalidade na perspectiva do tropo matricialPublication . Oliveira, Frank Reis; Fernandes, Isabel Maria Rodrigues BarretoA presente investigação procura questionar o mito da tabula rasa como pressuposto de originalidade no processo criativo e com isso evidenciar o papel do modelo e da apropriação, como elementos imprescindíveis para o desenvolvimento de novas propostas gráficas. O original será então estudado no sentido da estrutura matricial, da qual é ferramenta ou recurso natural a apropriação, na perspetiva da veiculação de conteúdos, propondo o suporte-matriz como uma manifestação multibiográfica e ambos “Mashup” e “Remix” como processos orgânicos intrínsecos ao ato criativo. Procurar-se-á, desta forma, postular o original enquanto produto de um processo inerentemente colaborativo e cumulativo, desmistificando qualquer noção de autoria no sentido da propriedade e da pertença.
- Design thinking e o processo de rebrandingPublication . Carvalhinho, Tiago dos Santos; Silva, Paulo Jorge Soares da; Costa, António Alberto dos SantosA marca deve ser tida como património da empresa, denunciando as suas qualidades quer de produto, quer de serviço por esta fornecidos, com o intuito de fortalecer a sua imagem comercial perante o utilizador final e/ou cliente. O seu valor deve ser manipulado do ponto de vista estratégico, diferenciando e adquirindo expressão no intuito que serve. O presente estudo objectiva o desenvolvimento de rebranding de uma marca nacional, o seu posicionamento no mercado em que se insere, e a sua prospeção no mesmo. Intui-se que seja delineado o posicionamento em relação a outras marcas, bem como a percepção do estatuto em que se insere. O objectivo advêm da necessidade de promover o seu valor estratégico, tanto através do seu reconhecimento, como da qualidade dos seus produtos/ valores. A presente dissertação assenta, fundamentalmente, em quatro pontos chave: Enquadramento Teórico, Estudo de casos, Aplicação Metodológica e Modelo de Identidade. Pretende-se colmatar estes pontos com o objecto gráfico e a sua resolução de acordo com as premissas que nos foram dadas pela empresa, e o objectivo final da pesquisa. De forma a cumprir os objetivos deste estudo, irá ser feito um rebranding à marca da Ourivesaria “Vaz Joalheiros, LDA” através da sua integração no contexto empresarial. Para além da pesquisa em torno da temática de criação de marcas, será necessária a elaboração de estudos de enquadramento teórico e histórico, a sua ligação com a temática de Design Thinking, a visibilidade da marca, a sua inerente projeção e outras temáticas que se assumam pertinentes na fase de recriação do projecto empresarial. Em paralelo será estudado o processo de trabalho e o seu vinculo histórico empresarial, bem como a origem e o ponto empresarial a que se destina a inclusão. Por fim, serão apresentados todos os elementos gráficos constituintes da marca e o respectivo fundamento da mesma.
- Infografia na cozinhaPublication . Silva, Mariana da Costa Salema Lindo; Barreto, Luísa Maria Pires; Pinto, João Carlos de JesusA receita culinária tem por objectivo apresentar os passos necessários à elaboração de determinado prato. É composta pela indicação dos ingredientes a utilizar e respectivas quantidades e pela sequência de determinadas acções para obtenção do resultado pretendido. Funciona como uma fórmula de produto que visa instruir quem se propõe chegar a um determinado resultado. A presente dissertação tem como principal objectivo o desenvolvimento de um sistema que visa agilizar o processo de representação e assimilação da informação necessária para se fazer uma receita de culinária. Pretende igualmente analisar e enquadrar sistemas previamente implantados que partam dos mesmos princípios e que tenham os mesmos objectivos. Assim, tornam-se relevantes os métodos criados no passado que procuravam de forma icónica e sistematizada a transmissão de informação, nomeadamente o pictograma e a infografia. O conteúdo da presente dissertação está dividido em quatro fases: o enquadramento histórico, onde é analisada a história e evolução do livro de receitas de culinária, as consequências da emancipação feminina e a alteração dos hábitos de leitura originados pelo uso da internet; o enquadramento teórico, que analisa os principais conceitos e teorias associados ao tema da comunicação visual e culmina na análise das variáveis mais relevantes dos princípios da linguagem visual; o enquadramento prático, que incluí o estudo de casos onde o conceito de pictograma se desenvolveu e foi utilizado de forma consistente e a análise de um livro de receitas que recorre à infografia; e por fim é desenvolvido um projecto prático sustentado pela informação recolhida nas fases anteriores. O projecto tem por objectivo o desenvolvimento de um sistema que torne o livro de receitas culinárias mais simples e intuitivo.