Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Um Olhar sobre a Prática de Ensino Supervisionada no 1.º e no 2.º CEB aliado a um Ensaio Investigativo sobre Educação Sexual na Escola.

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
REES.pdf1.7 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente relatório surge no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e encontra-se dividido em duas grandes partes. A primeira referente à dimensão reflexiva e a segunda, à dimensão investigativa. Na dimensão reflexiva, objetivou-se a apresentação de vários momentos vivenciados durante a Prática Educativa Supervisionada. Por conseguinte, na dimensão investigativa pretendeu-se a realização de um estudo investigativo que recaiu sobre as Potencialidades e Limitações da implementação da Educação Sexual numa Comunidade Escolar. A dimensão reflexiva foi fundamental para a análise de um percurso de dois anos de formação, no qual se realizaram aprendizagens proficientes no que concerne à realização de aulas mais centradas nos alunos como construtores do seu próprio conhecimento. Para além do mencionado, esta também serviu o pressuposto de refinar a capacidade reflexiva e de observação do professor como forma, de melhor conhecer os seus alunos e adequar as suas práticas educativas. Quanto ao ensaio investigativo, este centrou-se na procura de dados relativos às medidas adotadas na área da Educação Sexual na escola, às conceções que os Encarregados de Educação, Professores e o Diretor Executivo sobre a temática, às dificuldades, resistências sentidas e às necessidades dos alunos. Para a concretização deste objetivo, houve necessidade de delinear uma investigação que aliasse dados qualitativos, maioritariamente, recolhidos pela observação natural participante e por entrevistas, com dados quantitativos recolhidos por meio de questionários. Em suma, este relatório serviu de base a uma reflexão aprofundada de comportamentos adotar e/ou reformular, enquanto futura docente, assim como, permitiu averiguar as Potencialidades e Limitações da implementação da Educação Sexual na escola. As potencialidades prendem-se com a existência de um Projeto Educativo que contempla na sua direção uma Professora, também Coordenadora do Gabinete de Educação para a Saúde e para a Sexualidade, com experiência comprovada pelos serviços da Direção Geral da Educação. Relativamente às limitações, estas são provenientes dos preconceitos, tabus e desinformação de todos os intervenientes.

Description

Keywords

Educação sexual Escola Familia Sexualidade

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue