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Advisor(s)
Abstract(s)
Pretendemos, com este texto, tentar uma breve reflexão sobre algumas das problemáticas
que caraterizaram o trabalho artístico (muito particularmente aquele que desenvolvi ao
longo do presente ciclo de estudos). E, mais especificamente, a ideia do gesto que
inscreve uma marca numa superfície, implicando todo o corpo do artista nessa ação. O
trabalho artístico em questão resulta de uma relação direta – e imediata – entre os
processos que assistem a produção de uma imagem e o seu resultado. Isto é, entre os
gestos e as operações utilizados e o seu resultado visível. No caso do desenho são estes
gestos o que devolve ao olhar (daquele que faz) o complexo e inesgotável movimento do
próprio ato do fazer, revelando essas imagens em devir – ou formação. Só eles são
capazes de conduzir essas imagens a um lugar que é, ao mesmo tempo, o resultado de
inúmeras escolhas – que resultam de uma operação voluntária (a vontade da forma) – e o
efeito de uma atenção. A criação de imagens depende aqui de uma perceção que se projeta
na realidade e é, ao mesmo tempo, devolvida por ela. Este processo implica, em última
instância, o reconhecimento de uma zona periférica à qual não se pode aceder senão
através da leitura dos sinais que essas primeiras imagens, concretas, nos devolvem ao
serem interpeladas – numa ação experimental que deve ocorrer atenta e em conformidade
com o próprio pensamento.
Description
Keywords
Desenho Percepção Processo Gesto Inscrição Rasura