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Advisor(s)
Abstract(s)
Esta dissertação, de carácter teórico-prático, tem como objeto de estudo a
palava “Realismo” nos seus vários contextos históricos e como elemento base na
construção da imagem, desde o Renascimento até aos dias de hoje, através da
utilização de novas ferramentas de representação. Falamos também da experiência de
pintar e sobre a pertinência da pintura figurativa. O desejo de imediacia que é aqui
referido através dos médios da Pintura e da Fotografia é um conceito relacionado com
a perceção da realidade que nos rodeia, tal como o modo como é interpretada. Este
desejo de interpretação da realidade, leva-nos a outros novos métodos de reprodução
da imagem que hoje estão disponíveis e que proporcionam aos artistas, técnicas e
métodos que fazem com que a Realidade continue a ser um assunto de eleição. Por
fim, refletimos sobre questões a respeito da produção de pinturas realistas, explorando
a vulnerabilidade da Figura Humana, através de influências artísticas que foram cruciais
para o desenvolvimento das obras artísticas apresentadas no portfólio.
Description
Keywords
Pintura Realismo Fotografia Imediacia Figura Humana