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Authors
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Abstract(s)
A área de investigação da presente dissertação estende-se aos campos do branding
e do design social. Tem como objetivo último a criação de uma imagem representativa
da identidade suburbana de Massamá e Monte Abraão – concelho de
Sintra, distrito de Lisboa – e, consequentemente, a sua utilização numa campanha
de comunicação enquadrada pela Junta de Freguesia homónima. A dissertação e
a respetiva componente propriamente projetual partem do seguinte problema: a
União de Freguesias de Massamá e Monte Abraão ainda não encontrou uma forma
reconhecível de expressar a sua identidade; apesar de nos depararmos com diferentes
níveis de identificação; para muitos moradores e outra população que não
a conhecem presencialmente, é um local sem uma imagem pública legível.
Ao considerar determinadas cidades, vilas, aldeias ou até bairros, promovidos
como dotados de carácter no âmbito de campanhas de comunicação, constata-
-se que esses locais têm em comum o facto de possuírem, como ponto de partida,
património histórico, monumental ou locais emblemáticos, bem como tradições
culturais e gastronómicas vivas, enfim, todo um imaginário local com o qual a sua
população se encontra familiarizada e é reconhecido sobretudo pelos visitantes.
Massamá e Monte Abraão não dispõem destes elementos ou, ao nível humano, de
massa crítica para valorizar socialmente o que tem, uma vez que o território sofreu
um “boom” demográfico sobretudo a partir dos anos noventa, com a chegada
de habitantes oriundos de todo o território nacional e também de outros países e
continentes. Estes fatores deram origem a uma população tão diversificada quanto
jovem, sem um corpo de referências comum que se considera, neste anteprojeto
de branding, ser imperativo efetivar.
É com vista a preencher esta lacuna ao nível da comunicação que surge a presente proposta de dissertação. Partindo de tudo o que a União de Freguesias não tem, o desafio será perceber aquilo que esta tem para oferecer e que a define: o que tem que a possa caracterizar, distinguir, dignificar e que permita criar novas memórias e desenvolver no imediato um imaginário coletivo, que enuncie fatores de valorização e identificação da comunidade. Considera-se que procurar e estimular quotidianamente tal legibilidade identitária é importante para a autoestima da população que ali vive, bem como para transmitir uma imagem positiva da freguesia fora do seu perímetro de cativações mais restrito. O trabalho resultou num projeto de imagem assente na cultura visual local e que se concluiu na construção de uma identidade visual e suas aplicações iniciais; o conjunto de soluções entrevistas foi finalmente aferido através de uma inquirição pública que traz consigo um potencial de autocrítica porventura capaz de alimentar futuros desenvolvimentos dos resultados praticamente obtidos (newsletter e protótipos de peças complementares).
É com vista a preencher esta lacuna ao nível da comunicação que surge a presente proposta de dissertação. Partindo de tudo o que a União de Freguesias não tem, o desafio será perceber aquilo que esta tem para oferecer e que a define: o que tem que a possa caracterizar, distinguir, dignificar e que permita criar novas memórias e desenvolver no imediato um imaginário coletivo, que enuncie fatores de valorização e identificação da comunidade. Considera-se que procurar e estimular quotidianamente tal legibilidade identitária é importante para a autoestima da população que ali vive, bem como para transmitir uma imagem positiva da freguesia fora do seu perímetro de cativações mais restrito. O trabalho resultou num projeto de imagem assente na cultura visual local e que se concluiu na construção de uma identidade visual e suas aplicações iniciais; o conjunto de soluções entrevistas foi finalmente aferido através de uma inquirição pública que traz consigo um potencial de autocrítica porventura capaz de alimentar futuros desenvolvimentos dos resultados praticamente obtidos (newsletter e protótipos de peças complementares).
Description
Keywords
Subúrbio Imagem urbana Identidade competitiva Design de comunicação Branding do lugar População