Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
38.54 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Como sabemos nem sempre é fácil demonstrar junto a comunidade
que a importância da expressão dramática não se resume apenas em
fazer face às necessidades de preenchimento de espaço de tempo
letivo, pois ela enquanto Atividade de Enriquecimento Curricular,
num contexto de 1º Ciclo de Ensino Básico poderá funcionar de
diferenciação pedagógica, ainda que de uma forma lúdica. Para isso,
nesta investigação propusemo-nos questionar se “ poderá a Atividade
de Enriquecimento Curricular de Expressão Dramática, num contexto
de 1º Ciclo do Ensino Básico, funcionar como espaço para a
Diferenciação Pedagógica?”
Trata-se de uma investigação qualitativa com recurso à estratégia de
investigação-ação que teve como instrumentos de recolha de dados e
observação, os diários de bordo do professor, as reflexões dos
participantes e a entrevista.
Esta investigação foi realizada em duas fases. Na primeira
desenvolvemos a prática pedagógica, enquanto professor de
Atividade de Enriquecimento Curricular de Movimento e Drama,
onde desenvolvemos com as crianças algumas experiências de
expressão dramática através das quais lhes fomos lançando pequenos
desafios aos quais eles tinham que dar resposta de forma criativa,
com o objetivo de apresentar dois projetos relacionados com o jogo
dramático. Numa segunda fase partimos para a análise de dados e
estruturação do trabalho. Tudo isto teve por objetivos compreender
como as temáticas lecionadas pelo professor titular na sala de aula se
poderão organizar como indutoras da experiência de criação
dramática, num contexto de AEC, fazer a articulação com o professor
titular ligando o espaço de Atividade Enriquecimento Curricular com
conteúdos programáticos do 3º Ano do 1º Ciclo do Ensino Básico,
proporcionar a diferenciação pedagógica através da criação de
projetos de expressão dramática e colocar os intervenientes a refletir
oralmente e por escrito sobre as experiências vividas.
iv
O estudo permitiu-nos demonstrar que é possível a expressão
dramática enquanto Atividade de Enriquecimento Curricular, num
contexto de 1º Ciclo do Ensino Básico, funcionar como espaço para a
diferenciação pedagógica.
Description
Keywords
Pedagogia diferenciada Expressão dramática Jogo dramático Ensino básico do 1º ciclo