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Advisor(s)
Abstract(s)
O presente relatório, referente à Prática de Ensino Supervisionada do
Mestrado em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico, apresentase
dividido em duas partes principais.
Na primeira parte apresenta-se uma reflexão crítica e fundamentada
sobre todo o percurso ao longo deste Mestrado, com base nas principais
experiências vividas nos diversos contextos em que foi realizada a
Prática Pedagógica no 1.º e no 2.º Ciclo do Ensino Básico.
Na segunda parte do relatório apresenta-se a investigação realizada em
contexto da Prática Pedagógica em 1.º CEB, numa turma do 3.º ano de
escolaridade, na qual se privilegiava o esforço e resultados individuais
em detrimento do trabalho cooperativo. Face às dificuldades de
relacionamento interpessoal existentes entre os alunos, à falta de
autonomia e de responsabilidade pelas aprendizagens e tarefas a
desempenhar, promovi a implementação da metodologia de trabalho
em grupos cooperativos em contexto de sala de aula.
Através da utilização desta metodologia, procurei compreender que
dificuldades apresentam os alunos quando trabalham em grupos
cooperativos, bem como as aprendizagens sociais que esta metodologia
promove. Do mesmo modo, procurei perceber que dificuldades enfrenta
o professor na promoção e dinamização do trabalho cooperativo, bem
como as estratégias que, de facto, contribuem para o fomento da
cooperação nos grupos.
Os resultados finais do estudo evidenciaram que, para a amostra
selecionada, o trabalho cooperativo favoreceu de forma positiva a
aquisição e desenvolvimento de competências sociais cooperativas e o
relacionamento interpessoal entre os alunos da turma. Do mesmo modo,
verificou-se melhorias no grau de autonomia e responsabilidade dos
alunos durante a realização das tarefas propostas.
Description
Keywords
Autonomia Ensino básico do 1º ciclo Relações interpessoais Aprendizagem cooperativa