Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Formatos dos jornais. transformações

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Tânia_Isabel_Alves_Forreta.pdf85.16 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O jornal impresso actual distancia-se do jornal de há décadas atrás. Evoluiu, modificou-se, tanto no seu aspecto gráfico, na selecção de conteúdo e o que ressalta mais num primeiro impacto, o seu formato. Na última década em específico são notórias as suas mudanças, diversos são os fatores que contribuem para tal. A presente dissertação aborda o formato do jornal e qual o futuro deste. A investigação pretende entender a evolução do jornal até aos dias actuais, com maior incidência na última década. Como a dissertação tem um cariz teórico- -prático (com recolha de dados, investigação e análise), esta é dividida por três partes: o enquadramento histórico, enquadramento teórico e enquadramento prático. Na primeira, pretende-se entender de forma breve todo o percuso do jornal ao longo dos anos, com maior incidência no formato. A segunda parte aborda específicamente a última década, bem como a actualidade. O formato e o design editorial são explanados, as suas componentes, tanto o formato impresso como o digital são importantes ser referidos para se compreender não só a alteração do formato impresso, mas também as características digitais incutidas nele, visualmente. A parte prática, terceira e última desta dissertação, inicia-se com estudo de casos e análise de seis jornais de referência (continente Europeu e América do Norte, especificamente). Também a realização de entrevistas vem acrescentar informação importante para a fundamentação da proposta gráfica do formato de jornal proposto. Todo o percurso efectuado na dissertação leva na procura de respostas e entender as causas para as mudanças de formato e o modo como estas alterações influenciam o conteúdo gráfico e o modo como o leitor encara a publicação.

Description

Keywords

Design Gráfico Editorial Jornais Formatos Tabloid

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License