Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico: a Música e a integração pedagógica no processo de ensino e aprendizagem do 1.º Ciclo do Ensino Básico

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Relatório de Mestrado FINAL (f).pdf1.49 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente relatório refere-se ao Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e encontra-se dividido em duas partes. A Parte I refere-se à dimensão reflexiva, onde será apresentada uma reflexão acerca do percurso percorrido ao longo da Prática Pedagógica e todos os contextos envolvidos: Creche, Jardim-de-Infância e 1.º Ciclo do Ensino Básico. Nesta, serão abordados os referentes: observação, planificação e intervenção, aprendizagens e, por fim, dificuldades. Para além disso, irá considerar-se o papel investigativo do educador/professor. A dimensão investigativa, presente na Parte II do relatório, diz respeito a um estudo realizado no 2.º e no 3.º semestre do mestrado, correspondentes aos anos letivos 2013/2014 e 2014/2015, no qual participaram duas turmas, uma de 2.º e outra de 3.º ano de escolaridade, respetivamente. Sendo a temática do estudo a integração pedagógica formulou-se a seguinte questão de partida: “De que forma a integração pedagógica da Música pode contribuir para o processo de ensino e aprendizagem do 1.º Ciclo do Ensino Básico?”. Através da recolha de dados e, posterior, organização e análise pode sugerir-se que foram diversas as aprendizagens realizadas pelos alunos, desenvolvidas de acordo com a planificação e respetiva implementação das propostas educativas. Estas propostas possibilitaram que os alunos, através da canção, desenvolvessem aprendizagens relativas a todas as áreas integradas com o domínio da Música.

Description

Keywords

Educação Pré-escolar Ensino básico do 1º ciclo Música

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue